Actividades

Março 4ª semana - Actividades na Escola Praia-Rei

SEMANÁRIOS 2021 - EDUCAÇÃO PELA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO


#semanário nº12/2021 @MissãoDimix 28/Março


Esta semana dividimo-nos entre as crianças e jovens da Escola de Água-Izé, os jovens surdos do Grupo Sem Barreiras e as mil e uma tarefas para que a associação Missão Dimix continue a dar passos...


Na ESCOLA PRAIA-REI, em Água-Izé festejámos o regresso às aulas com uma visita para algumas actividades (roda de leitura com as crianças da 4ª classe e conversas com as raparigas sobre educação menstrual) como também entregas de materiais, tais como máscaras para prevenção do virus, materiais escolares para incentivar o estudo, livros para a biblioteca escolar, pensos higiénicos reutilizáveis e cuecas menstruais como apoio à dignidade menstrual (mais uma visita e completaremos a entrega a todas as alunas da 5ª a 9ª classes, 212 meninas e raparigas :-)  .






Foi um encontro muito produtivo, a reabilitação da escola, após finalizados os pormenores da 1ª fase está prestes a passar à 2ª fase, assim organizámos os próximos passos, a construção de um espaço multiusos para as crianças terem acesso a actividades extracurriculares na escola.



No final recebemos a visita dos militares da Força Aérea Portuguesa com a missão de partilhar materiais escolares, manuais e vestuário

Foi um enorme prazer recebê-los na escola que apadrinhamos com toda a dedicação e amor. Deixámos o desafio de numa próxima vinda partilharem palestras inspiradoras com as crianças e jovens sobre a profissão ou por exemplo com foco na educação para a Saúde, afinal também tínhamos a médica Vera connosco.




O Grupo Sem Barreiras a cada semana emociona-nos com as suas peças cada vez mais coloridas, com o seu entusiasmo e produtividade.




Todos chegam às actividades com uma grande quantidade de plástico que trasformam durante as sessões e ainda com partes de peças feitas em casa prontas a coser. Todos,  até a Adjamila recentemente chegada, já apanhou o ritmo com o apoio do Wilson, a entreajuda está sempre presente neste grupo.






Ficamos mesmo muito felizes com a evolução dos jovens surdos e em como estão preparados para capacitar outros jovens a tricotar. Aguardamos o momento de irmos juntos a outras comunidades para que tenham oportunidade de transmitir os seus saberes. Aguardamos com muita esperança que o maldito virus perca força para programarmos outras actividades do grupo de tricot e do clube de costura. Queremos muito voltar às comunidades!






Entretanto estamos felizes por estar na Cacau, dedicados a tempo inteiro à capacitação deste grupo que tanto tem evoluído desde Julho 2020.


Recordamos que as peças do Grupo Sem Barreiras estão à venda em São Tomé na Cacau e em Portugal n’ As Santas.



Para quem quer apoiar as nossas actividades deixamos 3 sugestões:


1 Campanha de aniversário MISSÃO DIMIX, em curso até 10 de Abril - 4 objectivos 4 resultados:


 https://missaodimix.org/campan... 



2  FINE ART FOR A CAUSE - fotografia por Cátia Castel-Branco

Visitem nas nossas redes, escolham e encomendem a vossa preferida ;-)

 @missaodimix @catiacastelbranco



Esta fotografia : “ Canoa” 42x30cm , serie 1-20 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .185 € 

FINE ART FOR A CAUSE. 

“São Tomé é uma das belezas naturais que ainda existe no nosso planeta, que tive a oportunidade de fotografar em 2011. 
 
A beleza deste país encanta todos os que por ali passam , tal como aconteceu a uma amiga, Sónia Pessoa,  que ficou tão rendida  aos encantos da ilha, que não só se mudou para lá, como também  resolveu fazer algo fundamental e necessário por aquele país.

Sónia fundou a associação Missão Dimix, uma organização sem fins lucrativos ONGD, para apoiar as crianças  e jovens de meios rurais e costeiros mais isolados, com as problemáticas que lhes são inerentes com actividades educativas de ocupação de tempos-livres.

Ao longo de 4 anos, ela tem-se dedicado a fazer um trabalho imprescindível  de apoio a crianças e jovens da ilha de S. Tomé, a par de um exímio trabalho de protecção ambiental! Por favor vejam mais em https://missaodimix.org/
 
No entanto, o difícil momento que estamos  a atravessar tem posto em risco a continuidade do projecto. 
Daí que, para ajudar este projecto a perdurar, tenha decidido doar  à Missão Dimix em São Tomé 50% da receita da venda das  fotografias que apresentamos. 
 
Caso tenha interesse em adquirir alguma destas imagens, agradeço que nos contacte através ursotigre@missaodimix.org
 
No acto da compra, ser-lhe-á entregue, um recibo da Missão Dimix correspondente ao valor que lhe é destinado . 
 
Ao comprar uma das fotografias desta série limitada , está a contribuir para manter vivo este projecto de tornar mais crianças felizes através de um programa educativo de Educação pela Arte inspirada na Proteção da Vida Marinha.” Palavras de Cátia Castel-Branco


3 Fazer parte da família Missão Dimix


 https://missaodimix.org/ser-as...





Muito obrigada a todos que nos apoiam partilhando ou doando <3


Feliz semana, cuidem-se bem !

“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”