Actividades

Outubro, mês de Educar para a Saúde

Semana de 28 Outubro a 2 de Novembro 2019


Segunda-feira
Recebemos a visita de estudo dos #pequenosgrandessuperherois do Jardim de Infância de Água Izé. 



O objetivo da visita foi o despertar desde cedo para a necessidade de cuidar da vida marinha, dos oceanos e da saúde de todos. 

Falámos do conceito de boa ação quando algumas crianças contaram que já apanharam lixo na praia. Falámos também da ideia de super-herói amigo do ambiente.

No final os educadores reforçaram as ideias com perguntas. Este grupo de 16 crianças da sala dos 5 anos são participativos e nota-se pelas respostas que estão em boas mãos. Obrigada aos educadores pela visita.



No final desenharam a temática da Vida Marinha com lápis de cera e regressaram ao jardim com o desafio de recolherem palhinhas para uma próxima visita/actividade.



#missãodimix #educarpelaarte #educacaoambiental #pequenosgrandessuperherois #faca #fábricadasartesambientecidadaniaactiva #comunidadeáguaizé #sãotoméepríncipe


Terça-feira
O dia começou na escola que com muito carinho apadrinhamos, foi a vez de partilhármos alguns materiais escolares com duas turmas de 5ª classe, total de 78 alunos, recordamos que em Setembro entregámos da 1ª a 4ª classe.  Entregámos estojos com lápis, borracha, afia, caneta entre outros materiais que nos foram doados por amigos e visitantes sensíveis à nossa ação de cooperação pela educação. Além dos alunos da 5ª classe entregamos itens que não chegaram em grande número a alunos com mais carências. 




Agradecemos a todos os que contribuíram, como prometido entregamos em mãos, desafiamos ao alunos a estudarem e recebemos sorrisos lindos.



Esta foi a foto do dia, estes sorrisos são daqueles momentos em que somos felizes com as pequenas coisas, partilhar é bonito “descolar” estes sorrisos é gratificante.


Em São Tomé estamos na época das chuvas, afinal este verde tem um “preço”. Preocupa-nos saber a distância que as crianças caminham para chegar à escola por vários motivos, um deles as chuvas. Uma grande amiga há dias perguntou-nos prontamente o que estávamos a precisar de momento, pedimos capas para a chuva para um determinado número de crianças e hoje começamos a entregar uma a uma para confirmar se o tamanho está certo. Obrigada querida Gisela!

Esta foto representa o apoio individualizado que a Missão Dimix tenta prestar às crianças que mais apoio precisam.
Mochila, cadernos , canetas, lápis e lápis de cor, mais uma capa para a chuva pois estamos na época e as crianças ficam com gripe e com os cadernos molhados! 
Obrigada a todos que nos confiam materiais que entregamos iten a iten nas mãos das crianças.
#missãodimix  #todosjuntossomosmaisfortes #saotomeeprincipe #criancas
#todasascriançasdevemtermemóriascoloridasdainfância


Quarta-feira
Recordam-se da campanha de apadrinhamento para 33 crianças? Foi um sucesso pois com a união de todos pelo objectivo de apoiar crianças a frequentar a escola conseguimos o valor necessário para matrículas, 2 uniformes, mochilas e respectivos materiais.







As mochilas estiveram esgotadas mas já as conseguimos adquirir e preparar com os respectivos materiais para entrega na próxima semana. De salientar que fizemos questão de adquirir numa loja Santomense, evitando o comércio chinês, apoiando assim o comércio e as famílias envolvidas. Para concluirmos esta pequena grande Missão apenas faltam os uniformes que estão a ser costurados. Fica prometida a foto de grupo. Eternamente agradecidos a todas e a todos que contribuíram.




No período da tarde tivemos oportunidade de comparecer no Centro Cultural Português num colóquio sobre “Abuso sexual de crianças e jovens” promovido pelo Ministério Público com a excelente intervenção da Dra. Joana Marques Vidal, Procuradora Geral Adjunta do Ministério Público Português.
Dos desafios que nos chamaram a atenção foi a necessidade de médicos forenses e de meios de recolha de provas, essencial para que estes casos se reflitam de forma rigorosa nas penas aos abusadores. Outro foi a falta de um espaço de acolhimento para as vitimas de forma a que não tenham que continuar quando é o caso no mesmo lar que o abusador, um criminoso.


Sexta-feira



O foco da Missão Dimix é a partilha de actividades lúdico-educativas, mas quando nos entregam vestuário organizamos e contabilizamos meticulosamente para não sermos causadores de zangas e partilhamos. 


Desta vez foi a vez da sala dos 3 anos, 2 peças a cada uma das 16 crianças. Para a próxima oportunidade vamos à sala dos 4 anos. 
O tema foi a partilha, estão todos de parabéns, meninas e meninos que sabem partilhar! #missaodimix #partilhar #crianças #principezinhos #saotomeeprincipe #todosjuntossomosmaisfortes


Sábado
Actividades de regresso à temática da Proteção da Vida Marinha, leitura e desenho.
Em Outubro estivemos especialmente dedicados à Missão Educar para a Saúde - educação sexual. 
Em Novembro e Dezembro vamos estar dedicados a partilhar actividades pela saúde dos #oceanos, a saúde de TODOS!
Através da educação pela arte chegamos à educação ambiental para crianças e jovens.


#missãodimix #ods14 #protecaodavidamarinha #educacaopelaarte #educacaoambiental #ods4 #educaçaodequalidade
#todosjuntossomosmaisfortes
#missãodimix #coloririnfancia #saotomeeprincipe #ocupacaodetemposlivres #educacaodequalidade #ods4 #educacaopelaarte #protecaodavidamarinha #ods14 #educacaopelaarte #educacaoambiental #paradesenvolvimento #criança


Para concluir a última semana de Outubro foi dedicada à partilha de materiais que nos foram doados e à introdução da temática das actividades de Novembro, a Protecção da Vida Marinha.

Actividades:
- visita de estudo da sala dos 5 anos do Jardim de Infância de Água Izé à exposição “Protecção da Vida Marinha” na Fábrica das Artes, Ambiente e Cidadania Activa, onde a Missão Dimix reside.
- actividade de desenho sob o mote Protecção da Vida Marinha.
 
Onde e o que partilhámos:
- Jardim de infância de Água Izé – sala dos 3 anos – 2 peças de vestuário para cada uma das 16 crianças e alguns pares de calçado para bebés das auxiliares e alguns materiais de desenho para as várias salas;
- Escola Básica e Secundária de Praia Rei, em Água Izé – 2 turmas de 5ª classe, com total de 78 alunos – distribuímos estojos com lápis, canetas, afias e borrachas entre outros itens.
- Escola Básica e Secundária de Praia Rei, em Água Izé – apoio individualizado - entregámos 19 capas para proteger da chuva, e algumas mochilas com materiais.




Diários da Missão que decorreu de 17 a 24 de Outubro 2019


Dia 1 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


Ontem iniciámos a semana de “Educar para a Saúde” com a nossa querida Vânia Beliz. Estivemos em dois jardins de infância, no distrito de Cantagalo, com um total de 250 crianças.  Através do livro “A Viagem de Peludim” a Vânia sensibilizou para a prevenção dos abusos sexuais, (relembramos que infelizmente os casos têm vindo a subir em São Tomé). 
Entregámos às educadoras materiais para continuarem a trabalhar esta temática e ainda um folheto que chama à atenção desta problemática para as crianças entregarem à família. Na despedida deixámos materiais didáticos tais como lápis de cera e ainda vestuário. 










#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #comunidadederibeiraafonso #comunidadeáguaizé #santacasadamisericórdiasãotoméepríncipe #anolectivo20192020 #VâniaBeliz #aviagemdepeludim #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #violenciasexual #capacitaçãodeprofessores #capacitaçãodetécnicosdeeducação #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes



Dia 2 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


Foi incrível esperávamos 50 mas eram cerca de 350 alunos da 7a a 9a classe. Estiveram atentos, fizeram perguntas e no fim queriam que a sessão continuasse. 



O objetivo desta sessão foi esclarecer sobre os temas relacionados com a puberdade e a adolescência. Promovendo nos alunos comportamentos mais responsáveis que respeitem a sua saúde e dos outros. Durante a sessão um dos temas principais foi a contracepção que visou capacitar os alunos para a prevenção da gravidez na adolescência e as infeções sexualmente transmissíveis.



A Missão Dimix agradece à Direção da Escola e a todo seu corpo docente a forma como acolheu a nossa iniciativa e à querida Vânia Beliz a forma como abraçou este desafio em que com flexibilidade se adaptou às condições e número de alunos presentes em apenas uma sessão. Foi um sucesso. 



#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #anolectivo20192020 #VâniaBeliz #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #violenciasexual #capacitaçãodeprofessores #capacitaçãodetécnicosdeeducação #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes
#saotomeeprincipe



Dia 3 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


No 3’ dia de Missão Educar para a Saúde estivemos no distrito de Lemba, Projeto de Desenvolvimento  Integrado de Lembá, da Irmã Lúcia, para promover uma sessão de capacitação que incluiu 33 dos seus educadores e professores. Ficamos felizes com a atenção, participação e pedidos de esclarecimentos.
As educadoras e professoras que participaram na formação sobre sexualidade e infância. Também receberam copos menstruais, a Vânia apresentou-lhes a opção prática, económica, higiénica e amiga do ambiente e desafiou-as a serem as novas influencers da higiene menstrual, afinal estão próximas das raparigas e poderão passar a informação. 
Conseguiu trazer 40 unidades para oferecer, como projecto piloto, no futuro se houver interessadas haverá possibilidade de trazer mais. O ambiente também agradece!
No final despedimo-nos com a entrega dos certificados de formação, foi um grupo de 33 formandos bastante interessados, participativos e atentos.
A Vânia deixou os contactos e acesso a materiais educativos para que no caso de dificuldades com algum caso no jardim ou escola a possam contactar.




#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #comunidadedeneves #irmãlúcia #PDILEMBA #anolectivo20192020 #VâniaBeliz #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #violenciasexual #capacitaçãodeprofessores #capacitaçãodetécnicosdeeducação #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes
#sãotoméepríncipe


Dia 4 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


Domingo dia de muita chuva mas com a realização do programa previsto. De manhã estivemos com 21 raparigas da escola de Água Izé, distrito de Cantagalo numa sessão dedicada à puberdade no feminino e ao esclarecimento de dúvidas. A Vânia  abordou o desenvolvimento do corpo, a higiene íntima, os métodos contraceptivos e a importância da educação para um futuro promissor. Agradecemos à direção da escola a oportunidade de abraçarem as actividades propostas e o facto de nos abrirem as portas num Domingo.





No período da tarde fomos à comunidade de Margão, no distrito de Me-Zochi. É para nós muito importante chegar às comunidades, despertar para a necessidade de proteger as crianças de abusos sexuais, infelizmente estes casos têm vindo a aumentar no país.

Para a realização desta sessão desafiámos o nosso amigo Moisés Viegas escolher uma comunidade para partilharmos a acção de capacitação. Recordamos que é um jovem santomense que muito admiramos pela proactividade em fazer pelo desenvolvimento das comunidades sob o lema “Somos São Tomé e Príncipe”.
Primeiro a Vânia contou a história “ A Viagem de Peludim” às crianças com a mensagem de como é importante conhecer e proteger as partes íntimas. 



Depois foi tempo de falar com os adultos, contámo-lhes o trabalho de sensibilização e capacitação que temos realizado em jardins de infância e escolas pela segurança e bem-estar das crianças e jovens com o objectivo de prevenir violência infantil e gravidez na adolescência. Despertámo-los para estas problemáticas e para o papel da família e da comunidade. Falamos aos homens e às mulheres para a necessidade de se apoiarem e respeitarem.




Entregámos preservativos com a explicação de como se coloca correctamente e ainda os riscos que se devem evitar, assim como a responsabilidade que todos devem ter nas suas relações para prevenir a gravidez indesejada e as consequências que implicam as crianças.
Fomos muito bem recebidos por todos, afinal estamos em São Tomé e Príncipe.



#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #raparigas #comunidadeáguaizé #distritocantagalo #escolapraiarei #moisésviegas #somossãotoméepríncipe #comunidademargão #distritomezochi #VâniaBeliz #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #violenciasexual #gravideznaadolescência #puberdade #capacitação #todosjuntossomosmaisfortes #sãotoméepríncipe



Dia 5 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


O nosso 5’ dia começou as 7h da manhã na escola do Dinix, a Escola Secundária do Centro de Promoção “Madalena de Canossa”. Os alunos da 10ª classe em vez de terem aula de ética tiveram uma sessão de esclarecimento sobre sexualidade. Realizámos também uma segunda sessão com as turmas da 5ª e 6ª classe. No total realizamos sessão para 71 alunos entre os 12 e os 38 anos, a disparidade das idades explica-se por ser esta uma escola do ensino não regular, curso nocturno.



Os jovens colocam questões que demonstram interesse, ficaram mais esclarecidos e preparados para comportamentos mais responsáveis.



Reforçamos sempre o tema da gravidez na adolescência identificando comportamentos de risco e mostrando alternativas. Em relação à parentalidade as raparigas em São Tomé queixam-se que os rapazes as abandonam em caso de gravidez. Nestas sessões aproveitamos para chamar à atenção que as raparigas não fazem bébés sozinhas, que os rapazes precisam de ser mais responsáveis e que as raparigas precisam de dizer não a comportamentos de risco permitindo as relações sexuais sem preservativo.






#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #raparigas #comunidadeáguaizé #distritoáguagrande #escolaMadalenaCanossa #VâniaBeliz #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #violenciasexual #gravideznaadolescência #puberdade #capacitação #todosjuntossomosmaisfortes #sãotoméepríncipe




Dia 6 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


No 6º dia realizamos duas sessões no Baú dos Sonhos, localizado no distrito de Mé-Zochi através da parceria com a Santa Casa da Misericórdia.



A sessão do período da manhã sobre “Quem sou? De onde vim e Como Nasci?” destinou-se a 60 crianças dos 4 aos 5 anos onde através do livro “A Viagem de Peludim” a Vânia contou-lhes como é importante conhecer e proteger as partes íntimas. 



No final da sessão as crianças coloriram as personagens da história. Aproveitamos a visita para entregar lápis de cor, de cera e alguns livros de histórias.






Na sessão do período da tarde realizámos uma sessão de esclarecimento sobre puberdade e adolescência para 14  jovens que habitualmente estudam no mesmo local. Estiveram bastante atentos e no final tiveram oportunidade de  fazer perguntas e serem esclarecidos.





#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #darvozaosjovens #comunidademadalena #baúdossonhos #santacasadamisericórdiasãotoméepríncipe #anolectivo20192020 #VâniaBeliz #aviagemdepeludim #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #puberdade #violenciasexual #prevençãodagravidez #capacitaçãodeprofessores #capacitaçãodetécnicosdeeducação #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes


Dia 7 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


No 7º dia, as 7h da manhã voltamos à Escola Secundária do Centro de Promoção “Madalena de Canossa” para mais duas sessões de esclarecimento sobre sexualidade, desta vez para duas turmas de 9ª classe, com um total de 70 alunos entre os 16 e os 42 anos ( a disparidade das idades explica-se por ser esta uma escola do ensino não regular, curso nocturno). 




Nestas turmas há muitas  raparigas e mulheres mães, pela sua participação concluímos que também esclareceram dúvidas importantes para a educação das suas crianças o que nos faz sentir que aproveitam duplamente esta iniciativa.



É gratificante ouvir dos alunos que foi muito importante a nossa visita para evitarem riscos de gravidez indesejada e ganharem conhecimentos sobre como se desenvolve e funciona o corpo. 

No final o professor de ética agradeceu a nossa iniciativa de nos disponibilizarmos para realizar estas sessões de partilha que muita necessidade sentem na escola referindo que é um apoio de grande valor para os seus alunos.



No período da tarde em parceria com a Santa Casa da Misericórdia realizamos uma sessão de capacitação e sensibilização para 42 educadores e auxiliares de educação sob a temática da educação sexual infantil, sua importância para a segurança das crianças, por um lado para estarem atentos a alterações de comportamentos denunciadores de violência e por outro partilha de actividades que podem desenvolver nos jardins de infância para que as crianças cresçam com a noção do que está certo e errado por parte do comportamento dos adultos em relação as suas partes íntimas. 




A Vânia salientou que 87% dos casos acontecem na família e comunidade pelo que é preciso que os educadores estejam preparados para esta problemática. De salientar que a Santa Casa da Misericórdia através da sua maravilhosa directora partilhou o convite a diversas instituições que estiveram presentes e participativas. Afinal “Todos Juntos Somos Mais Fortes” e as nossas crianças merecem todo o nosso apoio na defesa dos seus direitos. É para nós essencial capacitarmos além das crianças e jovens as equipas que fazem parte da sua comunidade escolar.



Agradecemos à Vânia a sua dedicação e energia para desenvolver esta missão pautada por dias intensos e consecutivos de sessão em sessão sem nunca se mostrar cansada. 



Amanhã aguarda-nos a última sessão de Missão Educar para a Saúde, no período da manhã,  sendo o seu  voo de regresso a Portugal no período da tarde.
Estamos muito agradecidos pela sua disponibilidade em abraçar este desafio. 



#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #darvozaosjovens #distritoáguagrande #escolaMadalenaCanossa #santacasadamisericórdiasãotoméepríncipe #AidaBeirão #anolectivo20192020 #VâniaBeliz #aviagemdepeludim #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #puberdade #violenciasexual #prevençãodagravidez #capacitaçãodeprofessores #capacitaçãodetécnicosdeeducação #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes



Dia 8 Missão Educar para a Saúde com Vânia Beliz


No último dia desta primeira Missão no terreno de Educar para a Saúde estivemos em parceria com o nosso amigo Moisés Viegas, presidente e coordenador do Núcleo Solidário de São Tomé e Príncipe - NUSTP no distrito de Lobata, em duas escolas da localidade de Guadalupe, a escola primária e a escola secundária.



Na primeira sessão focamos-nos nas crianças mais novas, as 3 turmas de 1ª classe, com um total de 100 alunos, entre os 6 e os 8 anos. Escolhemos as crianças mais novas pois são as mais vulneráveis nesta nova etapa de se deslocarem para para a escola, muitas vezes sozinhas. O nosso objectivo é que fiquem despertas aos riscos que podem acontecer no caminho para a escola, assim como na comunidade e que estejam preparadas para agir, apoiando-se na família e comunidade escolar. 




Adorávamos chegar a todas as turmas, mas como devem imaginar é impossível apenas numa missão de 8 dias, de forma indirecta conseguimos também com estas ações passar a capacitação aos professores.
Na sessão sobre “Quem sou? De onde vim e Como Nasci?” através do livro “A Viagem de Peludim” a Vânia contou como é importante conhecer e proteger as partes íntimas, o pénis, a vagina, as mamas, é de extrema importância as crianças dizerem os nomes certos para o seu corpo de forma a que em caso de abuso possa explicar correctamente e o abusador seja punido devidamente.



Na segunda sessão na escola secundária, realizamos sessão para 2 turmas de 5ª classe, num total de 51 alunos. A temática foi a mesma, abordada de forma adequada à faixa etária.





Agradecemos a realização destas duas sessões ao nosso amigo e parceiro Moisés Viegas que identificou as escolas a partilhar a palestra e esteve ao nosso lado em ambas as apresentações, possibilitando ainda a presença da TVS, a televisão nacional para que desta forma a mensagem da nossa querida Vânia Beliz chegue a mais crianças e pessoas. Além da Vânia algumas crianças falaram sobre a iniciativa, á importante dar voz às crianças, sabemos que bastantes crianças assistem tv e estarão atentas em especial ao que outras crianças tem a dizer.






No final partilhámos alguns manuais escolares para os professores poderem trabalhar com os alunos, assim como alguns materiais escolares. 






A Vânia e o Moisés ofereceram bolas de futebol a ambas as escolas e aproveitaram para reforçar a igualdade de género deixando claro que meninas e meninos podem jogar à bola se tiverem vontade.



#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #ods3 #saúdedequalidade #ods5 #igualdadedegénero #direitoasercriança #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #crianças #comunidadedeguadalupe #distritodelobata #escolaprimária #escola secundária #moisésviegas #somossãotoméepríncipe #VâniaBeliz #ViagemdePeludim #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #violenciasexual #abusosexuais #capacitação #partilhademateriais #futebolparatodos #todosjuntossomosmaisfortes #sãotoméepríncipe

Agradecer é bonito, a Missão #EducarparaaSaúde com o foco na protecção da violência infantil e prevenção da gravidez na adolescência correu muito bem, estamos muito felizes por esta acção ter sido tão bem recebida, nos jardins de infância, nas escolas e instituições, superou as nossas expectativas, foi possível cumprir a agenda apertada e ainda arranjar tempo para conseguir fazer mais duas sessões.



Ao todo foram 15 sessões em 8 dias, estivemos em 5 distritos de São Tomé e Príncipe de um total de 7, não conseguimos reunir condições para mais, mas não ficarão esquecidos na próxima Missão Educar para a Saúde. Realizámos sessões de sensibilização e capacitação com 1066 crianças e jovens e com 172 educadores, professores e pessoas da comunidade.



Queremos agradecer a quem fez parte desta missão, no terreno ou à distância, agradecemos ao número ainda reduzido de associados Missão Dimix, graças às quotas de todos foi possível finalmente trazer a Dra Vânia Beliz ao terreno, recordamos que era nosso objectivo realizar esta missão desde 2017. 



Agradecemos aos parceiros no terreno: Dra Ainda Beirão, Dir. Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe; Dr. Moisés Viegas, Presidente e Coordenador da NUSTP – Núcleo Solidário de São Tomé e Príncipe; Dr. Eurico Tavares, Dir. da Escola Secundária Básica de Praia Rei (Água Izé), Dr. Menezes Batista, Dir. Jardim de Infância de Água Izé, irmã Catarina Batista, Dir. da escola Secundária “Madalena de Canossa, Irmã Lúcia com o Projecto de Desenvolvimento Integrado de Lembá, que nos fizeram chegar às crianças, jovens e comunidades, agradecemos à Globaltec que imprimiu os materiais para partilharmos nas sessões.



Agradecemos ainda a quem nos ofereceu materiais diversos para presentearmos as crianças e jovens no final de algumas sessões.



Agradecimento especial à Dra Vânia Beliz pela sua dedicação, energia e resistência para corresponder à agenda “apertada” e por todos os materiais que reuniu e nos deixou para continuarmos a recordar dos temas debatidos nas palestras e acções de sensibilização. 



Agradecimento muito especial às crianças e jovens que apesar de estarem reunidas em grande número faziam silêncio para escutar a Vânia, foi bonito assistir, muito bonito.



Obrigada a todas e a todos, #TodosJuntosSomosMaisFortes.



#semanário de 13.10.2019


A Missão Dimix voou até Lisboa com uma lista considerável de objectivos. Grande parte conseguimos cumprir.
Na última semana antes do regresso ao terreno conseguimos alinhavar as actividades do próximo ano. Estamos felizes e entusiasmados com os encontros que realizamos e com as actividades que estamos a desenhar em parceria com “duas Marias” com o coração do tamanho do Mundo, para duas actividades, uma no campo da Educação pela Arte outra na área da saúde emocional! Havemos de revelar tudo daqui a uns meses, as ideias têm de germinar. Sonhar e fazer é o nosso lema.
Ainda estivemos na rádio e na tv, respectivamente “Manual de Instruções” da RDP África e “Bem-vindos” da RTP África para dar a conhecer e partilhar quem somos e o que fazemos.


https://www.rtp.pt/play/p816/e...
https://www.rtp.pt/play/p5443/... (Ao Minuto 11)


No final da semana voámos de volta a São Tomé com sentimento de dever cumprido apesar de não termos chegado à resolução de alguns objectivos de viagem. Conseguimos grande parte em especial a possibilidade de regressar e efectuar o urgente  pagamento das 33 matriculas que asseguram a frequência à escola de 33 crianças, e ainda a possibilidade de oferecer 2 uniformes, mochila e material escolar.
Em São Tomé o Dinix estava a nossa espera, partilhámos novidades, contou-nos que tinha saudades das actividades na Faca, a Fábrica das Artes, Ambiente e Cidadania Activa e que a Missão Dimix faz cá falta. Ficamos felizes de saber que ficou bem entregue, que estudou e fez a sua vida escolar, é importante perceber que as crianças crescem e se tornam jovens responsáveis. O Dinix também cuidou do Padi, o gato e da Safu a cadela, afinal na Missão Dimix incutimos o amor pelos animais.



#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #direitoaestudar #direitoasercriança #direitoasonhar #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #actividades #educaçãopelaarte #comunidadeáguaizé #rtpáfrica #bemvindos #rdpáfrica #manualdeinstruções #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes


#semanário de 06.10.2019


Que semana espectacular no que toca à incrível união da sociedade civil, da rede de amigos e amigos de amigos, estamos muito agradecidos.
Estamos muito felizes e temos de agradecer a todos os que se juntaram a nós com o objectivo de conseguirmos juntar o valor para matricularmos 33 crianças da Escola de Água Izé da 1ª e a 9ª classe. Vamos conseguir regressar a São Tomé pagar as matrículas, entregar dois uniformes, mochila com cadernos, estojo, lápis, afia, borracha e caneta.
Vamos ainda averiguar os casos das crianças sinalizadas numa outra comunidade sem registo de nascimento, sem dúvida são crianças em situação de vulnerabilidade, um dos perigos é o tráfico de crianças.
A Associação Missão Dimix esta eternamente agradecida a todas e a todos, com a vossa ajuda vamos conseguir cumprir o nosso objectivo de apoiar as crianças sinalizadas com mais dificuldades.




#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #direitoaestudar #direitoasercriança #direitoasonhar #direitoaregistodenascimento #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #lemasdeacção #educaçãopelaarte  #comunidadeáguaizé #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes


“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”