Super-heróis
ODS 14 - PROTEGER A VIDA MARINHA - Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes II
Desencadear pequenos grandes gestos amigos do ambiente com as crianças é maravilhoso e deixa-nos um sentimento de realização incrível pois acreditamos que o futuro do PLANETA AZUL está nas suas mãos.
As crianças são os nossos pequenos grandes super heróis, agentes de mudança onde animais natureza e seres humanos devem conviver em harmonia e em ambiente de respeito.
Em tempo de férias escolares organizámo-nos para chegar a mais crianças e promover mais actividades que lhes ocupem os tempos-livres de forma lúdica e enriquecedora desenvolvendo a sua cidadania activa.
Actividades realizadas:
LER PARA CONHECER O MUNDO
Partilha de uma história, meio de sensibilização para desencadear actos generosos com a natureza.
A história “estrela” que nos acompanhou foi “Graciosa, a Baleia Vaidosa” de Sofia Quaresma.
As crianças adoram a história que tão bem fala do lixo marinho e seus riscos para a biodiversidade prejudicando a saúde de todos.
SUPER HERÓIS AMIGOS DO AMBIENTE
Limpezas na Praia Sete Ondas em equipa com balanços finais com o peso de cada tipo de resíduo.
Juntos criámos equipas, dividimos tarefas e recolhemos o lixo de forma organizada, elegemos cores para o tipo de lixo a colocar nos sacos. As crianças foram incríveis, atentas ao combinado, acabávamos com os sacos cheios, mas quase sempre com o lixo já separado.
Por mais que se faça limpeza de praia todas as semanas há sempre mais lixo, como explicámos às crianças, vem das comunidades, desce pelos rios e pelas encostas, quando chove chega às praias, ao mar, ao oceano … uma desgraça :-(
OS NOSSOS RESULTADOS (Apenas 6 domingos):
4 sacos:
8.350 kg Tampas e argolas de plástico PE;
2 sacos:
1,950 Kg Embalagens (lexivia, shampoo, cremes…) de plástico PP e HDPE, copos de plástico descartáveis PS;
5 sacos:
13.950 kg Pedaços e pedacinhos de plástico (que vamos usar para criar um animal marinho com mensagem activista);
5 sacos:
14.950 kg Chinelos e sapatos;
8 sacos:
6,636 Kg Latas;
11 sacos:
39,150 kg Tudo e mais alguma coisa que não vamos reutilizar. (Embalagens e garrafas de Pet, pacotes de bolachas, plásticos de embalagens individuais de manteiga, seringas, lâmpadas, cordas, redes, cabelos postiços, balões, paus de chupas e palhinhas)
Todas as semanas encontrámos itens hospitalares, como por exemplo seringas, agulhas e embalagens de soro. Diz muito da forma como o lixo hospitalar é tratado na região.
RECOLHEMOS 83.036 kg de lixo dos quais 22.300 kg vamos conseguir REUTILIZAR com as nossas máquinas transformadoras de plástico de uso único em uso continuado.
Não é muito, mas cada pequeno gesto a mãe terra agradece.
Todos os pequenos actos contam, todos podem deixar sementinhas e contagiar outros seres humanos.
Juntos pela proteção da Vida Marinha fizemos uma bela equipa.
ARTE E ACTIVISMO
1 “Pic-nics” de aguarelas na praia
As crianças pintaram inspiradas na história e na incrível beleza da vida marinha ao som das ondas do mar.
As crianças foram desafiadas a procurar e recolher copos de plástico (infelizmente há sempre no areal), encher com água para pintarem com aguarelas. Com este pequeno desafio pretendemos despertar as crianças à recolha e reutilização.
Os seus postais serão expostos na exposição que realizaremos no último trimestre de 2021, com o objectivo de continuar a despertar a comunidade à urgente necessidade de Proteger a Vida Marinha.
2 Pintura de sacos de pano
As crianças de Água-Izé inspiradas nas actividades de Proteção da Vida Marinha em que participam desde 2019, ilustraram sacos de pano com mensagens activistas para usarem no seu dia-a-dia na comunidade de forma a chamarem à atenção para a alternativa a sacos de plástico. Também pintaram sacos para a exposição, uma vez que o entusiasmo foi tal que queriam pintar mais do que um saco :-)
3 Construção do Colar da Baleia Vaidosa para instalação/ performance
Através da história abordámos os diferentes tipos de lixo e como os poderemos reutilizar prevenindo o seu descarte.
As crianças construíram uma interpretação do colar da Baleia Vaidosa com resíduos que não conseguimos reutilizar com as máquinas transformadoras, resíduos estes que reservamos para fazer arte ;-)
“Amar o mar, amar a vida”
Missão Dimix
Impactos:
- Formar jovens líderes. O Dinix que participa neste tipo de actividades desde 2018 falou às crianças sobre a problemática do lixo marinho… Foi maravilhoso escutá-lo a passar esta mensagem às crianças, surpreendeu-nos, parecia um excelente professor a falar-lhes! Que orgulho ouvi-lo a passar a mensagem tão bem;
- As crianças, pequenos grandes super heróis com super poderes e amigos do ambiente divertiram-se e expressaram a sua criatividade e mensagens;
- Pequenos gestos podem contagiar outras pessoas, o grupo foi aumentando ao longo das semanas de actividades;
- Crianças que estavam na praia com as suas famílias vinham ter connosco para nos entregar tampinhas de “bule”;
- Pessoas que estavam na praia vieram falar connosco para saber que plástico nos podem entregar para reutilizarmos;
- Entregámos piões feitos com reutilização de tampinhas a crianças que fizeram recolhas.
Estamos muito gratos pela forma como as crianças se entregaram às actividades de Proteção da Vida Marinha #ODS14.
Agradecemos também a quem nos apoiou, a Ligia e o Bruno do Coconuts bar, o Miguel, o Dinix e o Hélio.
“As pessoas protegem aquilo que amam.”
Jacques-Yves Cousteau
“Que em todo o planeta floresçam comunidades onde pessoas, animais e ambiente se relacionam em harmonia."
O sonho Missão Dimix
#missaodimix #itspossible #crianças #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #protecaodavidamarinha #ods14 #limpezadepraia #amaromar #amaravida #umsóoceano #escolaazul #apadrinharumaescola é #apadrinharumacomunidade #darvozàscrianças #desenhar #pintar #construir #jogar #ler #lerparaconhceromundo #GraciosaaBaleiaVaidosa #educacaodequalidade #ods4 #educaçãonãoformal #reducaodasdesigualdades #ods10 #escolapraiarei #aguaizé #praiaseteondas #ribeiraafonso #santana #praiamessiasalves #especial #feriasescolares #saotomeeprincipe