Actividades

Abril - mês para sermos criativos e resilientes

27.04.2020


Fichas de ocupação de tempos livres.

Amor pela leitura e pelo ambiente com espaço dedicado à educação emocional e às artes plásticas.



1ª semana -  com a Tita Catita, história infantil de Edite Ten Jua, autora Santomense e O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, ensinamentos para todas as idades.


Estão aqui disponíveis para partilhar com quem gostar do resultado e tiver crianças a que dar a mão. Pode descarregar e imprimir. (3 fichas para 3 grupos,  1ª e 2ª classes, 3ª e 4ª classes, 5ª, 6ª, 7ª classes, cada ficha duas folhas frente e verso )


Quer imprimir? Clique  no link abaixo:
fichas_n_1_missao_dimix.pdf



Nota: cada semana esta missão fichas para ocupar 727 crianças tem um custo de 60 €, valor já com desconto da Globaltec, empresa que fotocopia as 1454 folhas, se quiser contribuir agradecemos desde já.

No link abaixo encontra os dados para transferência e respectivo recibo.

https://missaodimix.org/ajudar



#missaodimix #sãotoméepríncipe #educaçãoparaodesenvolvimento #educaçãopelaarte #ods4 #educaçãodequalidade #direitoasercriança #direitoaestudar #lerparaconheceromundo #direitoaactividadeslúdicas #direitoaproteção #ods10 #reduçãodasdesigualdades 



26.04.2020


Suspendemos as actividades literalmente com uma lágrima no canto do olho numa acção de sensibilização com as crianças.

No recolhimento voluntário, seguido de estado de emergência no país o foco foi procurar soluções para o presente e para o futuro... 
Crianças de famílias vulneráveis são aquelas que qualquer que seja a crise, sanitária, económica ou outras, correm sempre mais riscos, abusos sexuais, trabalho infantil...
Durante as três primeiras semanas, submetemos três candidaturas a fundos para implementar projectos onde incluímos as crianças e as mulheres chefes de família. Esperemos que seja desta que alcançamos o sucesso neste tipo de soluções. Enquanto estes documentos eram elaborados o “balão de pensamento” constante  era:

- Qual a melhor solução para proporcionar às crianças uma alternativa de actividades extracurriculares sem estarmos todos juntos e sem os constrangimentos de falta de energia e equipamentos?
Finalmente depois de mil ideias onde surgia sempre uma barreira, simplificamos ao máximo e uma solução ficou à tona deste mar de pensamentos. Em três telefonemas, uma “consulta” e dois desafios ao apoio necessário concluímos que podia ter asas para voar. 
Estamos a criar fichas de actividades extracurriculares para ocupação dos tempos livres com o objectivo entreter as crianças nos seus quintais, pois temos tido noticias que andam a circular pela comunidade como se de férias se tratasse no momento em que o virus está confirmado no país.
Os governos fazem o que podem, contudo as crianças vulneráveis muitas vezes acabam por não ter acesso às alternativas do ensino à distância.
A nossa contribuição com as fichas de actividades extracurriculares foca-se no reforço de hábitos de leitura e educação ambiental, seguem o programa anual que tínhamos planeado de forma alternativa.
As fichas são elaboradas, recolhidas e distribuídas semanalmente aos encarregados de educação das comunidades escolares que apoiamos ( Água Izé, Claudino Faro e Anselmo de Andrade), distrito de Cantagalo. 

Agradecemos à empresa Globaltec o apoio com o desconto, com o qual, a cada semana para 727 crianças gastamos 60 €.

E agradecemos ao nosso amigo Eurico, director da escola de Praia- Rei a grande missão de entrega a cada criança / encarregado de educação das 3 comunidades, 2 de difícil acesso. Foi ao expor a ideia ao Eurico que percebemos que seria possível de concretizar. 

Juntos somos mais fortes!


Guia dos nossos objectivos/ programa para a realização das fichas: 







ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES DE RESPOSTA À CRISE PANDÉMICA


1 – #LERPARACONHECEROMUNDO - #Planodeleitura

OBJECTIVOS:

– Incutir hábito de leitura;

– Entreter as crianças em casa;

– Estimular o conhecimento.


A leitura é uma das actividades que incutíamos diariamente com crianças e jovens.

O impacto tem sido bastante positivo, através do desenho conseguimos incutir o gosto da leitura com as crianças e jovens que não apreciavam tal hábito. 

Acreditamos que foi um dos impactos mágicos que conseguimos alcançar em 2019, nestes tempos em que crianças e jovens precisam de estar mais resguardadas nas suas casas queremos continuar a incutir hábitos de leitura.


Os livros seleccionados estão relacionados com o plano de actividades da Missão Dimix para 2020 pelos seguintes motivos:

- o nosso tema inspirador de actividades é o ODS 14 (Objectivo de Desenvolvimento Sustentável, agenda ONU 2030) PROTEÇÃO DA VIDA MARINHA;

- faz parte dos nossos valores incutir o gosto pela sua CULTURA Santomense e autores nacionais;

- o nosso foco são as actividades de ocupação de tempos livres, mas sem NUNCA esquecer o bem-estar e desenvolvimento equilibrado das crianças e jovens;

- o amor e o respeito pelos animais fazia parte das conversas diárias e é outro valor que fazemos por incutir nas crianças e jovens.


A leitura - 4 vantagens:

1 -    Melhora o funcionamento do cérebro, aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor;

2 -    Estimula a criatividade, melhora a escrita e o vocabulário;

3 -    Incita o senso crítico;

4 -    Provoca empatia.

 Exemplos de desafios:

1 – após leitura desafiar as crianças e jovens a reflectir sobre o tema, desenhar ou escrever acerca da história partilhada;

1 – propor exercícios de compreensão da história ou propor um desfecho para a mesma.


2 – #DESENHARECOLORIR #PROTEGEROPLANETATERRA - #trabalhosmanuais #educaçãoambiental

OBJECTIVOS:

– Estimular a criatividade;

– Entreter as crianças em casa;

– Despertar para o desenho como meio de comunicação;

– Estimular a proteção do Planeta Terra.


Todas as crianças gostam de desenhar, todas as crianças são criativas ao desenharem expressam o seu mundo . Desenhar e colorir é uma actividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. Afinal desenhar é a sua primeira linguagem, anterior à fala e à escrita.


Desenhar e Colorir – 4 vantagens:

1 - desenvolvimento da coordenação motora - para os mais novos desenvolve a escrita à mão pela destreza treinada ao manipular um lápis;

2 - desenvolve a capacidade de concentração -  essencial no regresso à escola;

3 - desenvolve as capacidades cognitivas, uma vez que ao desenharem procuram soluções para os seus desenhos, seja como vão desenhar um animal ou que cor escolhem para os diferentes elementos do desenho;

3 - estimula a confiança e a auto-expressão;

4 - tem uma função terapêutica na medida em que colorir pode apoiar a processar sentimentos e emoções. 

Exemplos de temáticas/ desafios:

1 – Flora - frutas e legumes de São Tomé e Príncipe;

2 – Fauna – animais de São Tomé e Príncipe;

3 – Cultura Santomense – hábitos e costumes do quotidiano;

4 – Crianças e brincadeiras preferidas;

5 – Desenho livre de São Tomé e Príncipe;

6 – Desenho livre, estimular o sonho, dar voz às crianças;

7 – Compreensão oral e expressão plástica  - através das histórias das actividades de leitura.

 Proteger o Planeta Terra – 3 vantagens:

1 – Continuar a formar uma personalidade mais responsável e ecológica;

2 – Desenvolver o amor e respeito pelos animais ;

3 – Desenvolver acções que respeitem os recursos naturais de São Tomé e Príncipe.


3 – #CRIARECUIDAR #HORTA #SEGURANÇAALIMENTAR - #terrafértil #SãoToméePríncipe #educaçãoambiental

OBJECTIVOS:

– Promover hábitos saudáveis;

– Reduzir a lista de compras e criar maior ligação com os alimentos;

– Promover e desenvolver respeito pela terra fértil de São Tomé e Príncipe;

– Promover o gosto pelo semear e cuidar de uma horta, de forma a que no regresso às aulas as crianças se entusiasmem pelas actividades de horta escolar, fonte de alimento rico para as suas refeições na cantina escolar. 


4 – #DESENVOLVIMENTO #PESSOAL #SOCIAL #EMOCIONAL #DARVOZÀSCRIANÇASeJOVENS #Educaçãoparaacidadania

OBJECTIVOS:

– Promover o bem-estar emocional de crianças e jovens;

– Desenvolver a empatia e o bem-estar em comunidade.

– Conhecer os sonhos das crianças e jovens. 


#missaodimix #sãotoméepríncipe #educaçãoparaodesenvolvimento #educaçãopelaarte #direitoasercriança #direitoaestudar #lerparaconheceromundo #direitoaactividadeslúdicas #direitoaproteção



04.04.2020


Não há actividades, há caos no mundo, então o foco tem sido fazer candidaturas com projectos da Missão para garantir a continuidade... havemos de continuar as actividades com as crianças mas também queremos implementar projectos de eco-design / upcycling com as mulheres, tantas vezes chefes de família. Temos a certeza que se elas tiverem mais “renda” as suas crianças também vão ter melhores condições de vida... era uma ideia dos primeiros rascunhos da missão que ainda não foi verdadeiramente posta em prática.



Cuidem-se bem, é tempo de pensar na saúde e no tempo livre estudar para o que virá depois da pandemia mundial.
A quem está na linha da frente muita gratidão pela humanidade...
#missaodimix #quarentena 


02.04.2020


Temos que ser positivos, mas o mundo vive um pesadelo. Especialmente as famílias mais vulneráveis, sem estudos, dependentes de trabalhos informais, as famílias refugiadas de guerras de armas ... se a sua vida já era um enorme desafio diário imaginemos agora em tempos de pandemia, necessidade de proteção de forte contágio, sem acesso a água para o lavar de mãos frequente, que sabemos ser uma das medidas mais eficazes. #Ficaemcasa é importante que o façamos, muito importante, muitos de nós assim o estão a fazer. 


Não nos angustia estar em casa, angustia-nos o pensamento nessas famílias, imaginem sentir na pele...

Neste conto infantil, existiam uns seres chamados bakus, seres tímidos que devoravam sonhos maus...


Ler para conhecer o Mundo


#diamundialdocontoinfantil
#lerparaconheceromundo
#katieeodevoradordesonhos
#altezaimperial #aprincesahisakotakamato #toquio
#brianwildsmith  #pioneiroilustraçãoinfantil


“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”