Actividades

BEM-VINDO SETEMBRO! Bom mês para todos.

#semanário Missão Dimix de 20.09.2020 


1 Actividades Grupo Sem Barreiras... 2 Apadrinhar uma escola... 3 Parcerias... 

Esta foi uma semana ainda mais corrida, mas quem corre por gosto...



1 Actividades com o Grupo Sem Barreiras sob o mote #proteçãodaVidaMarinha



Clube de Costura - Missão Dimix 



- Esta semana foi uma alegria para nós e para as raparigas, cada uma levou 3 #pensoshigiénicosreutilizáveis para casa!

- são feitos por elas, resultado da capacitação de como fazer e porquê;

- são uma opção amiga do ambiente, afinal queremos todas proteger e conservar a fauna e flora destas lindas ilhas;

- são uma opção confortável, que lhes permite poupar o custo de compra de descartáveis, ou usar toalhas quando não os podem comprar.



Nas próximas sessões vão continuar a aperfeiçoar os acabamentos, a fazer mais para si e para as suas amigas, elas serão as porta-vozes da oção que estão a fazer com carinho e entusiasmo.


Grupo de Tricot 



O tricot exige paciência e dedicação, mas os rapazes continuam entusiasmados, a “brincar” com as cores e na fase final desta série de objectos utilitários fruteiras/capas para bancos, dois em um. 

É maravilhoso assistir a estes jovens a chegarem à actividade e transformarem plástico em novos objectos.



Haverá peças de ambas as actividades disponíveis numa Exposição - Mercado de Natal em Dezembro.


#missaodimix #jovens #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #reduçãodasdesigualdades #clubedecosturamissaodimix #pensoshigienicosreutilizaveis #mascotesactivistas  #reutilizar #digaNÃOaoPLÁSTICO #breakfreefromplastic #gruposembarreiras #jovenssurdos #bámudámon #itspossible #valesdenatal #concretização #educaçãodequalidade #actividades #capacitação #criatividade #ods14 #todosjuntospeloambiente  #saotomeeprincipe #cacaucultural


2 Apadrinhar uma escola... 



Esta semana voltámos a visitar as crianças na escola. Foi um misto de emoções, alegria imensa por rever as crianças, em especial as crianças que no ano passado estavam no jardim de infância e sempre presentes nas nossas actividades e agora encontrá-mo-las na 1ªclasse, uma grande mudança na vida das crianças. Por outro lado voltou a ser inquietante como algumas crianças que conhecêmos ainda não estavam na escola. Não conseguimos ficar parados fomos à sua procura na comunidade, fomos falar com as mães sobre a importância da escola na vida dos seus filhos. Um dos casos foi para a escola no dia seguinte o que muito nos alegrou.


Ainda que o foco da Missão Dimix seja partilhar actividades no caminho da educação não-formal, quando nos chegam materiais doamos na escola que apadrinhamos, a Escola de Praia-Rei, em Água-Izé.

Agradecemos aos amigos e amigos de amigos que antes da pandemia nos entregaram materiais que só agora no regresso às aulas voltámos a ter oportunidade de entregar. Muito obrigada



Apadrinhar uma escola é partilhar em todas as turmas e fazer levantamento de situações específicas de forma a apoiar as crianças no seu direito à educação. Iniciámos a partilha nas turmas da 1a à 4a classe, de materiais escolares e vestuário. Havemos de continuar o levantamento de necessidades específicas, apoiar da forma que estiver ao nosso alcance e voltar a saber como está a situação das crianças que ainda não estavam na escola, já com duas semanas de aulas.


Quando a Missão Dimix vai à escola, vai com atenção aos sorrisos das crianças, às mochilas, aos uniformes, e vai também escutar a direção da escola que são pais, enfermeiros,  assistentes sociais ... 



#juntossomosmaisfortes 

#missãodimix #crianças #educaçãodequalidade #reduçãodasdesigualdades #anolectivo2021 #escolapraiarei #roçaáguaizé


3 Parcerias 

Esta semana temos duas parcerias maravilhosas para partilhar:


- Dress a Girl Around the World



Em Janeiro deste ano começámos a entregar lindos e delicados vestidos e calções nas turmas da Escola de Praia- Rei  e nos dois jardins de infância de Água Izé, que também apadrinhamos. Esta entrega foi suspensa devido ao fecho das escolas.


Assim, no reínicio fomos mimar as meninas e meninos continuando a entrega. Mais do que mimar estes vestidos e calções que trazem também uma cueca são peças para protegerem o corpo das crianças. Na entrega fazemos uma chamada de atenção adequada à sua idade para a importância de protegerem o seu corpo, que nem todas as pessoas são de confiança. Afinal temos bem presentes os elevados casos de violência sexual contra crianças e a vulnerabilidade de muitas nas suas comunidades. Crianças por vezes mal vestidas, e isto não significa sujas, pois uma criança feliz que brinca suja-se, queremos dizer com o corpo muito a descoberto em especial as partes íntimas, que lhe ensinamos que são para serem protegidas.

Agradecemos a Ana Bragança que tem um carinho especial por São Tomé e Príncipe e suas crianças por nos enviar estes vestidos e a todas as “avós” e mulheres que com muito carinho costuram delicados vestidos e calções, aplicando os seus conhecimentos numa causa social.



https://www.facebook.com/28035...


- “Minha Mãe, Minha Super Heroína”, obra literária para crianças da autora Santomense Lectícia Trindade 



As vendas do Livro irão contribuir para as actividades da Missão Dimix com crianças e jovens.

Para todos que queiram adquirir o livro deixamos o link da página de forma a fazerem a vossa encomenda com a autora.

Agradecemos à Lectícia por escrever para crianças, podemos afirmar que estamos juntas no caminho de incutir hábitos de leitura junto das crianças, sem dúvida um hábito muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e social.



Agrademos ainda por se lembrar de nós e propor que por cada livro vendido o comprador estará a contribuir com 1 € para as actividades da Missão Dimix.

https://www.facebook.com/Mae-p...


#missãodimix #itspossible #dressagirlaroundtheworld #nucas #lectíciatrindade #educaçãopelaarte #paraodesenvolvimento #sustentável #crianças #jovens #educaçãoambiental #ods14 #proteçãodavidamarinha 

#educaçãodequalidade #actividades #sensibilização #capacitação #criatividade #empenho #entreajuda #saotomeeprincipe #educaçãoaarmamaispoderosaparamudaromundo


Feliz semana a todos, cuidem-se bem, sejam amigos do ambiente, todas as escolhas importam, todas serão importantes para o futuro de todas as crianças e espécies ameaçadas.



Quer apoiar as actividades da Missão Dimix?


https://missaodimix.org/apoiar


#missãodimix #itspossible #educaçãopelaarte #paraodesenvolvimento #sustentável #crianças #jovens #educaçãoambiental #ods14 #proteçãodavidamarinha #gruposembarreiras #clubedecostura #artesplásticas #tricot #reutilizar #digaNÃOaoPLÁSTICO #jovenssurdos #bámudámon #valesdenatal #concretização #educaçãodequalidade #actividades #sensibilização #capacitação #criatividade #empenho #entreajuda #todosjuntospeloambiente #arteeambiente  #saotomeeprincipe #cacaucultural #crianças #parcerias #educaçãoaarmamaispoderosaparamudaromundo




#semanário Missão Dimix de 13.09.2020 


1 Actividades Grupo Sem Barreiras... 2 Desafio Missão Dimix... 3 Sugestões amigas do ambiente...



1 Actividades de educação pela arte como caminho de educação Ambiental:





Esta semana começamos a sessão de actividades com os Grupo Sem Barreiras com a visualização de dois documentários, afinal as imagens valem mais que mil palavras, assim reforçamos e recordamos

o porquê das actividades que partilhamos com os jovens surdos. Assistiram aos biólogos marinhos a retirarem lixo, em especial plástico do corpo de animais marinhos já mortos e de animais ainda vivos mas em sofrimento, felizmente foram salvos a tempo.

As imagens tiveram um forte impacto, visível nas expressões faciais, é triste mas é nosso dever partilhar a realidade para que continuem a estimular a criatividade na reutilização de resíduos e na passagem da mensagem nas suas comunidades.



Aproveitámos para os elogiar pelas actividades que fazem e pela mudança de hábitos que fizeram desde 2018 quando iniciámos esta temática da Proteção da Vida Marinha.

Após os elogios cada um voltou aos seus projectos de reutilização de resíduos e criação de alternativas amigas do ambiente:


- TRICOT como técnica de reutilização de plástico - estão a criar uma coleção de fruteiras/capas de banco, 2 em 1;






- CLUBE DE COSTURA - Missão Dimix com foco em três produtos -  sacos de pano, pensos higiénicos reutilizáveis, mascotes marinhos activistas;






- Desenho e colagem - postais inspirados na biodiversidade e na cultura de São Tomé e Príncipe.



2  O nosso caminho e o nosso desafio:


Missão Dimix - Educar pela arte incutindo gosto pela leitura, pelo respeito pelas pessoas, animais e ambiente.  Este é o nosso caminho com as crianças e jovens em São Tomé e Príncipe.

Queremos desafiar os  a m i g o s    a serem associados Missão Dimix! 

É uma forma de contribuírem na continuação da implementação das actividades que desenvolvemos em São Tomé Sob o lema #todosjuntossomosmaisfortes, podemos fazer mais.

Explicamos tudo no link:

https://missaodimix.org/apoiar

O nosso iban é o:  PT50 0010 0000 5482849000121

Qualquer dúvida pelo email: associacao@missaodimix.org (temos opções para quêm não tem conta portuguesa)

Todos Juntos Somos Mais Fortes

#missãodimix #itspossible




3   As nossas sugestões da semana:


- Para quem ainda não viu:

https://tvi24.iol.pt/videos/ep...

https://tvi24.iol.pt/videos/pl...


- Sugestão de leitura que muito explica o porquê do nosso tema guia de actividades ser a #ProteçãodaVidaMarinha #ods14 #objectivosdedesenvolvimentosustentável 

#objectivosdedesenvolvimentosustentável 


#ViverSemPlástico de #WillMccallum 




Boa semana a todos, cuidem-se bem para que a saúde vos abrace  sejam amigos do ambiente, todas as escolhas importam!


#missãodimix #itspossible #educaçãopelaarte #paraodesenvolvimento #sustentável #crianças #jovens #educaçãoambiental #ods14 #proteçãodavidamarinha #oceanosdeplástico #oceanoslimposporfavor #literaciaoceanos #gruposembarreiras

#clubedecostura #artesplásticas #tricot #reutilizar #digaNÃOaoPLÁSTICO #jovenssurdos #bámudámon #valesdenatal #concretização #educaçãodequalidade #actividades #sensibilização #capacitação #criatividade #empreendedorismo #empenho #entreajuda #entusiasmo #todosjuntospeloambiente #arteeambiente  #saotomeeprincipe #cacaucultural #tvi24 #oplásticoonovocontinente #viversemplástico de #willmccallum


“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”