Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 7ª semana

Semanário Missão Dimix – 7 a 13 de Maio, 2018


Sétima semana da segunda Missão Dimix no terreno - todas as semanas desafios diferentes, todas as semanas surpreendidos pelas crianças e jovens!


Terça-feira dia de passar a manhã com as crianças do Baú dos Sonhos em Madalena, distrito de Mé-Zóchi. O tema foi a Flora de São Tomé, em especial as frutas, e cá há tanta variedade e são tão deliciosas que foi fácil desenhar, contar histórias e cantar canções. A menina Anaise foi a primeira:” - História história; - Arroz doce” e que bem que compreendeu o objectivo.


Na quinta-feira é dia de Grupo Sem Barreiras, está a ser um sucesso, os alunos gostam bastante da dinâmica criada pelo Sebastião Palha – projecto Bámu Dá Mon. O facto de um dia por semana saírem da escola ASSTP – Inclusão Social da Pessoa Surda em São Tomé e Príncipe, em Bombom e irem até à Biblioteca Nacional proporciona uma motivação especial e novas formas de convívio. Nesta 3ª sessão sob a temática paisagem de São Tomé e Príncipe com recurso a lápis de cera a Missão Dimix desafiou o desenvolvimento da memória visual; a expressão plástica e desenho como meio de comunicação Universal;
Segundo os jovens está foi a temática mais difícil mas a dedicação estava lá neste exercício de dar a conhecer ao outro o seu país.


A manhã de Sábado foi de partilha com os meninos da Arcar.
O dia começou pelo desenho sob a temática Flora, Fauna e Paisagem de São Tomé, que deu lugar à leitura e interpretação d’O Príncipezinho. Terminámos as actividades com tricot - 1º e 2º nível – excelente satisfação com as crianças e jovens que dominam a técnica e conseguem ensinar os colegas que querem iniciar a técnica. Assim apenas os coordenamos e ajudamos nas dificuldades maiores de passar conhecimento, promovemos a passagem de saberes entre eles e consequente sustentabilidade das actividades.


O Mantorras disse que quer aprender a fazer uma camisola, o David quer aprender a tricotar.  O Jardel disse que já não se recordava mas iniciou e recordou sem ajuda… A estes objectivos respondemos com empenho, são estas vontades que nos mostram que vale apena dedicar a Missão Dimix às crianças Santomenses.







A nossa grande inspiração, o Dinix fez anos dia 13 de Maio! A Missão Dimix deseja-lhe futuro risonho a fazer o que mais gosta e a continuar a inspirar pessoas por esse Mundo fora, como inspirou o nascimento da nossaMissão Dimix.




#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#baúdossonhos #madalena
#projecto #BámuDáMon
#arcarsaotome #mesquita
#diagnósticodebecessidades 
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#todosjuntossosmaisfortes





“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”