Actividades

Julho - Esperança e regresso às actividades

#semanário @MISSAODIMIX 26.07.2020



Na segunda semana de actividades com o Grupo Sem Barreiras, na Cacau - Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopia, podemos destacar 3 palavras que marcaram as duas sessões:


EMPENHO - a maior parte do grupo recolheu e cortou os sacos em casa para na sessão avançarem o tricotar das suas ideias;



1a peça do projecto terminada, apenas 4 sessões. A Tânia é aquela menina que em 2019 escolhia desenhar, só de olhar dizia que era difícil tricotar. Respeitamos sempre. Quase no fim do semestre, a um mês da exposição que tínhamos agendada, num belo dia teve vontade de aprender. Sentamos lado a lado para ensinar e aprendeu rápido. Um ano passado, cá está, com foco total nas sessões, são 3 horas de seguida, em que está empenhada em realizar a sua ideia.

ENTREAJUDA - os elementos do grupo ajudam-se a resolver desafios no tricotar das suas peças. Cada um está a criar a sua ideia única.


https://www.instagram.com/p/CC...



ENTUSIASMO - o grupo sente inspirado pelo meio artístico onde estamos inseridos a criar e recriar a cultura.


https://www.instagram.com/p/CC...




Acreditamos no papel da arte e das artes manuais para a sensibilização e capacitação à Proteção do Meio Ambiente. 


Acreditamos nas artes manuais como motor potenciador do empreendedorismo jovem. A nossa missão com o Grupo Sem Barreiras é proporcionar capacitação, auto-estima e convívio.


Sacos de plástico nas mãos do Grupo Sem Barreiras?  
#lavar #secar #cortar #tricotar = REUTILIZAR

Pequenos gestos que se multiplicam e podem fazer a diferença.



#missaodimix #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #tricot #plástico #lavar #secar #cortar #tricotar #gruposembarreiras #jovenssurdos #itspossible #valesdenatal #actividades #capacitação #criatividade #empreendedorismo #empenho #entreajuda #entusiasmo #ods14 #protecaodavidamarinha #arteambiente #cultura  #saotomeeprincipe #cacaucultural #bámudámon




#semanário de 19.07.2020


Esta semana retomámos actividades, retomamos também os nossos semanários.
Os semanários têm como objetivo principal partilhar com o que estamos a fazer com crianças e jovens, em tempos até nos questionamos se devíamos continuar, se tinham utilidade efectiva... a resposta veio mais tarde com um feedback muito especial.



Lembram-se do “nosso” grupo de jovens surdos? O Grupo Sem Barreiras coordenado pelo nosso querido psicólogo Sebastião Palha do projecto Bámu Dá Mon ? 
A Missão Dimix iníciou a partilha das Actividades de Educação pela Arte, semanalmente com o Grupo em 2018. Em Julho de 2019 devido a alterações na organização que os apoiava o transporte foi suspenso, tentámos várias alternativas, até que chegou o Natal... criámos a campanha “Vales de Natal” para apoiar a retoma destas actividades, em concreto o transporte e o lanche para dos jovens.


Em Março 2020, a uma semana de voltarmos a reunir o grupo chegou a pandemia... como todos no mundo ficámos a aguardar...

Assim, esta semana foi duplamente feliz, reiniciámos as actividades presenciais e voltámos a reunir o Grupo Sem Barreiras que felicidade!



Graças aos amigos e amigos de amigos que apoiaram a nossa Campanha “Vales de Natal” conseguímos garantir o transporte porta a porta, ida e volta (Trindade, Madredeus, Bombom, Budo-budo) e o lanche que se transformou em almoço (prato quente da terra na Cantina da Cacau ). Como as aulas só iniciam em Setembro, até lá realizaremos não 1, mas 2 sessões por semana.
Assim os nossos Jovens Surdos voltam a ter oportunidade de realizar as actividades que tanto gostam (diziam que era o dia preferido da semana!). Este grupo é essencial para os nossos jovens porque lhes permite terem convívio fora da família, interação interpessoal e aprenderem competências importantes para a Vida.




Resumo das duas sessões desta semana:
- introdução às normas de segurança e higiene;


- video-chamada com o coordenador do Grupo Sem Barreiras - psi Sebastião Palha, para ajustarmos detalhes e comunicar aos jovens em linguagem gestual;


- visita guiada à Cacau: horta criativa, arte contemporânea e Museu de História Sãotomense - “O Espaço e a História” - é importante conhecer o passado para compreender o presente e avançar rumo ao desenvolvimento;



- início das actividades de educação pela arte, nesta nova série de sessões o #gruposembarreiras continua com foco na Proteção da Vida Marinha, a reutilizar sacos de plástico.



            - 1ª sessão - desenho e/ou tricot, é uma escolha dos jovens, a grande maioria escolheu a reciclagem de sacos de plástico com recurso ao Tricot, iniciaram com preparação da matéria-prima, corte dos sacos de plástico. Concluímos que o grupo tem óptima memória ainda se recordavam de todos os truques para que não haja desperdício de plástico, cada pedacinho que não se tricota é resíduo que vai poluir!



            - 2ª sessão - tricotar sacos de plástico, para tal apoiámos dois a dois no recordar de como se inicia uma peça de tricot, cada um ao seu ritmo, todos terminaram a sessão a tricotar com destreza e rapidez, um género de tricot fluente!!



Em breve revelamos qual vai ser o tema inspirador destas sessões de tricot onde a Arte e o Ambiente estarão, como sempre de mãos dadas. Afinal a Missão Dimix acredita no poder da arte como meio sensibilizador à proteção do Meio Ambiente.


             - as sessões terminam em convívio e almoço de “família” na Cantina da Cacau.



Atenção: 
A retoma foi ponderada e organizada pela segurança de todos, cumprimos as medidas de higiene e segurança. 
As actividades realizam-se na Cacau, pois é um espaço amplo, que permite o distanciamento e que reúne as condições exigidas, tal como por exemplo um lavatório antes da entrada para que ninguém entre sem lavar as mãos com água e sabão. A cantina também respeita as normas o que permite oferecermos segurança e regras aos nossos jovens.
 


Estas actividades são o Natal em qualquer altura do ano, o proporcionar a oportunidade de actividades extracurriculares onde o transporte e a refeição é  essencial para a sua realização com carinho.

Desistir não é caminho, obrigada a todos que contribuíram para a realização destas actividades, dizer o nome é bonito e agradecer também! 



Ana Sofia Martins   Ana Sofia Mourão   António Palha   Carina Silva   Claudia Felix   Cristiano Morgan Câmara       Cristina Golveia   Dina Rodrigues  João Moreira da Silva   Joanne Gatefield   Margarida Almeida   Maria do Rosário Gaspar   Maria Margarida Palha   Marta  Delgado Rodrigues  Mónica Santos   Pedro Andrade e  Sousa    Romeu Amado    Rui Cardoso   Sahara Vieira   Sonia Pessoa    Vanda Vieira




Muito obrigada queridos jovens surdos pelo entusiasmo e Sr.  João Carlos Silva pela parceria que muito nos faz feliz pela amizade e pela criatividade que possibilita.


Obrigado, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!


"Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas"


Prometemos um semanário mais curto na próxima semana, mas partilhar e agradecer faz parte dos nossos valores... e esta semana foi mesmo especial.


#missaodimix #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #tricot #plástico #gruposembarreiras #jovenssurdos #itspossible #valesdenatal #ods14 #protecaodavidamarinha #saotomeeprincipe #cacaucultural #bámudámon 






05.07.2020

A dedicação e o comprometimento é essencial para o êxito da missão e visão da Associação Missão Dimix. Investir na aprendizagem permanente é o caminho para criar oportunidades e estratégias pedagógicas de construção de comunidades educativas sustentáveis onde a educação ambiental e cívica é um dos pilares importantes de união e participação de todos.


Nesta fase de pandemia, nestes últimos meses dediquei-me a encontrar uma solução de partilha de actividades lúdicas à distância em formato de fichas e a estudar. 

Estudar candidaturas a financiamentos que permitam a continuação das actividades num futuro próximo.

Estudar alterações e melhorias no nosso site.

Estudar, assistir a aulas para enriquecer as estratégias pedagógicas de forma a enriquecer a minha capacidade de partilhar actividades com as crianças e jovens.


Estou muito feliz por ter feito este investimento pessoal e ter encontrado o curso “Compassionate Leadership through service learning” com a maravilhosa Dr. Jane Goodall e sua equipa.



Adorei voltar a estudar, descobrir que por intuição tenho desenvolvido as actividades no bom caminho, contudo podemos sempre melhorar e aprender.
Ganhei ferramentas para desenvolver melhores actividades com crianças e jovens com o foco nas pessoas, noa animais e no ambiente, onde todos são igualmente importantes e inter-relacionados.

Tive oportunidade de conhecer pedagogos especialistas em implementar actividades de educação ambiental, uma oportunidade para continuar a aprender mais. 


Rabiscos de um exercício
Rabiscos de um exercício - As pessoas, os animais, o ambiente em harmonia

Comunidade de Água Izé - Exercício de mapear a comunidade para desenvolver a cidadania activa e a consciência ambiental




Comunidade de Água Izé
Comunidade de Água Izé - Exercício de mapear a comunidade para desenvolver a cidadania activa e a consciência ambiental.




Aprendi histórias para contar às crianças no regresso às actividades, uma delas reforçará a importância de acreditarmos nos nossos sonhos, dedicarmo-nos, descobrirmos soluções e nunca perdermos oportunidades. Acreditarmos em nós!

Com saudades das crianças estou em pulgas para regressar às nossas actividades, partilhar e trocar conhecimentos.

Sónia Pessoa






“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”