Actividades

JULHO 2º mês de partilha de actividades especiais férias escolares

#semanário  transformado  num “apanhado” mensal - nº11/2022 @MissãoDimix 31 de  Julho 






Que belo mês recheado de actividades com a liberdade de horários da escola, ainda que as crianças nesta época tenham mais responsabilidades familiares, muitas vezes realmente pesadas. Questões difíceis sociais e culturais à parte quando estão connosco têm oportunidade de ser crianças, aprendem brincando, têm acesso a educação-não formal, brincam, pensam e divertem-se.








Exposição Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes


Este mês de Julho ficou também marcado pela reabertura do espaço que nos acolhe a FACA - Fábrica das Artes Ambiente e Cidadania Activa, foi uma excelente oportunidade para expormos os trabalhos artisticos das crianças estimulando a sua auto-estima e sentimento de pertença na comunidade, também uma oportunidade para mostrarmos às suas familias o que juntos desenvolvemos e ainda sensibilizar todos para a urgente tomada de consciência para a proteção do meio ambiente.





Oficinas na Roça:





Mudámos para a Roça de Água-Izé  a oficina de transformação de plástico e a oficina de costura apadrinhada pelo projecto @minamualanon .


O maior impacto já se sente, no que diz respeito à transformação de plástico, tem sido maravilhoso as crianças assistirem novamente a este processo que visa uma comunidade mais limpa, proactiva e sensibilizada para a enorme problemática do plástico no oceano ali tão perto, afinal esta é uma roça à beira mar! Além das crianças as suas famílias também nos têm visitado e mostrado curiosidade e apreço pelos objectos resultantes da transformação de plástico.




Todos os dias somos surpreendidos pelos Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes, recebemos plástico e entregamos piões, juntos crianças e famílias andamos a estudar a próxima troca com a temática Regresso às Aulas.




Na oficina de costura o Hélio já tem três raparigas a aprender a costurar à máquina, assim como alguns rapazes de olho ;)




A equipa aumentou, que alegria!


De destacar que este mês o Herikson se juntou ao Silvestre formando uma super dupla no apoio nas actividades com as crianças assim como nas oficinas. E que excelente dupla com dom para orientar actividades com as crianças, a Sónia está muito feliz em poder contar com dois jovens monitores, justamente da comunidade da Roça de Água-Izé, bonito de voluntários a monitores. 




Ambos estão a receber capacitação com o Krismen para transformarem plástico, partilhar conhecimento é o caminho. 




Resumindo foi um maravilhoso e produtivo mês em que aprendemos uns com os outros, crianças e jovens ocupando os tempos-livres de forma a darem asas aos seus talentos.





Este incrível espaço está aberto de segunda a sábado das 9h as 17h, convidamos todos a visitar.



Agradecimento especial ao nosso amigo João Carlos Silva, presidente da Associação Roça Mundo / CACAU que nos convidou para estar presente neste projecto FACA.




#missãodimix #crianças #jovens #faca #comunidade #roçaáguaizé #pequenosgrandesliderescomsuperpoderes #especialfériasescolares #fériasgrandes #actividades2022 #plástico #educaçãopelaarte  #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods14 #proteçãodavidamarinha #educaçãoambiental #ods4 #educaçãodequalidade #oceandecade #umsóoceano #economiacircularecriativa #saotomeeprincipe #áfrica



“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”