Sobre

Missão Dimix: it's possible!

A Missão Dimix é uma ONGD, que nasce em 2016 do desafio de Sónia Pessoa (Ursotigre) aos seus amigos para juntos darem as mãos aos Principezinhos de São Tomé e Príncipe. 

A Missão Dimix nasce do desafio lançado a um universo de mentes criativas e artísticas que, unidas por uma causa, se movem para criar um projeto de partilha e interação, com crianças e jovens de São Tomé e Príncipe. 


A ONGD tem por objeto a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças, jovens, adultos e idosos, pertencentes a classes sociais mais desfavorecidas, apoio ao desenvolvimento nas áreas da Educação, Saúde, Igualdade, Desenvolvimento, Habitação, Alimentação, Higiene e Solidariedade. A promoção da cultura, ensino e divulgação de actividades artísticas num contexto socialmente desfavorecido, através de várias iniciativas e eventos, tais como, acções de informação, educação, comunicação e de responsabilidade social que envolvam a organização e participação em palestras, sessões de esclarecimento e de informação e recolha e angariação de fundos ou de bens. 


MISSÃO DIMIX: em seis questões.
 
1 O QUE É / 2 VISÃO / 3 PARA QUÊ E PARA QUEM / 4 COMO / 5 COMO FUNCIONA / 6 O QUE PRECISAMOS /
 
1 O que é?  
Missão de Cooperação com as crianças e jovens de São Tomé e Príncipe em situação de risco de exclusão social, com o objectivo de dinamizar actividades. _ODS 1_ ODS 10*
 
2 Visão:
Que todas as crianças tenham acesso a experiências que lhes promovam memórias felizes e que contribuam para o seu desenvolvimento humano.
O Mundo só nos fará sorrir se as nossas crianças crescerem felizes e equilibradas.
De mãos dadas com os amigos de cá e de lá, NORTE e SUL, assim somos mais fortes. _ODS 1_ODS 10_ODS 16*
 
3 Para quê e para quem? 
Para realizar actividades de complemento educacional junto de crianças e jovens em risco de exclusão social. _ODS 4_ODS 10_ODS 5*
 
4 Como?
Através de workshops que transmitam competências práticas  às crianças e jovens. Actividades estas potenciadas por sessões de sensibilização para angariação de fundos para colmatar necessidades dos beneficiários._ODS 4_ODS 17*
 
5 Como Funciona? 
Funciona apresentando modelos de referência que possam ser modelos de inspiração, de diversas áreas que abrangem desde o desporto, ao teatro, às artes visuais, à ciência, ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável partilhando actividades em regime extracurriculares, inspiradoras à dedicação para conseguirem  realizar os seus objectivos e que possam expandir a dimensão dos seus sonhos profissionais.
O grande objetivo é despertar e inspirar as crianças para um novo conjunto de oportunidades, de expressão pessoal e do foro profissional, descobrindo outras perspectivas para um futuro sorridente. Queremos ouvi-las, descobrir os seus sonhos, inspirar caminhos e ajudá-los a preparar um futuro melhor. Juntos, em MISSÃO DIMIX. _ODS 4 _ODS 13_ODS 14_ODS 15*


6 O que precisamos?
Procuramos parceiros para desenvolvermos sinergias que possam ajudar a tornar possível a continuação da realização das actividades. _ ODS 17*

+info:http://missaodimix.org/apoios


*ODS - Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda 2030 ONU.



Sobre

Onde?

São Tomé e Príncipe é uma pequena economia insular e frágil, onde 66.9% da população vive uma realidade de pobreza extrema. É um país com menos de 200.000 habitantes residentes com uma pirâmide etária muito jovem. O relatório das Nações Unidas para a UNICEF relata que, mais de 70% das crianças Santomenses estão pobres, representando 50% da população do país. Os aspetos urgentes a combater são: a proteção das crianças contra a violência (abrange abuso sexual, negligência, abandono e trabalho infantil); deficiente nutrição e o saneamento básico. A situação delicada destas crianças é o resultado de um conjunto de problemas sociais tais como violência doméstica, alcoolismo, destruturação dos agregados familiares, falta de motivação, objectivos e iniciativas, desemprego, insuficiente informação materno-infantil. 


São Tomé e Príncipe tem muito para revelar, numa dimensão que vai além das suas ilhas e ilhéus paradisíacos… é verde, húmido e fértil. Não tem ursos nem tigres, mas é lá que o Ursotigre quer realizar o sonho, de mãos dadas com os amigos, de cá e de lá.


Todos, juntos, queremos contribuir para o desenvolvimento dos Principezinhos de São Tomé e Príncipe pelo caminho da Educação pela Arte para o Desenvolvimento.

Sobre

Porquê?

Tudo começou com um encontro, numa viagem de férias a São Tomé em 2015. A Sónia conheceu o Dinix, um menino que a encantou, com o seu sorriso tímido, caminhando ao seu lado pelo ilhéu das Rolas. Desde então nada voltou a ser o mesmo. Este encontro foi verdadeiramente inspirador! Ficaram as saudades do seu olhar, mas também a vontade de levar cores e formas para ocupar o tempo livre dos meninos como ele. Foi este olhar que despertou tudo o que está na origem desta missão. De regresso a Lisboa, nas memórias da Sónia ficou não só o sorriso mas o nome do menino: Dimix. 

Quando mais tarde voltou a São Tomé para o reencontrar, apercebeu-se que afinal o nome do menino que a havia inspirado não era Dimix, mas sim Dinix! Mas uma vez que o nome da missão já havia sido designado decidiu-se manter o nome DIMIX. 



MISSÃO DIMIX

"Depois de um ano a magicar a Missão Dimix, no regresso a São Tomé fomos à procura do Dimix. Concluí que era Dinix!! Mudou de aldeia, mas como quem tem boca vai a Roma, e o nome do pai Eusébio não esqueci, lá o encontramos.  O pai contou-me com insatisfação que o Dinix deixou a escola, triste me deixou por já fazer parte dos números do abandono escolar que estudei. O Dinix voltou a frequentar a escola. Desejo-lhe um futuro promissor com boas amizades,  dedicação na escola e a ser criança!"


"Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas." in "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry.


"Dedico esta frase ao menino Dinix que me inspirou a criar missão para dar as mãos os meninos do seu país." Sónia Pessoa



QUEM APOIAMOS
Crianças e jovens que estão vinculados na Arcar, associação para Reinserção das Crianças Abandonadas e em Situação de Risco (ARCAR), que apoia 210 crianças.


RESULTADOS ESPERADOS:

 

Cooperar na melhoria do desempenho e aproveitamento escolar das crianças e jovens da Arcar São Tomé através do reforço das competências potenciadas em oficinas de actividades lúdico-formativas a partilhar.


A Missão Dimix pretende apoiar as crianças e jovens respondendo aos desafios do presente, mas preparando a comunidade do futuro.


Entre outros resultados destacamos o caso do Dinix, o menino de 14 anos, com a 4ª classe que com o alerta da Missão Dimix regressou aos bancos da escola, menos uma criança a fazer parte das taxas de abandono escolar e trabalho infantil.
 
Conhecê-mo-lo em 2015, perguntámos entre outras coisas que classe frequentava, regressamos em 2016 para lhe agradecer a inspiração na criação de Associação Missão Dimix e saber como estava. Não teve coragem, mas o pai Eusébio contou à posteriori, via telefone, que já não frequentava a escola. Quando chegou à Arcar, em Março de 2017, com o ano lectivo já a decorrer há bastantes meses ficou acordado na escola que assistiria às aulas e no fim do ano faria exame para se aferir se passaria de ano. Passou na prova e finalmente em Setembro 2017 iniciou a 5º classe.


Objectivos:
 
1 - Cooperação para o desenvolvimento no campo da educação não-formal;_ODS 4*
 
2 - Educação e sensibilização para o desenvolvimento sustentável;_ODS 4_ODS11*
 
3 - No futuro próximo continuar a estabelecer  parcerias e sinergias com entidades que desenvolvem acções para Desenvolvimento e Cooperação entre os Povos._ODS16_ODS17*


*ODS - Objectivos para Desenvolvimento Sustentável  - agenda 2030 ONU

Sobre

Como? Através da Arte!

EM QUE ACREDITAMOS
Fazer magia através das artes é o nosso mote.


Acreditamos que se crescerem com ferramentas tenderão para o desenvolvimento sustentável e serão empreenderores a conduzir os seus saberes.
Para isso vamos criar um modelo inspirador, que incite a sonhar e a trabalhar para que os seus objectivos se realizem.
Queremos dar-lhes ferramentas para que o produto dos seus saberes lhe proporcione um futuro risonho.


A Missão Dimix acredita que a arte promove oportunidades de auto-expressão, exteriorizando o mundo interior de cada um. São inúmeras as vantagens da educação artística, despertando naturezas criativas, independentemente desta visar a formação de profissionais das artes.
Desta forma, a arte apresenta-se como uma ferramenta que, a par de estimular o desenvolvimento da criatividade, cumpre objetivos educativos - a arte ao serviço do ensino -, potenciando o desenvolvimento da sensibilidade estética, imaginação, espontaneidade, contribuindo para formação cultural dos indivíduos.


O mundo só nos fará sorrir se as nossas crianças crescerem felizes e equilibradas. 


O CAMINHO
Esta iniciativa, de cariz educativo, social e cultural, propõe-se atuar através de um programa de diversas atividades, focadas no pensamento e desenvolvimento artístico, com o intuito de proporcionar a todos um conjunto de experiências, que despertem a sua natureza criativa. Pretendemos assim contribuir para o desenvolvimento harmonioso das personalidades destas crianças e jovens, criando novas perspetivas sociais, culturais e profissionais exponenciando a sua interação com o mundo.


A arte, pelas suas potencialidades integradoras, proporciona ao ser humano a oportunidade de desenvolver competências a longo prazo, sejam elas cognitivas (aprender a conhecer), sociais (aprender a conviver), produtivas (aprender a fazer) ou pessoais (aprender a ser), pois, há uma experiência estética viva, que favorece a inter e transdisciplinaridade, seja como disciplina numa instituição de ensino ou como tema/método numa ação transversal. (Wendell, 2010)


Após o drama da Segunda Guerra Mundial Herbert Read retoma o conceito da educação pela arte, na tentativa de aproximar a formação dos indivíduos dos ideais da paz e contribuir para a reconstrução da humanidade. Para Read, todas as faculdades de pensamento, lógica, memória, sensibilidade e intelecto, estão envolvidas nos processos artísticos e nenhum aspeto da educação fica excluído desse fenómeno.


Ele defende que a arte deveria fazer parte do ensino de forma permanente, pois tanto a educação como a arte deveriam ter como finalidade a preservação do indivíduo como ser total e das suas capacidades mentais para que, quando fosse adulto, conservasse a “unidade da consciência que é a única fonte de harmonia social e de felicidade individual”.





OBJECTIVOS

Promover actividades lúdico-formativas para crianças em situação de risco, desejavelmente a tempo inteiro, mas por enquanto com enfoque imediato em dois momentos, durante dois a três meses, incluíndo Junho – mês da Criança e Dezembro – Natal.
Todas as crianças deviam ter memórias coloridas da infância, tomámos a iniciativa de desenhar a Missão Dimix através de uma conciliação de ideias e vontades, para concretizar um projeto que possa contribuir para o desenvolvimento sustentável de crianças e jovens em risco de exclusão social. Com elas queremos aprender o segredo do seu sorriso para crescermos de mãos dadas.


Defendemos a importância da formação específica das crianças mais velhas, que tenham interesse, como futuros monitores ou formadores. A formação é muito importante. Pois não só os torna auto-suficientes, como lhes dá responsabilidade sobre a sua aldeia/comunidade. Uma criança com formação específica irá concerteza ser um adulto muito mais completo para poder ele transmitir a outras crianças (futuros adultos) o seu conhecimento. Conhecimento é importante para enfrentar os desafios de uma cidadania activa. 


Queremos cativá-los de maneira que queiram continuar o trabalho a que a Missão Dimix se propõe. Assim, num futuro próximo, serão eles os responsáveis por partilhar os seus conhecimentos a outros, inspirar e apoiar outras meninas e meninos para poderem sorrir ainda mais. 


As pequenas missões deverão ter objetivos simples de preenchimento de necessidades imediatas livros, vestuário, calçado, equipamento desportivo, bolas de futebol, filmes, jogos... As grandes missões, os workshops, serão de versão artística a par de uma componente de formação, em consequência de desafios que serão lançados a músicos, desportistas, atores, artesãos, psicólogos, agricultores entre outras personalidades em representação das suas respetivas profissões. 


Actividades em desenvolvimento – Corpo, Mente e Espírito: 

- Oficinas de trabalhos manuais, tricot e artes plásticas;
- Oficinas de saúde, ambiente e desenvolvimento pessoal;
- Oficinas de expressão escrita e oral;
- Oficinas de fotografia;

- Oficinas de pintura e reabilitação urbana aliada à tecnologia e à fotografia;
- Oficinas de desporto;
- Visitas de estudo.


O objetivo é despertar e inspirar as crianças para um conjunto de oportunidades, de expressão pessoal e do foro profissional, descobrindo outras perspetivas para um futuro sorridente. Queremos ouvi-las, descobrir os seus sonhos, inspirar caminhos e ajudá-los a preparar um futuro melhor. Estamos juntos, em MISSÃO DIMIX.

Equipa

Com Quem?

TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

O Dinix iluminou o caminho da Sónia Pessoa de tal forma que lhe deu asas para realizar um sonho antigo - voltar a África, com um grupo de amigos, com um projeto consistente e genuíno, que pudesse verdadeiramente apoiar crianças em situação de vulnerabilidade. 


O Ursotigre sonhava em juntar amigos que fazem coisas bonitas especialmente em áreas artísticas, mas também na área da saúde, da ecologia e do desenvolvimento pessoal. 


A Missão Dimix nasce do desafio lançado a um universo de mentes criativas e artísticas que entre cá e lá, Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, unidas por uma causa, se movem para criar um projeto de partilha e interação, com as crianças e jovens Santomenses. 


Agora, está finalmente a dar asas ao seu sonho...

Adriana Montes

Designer

Alexandre Papin

Line producer

Ana Fernandes

Hairstylist

Ana Süzel

Jornalista

André Pimpão

Programador web

André Santos

DoP. Managing partner.

Andrea Shaefer

Blogger

António Garcia

Publicitário

Artur Monteiro

Film director

Bernardo Marques

Barman

Bruno Coelho

Creative Producer, Filmmaker

Bruno Pereira

Designer. Director criativo. Artista. Músico.

Carlos Fofi Cipriano

Art Director

Carlos M. Pereira

Humorista

Carlos Müller

Reformado

Carolina Bagalha

Estudante de Educação pré-escolar ou 1 ciclo

Catarina Pedroso

Makeup artist. Managing Partner.Footwear Design Student.

Cristiana Fernandes

Advogada

Cristiana Mancellos

Higienista oral

Cristiano Câmara

Diversos

Daniela Domingos

Estudante

David Tutti dos Reis

Film maker/ visual artist

Fabiana Capra

Modelo. Estudante de relações internacionais.

Filipa Bravo

Produção

Filipa Dornelas

Copywriter

Filipa Guedes

...

Fred Mancellos

Designer

Frederico Miranda

Realizador

Hugo Alves

Editor de video

Hugo Bastos

Gestor

Hugo José

Fotógrafo

Inês Barros

Assistente de Fotografia

Inês Sena

Office manager.

Joana Draiblate

Designer. Editora de video freelancer.

Joana Pereira

Estudante de medicina

Joana Tomás

Fotógrafa

João Fradique

Estudante

João Santos

Arquitecto

Juliana Ponte

Web Developer

Lúcia Azevedo

...

Luís Piçarra

Produtor de filmes

Manel João

Motion Designer

Maria Ferreira

Estudante

Maria Palha

Psicologa médicos sem fronteiras. Consultora de programas com impacto social

Maria Pereira

Musician. Hostess

Mário Silva

Gestor de projectos

Marta Cabral

Empresária

Marta Cruz

Curadora independente

Mauro Lopes

Manequim

Miguel Angelo Fernandes

Gestor

Miguel Diogo

VFX

Miguel Diogo

Gestão do lazer e animação turística - Estudante

Nadia Araújo

Estudante de animação

Namalimba Coelho

Assessora de imprensa

Nuno Lobo

Produtor

Nuno Simões

UX & UI Creative Director

Paulo Furtado

Músico

Pedro Mendonça

Manager. Produtor

Pedro Nóbrega

Fotógrafo

Pedro Raimundo

Jornalista

Philip Prylatt

Empresário

Priscila Vasconcelos

Digital designer

Ricardo Duarte

Empresário

Richard F. Coelho

Realizador. Criativo.

Rita Draiblate

Estudante

Rita Estanislau

Empresária de Hotelaria . Designer de interiores.

Rita Nóbrega

Psicóloga

Rita Vian

Produtora. Jornalista.

Rodrigo Bravo Pimentão

Surfista. Empresário

Sandro Martins

Actor

Sérgio Pedro

Film editor

Sofia Aparício

Actriz

Sofia Lucas

Make up artist

Sónia Pessoa

Ursotigre & make-up artist

Tamara Alves

Artista urbana

Tânia Almeida

Stylist assistant

Telmo Vicente

Realizador

Urshi Cardoso

Assistente de produção

“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”