Super-heróis

ODS 14 - PROTEGER A VIDA MARINHA - Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes

Desencadear pequenos grandes gestos amigos do ambiente com as crianças é maravilhoso e deixa-nos um sentimento de realização incrível pois acreditamos que o futuro do PLANETA AZUL está nas suas mãos.


As crianças são os nossos pequenos grandes super heróis, agentes de mudança onde animais natureza e seres humanos devem conviver em harmonia e em ambiente de respeito.


Em tempo de férias escolares organizámo-nos para chegar a mais crianças e promover mais actividades que lhes ocupem os tempos-livres de forma lúdica e enriquecedora desenvolvendo a sua cidadania activa.



Actividades realizadas:


LER PARA CONHECER O MUNDO


Partilha de uma história, meio de sensibilização para desencadear actos generosos com a natureza.


A história “estrela” que nos acompanhou foi  “Graciosa, a Baleia Vaidosa” de Sofia Quaresma.


As crianças adoram a história que tão bem fala do lixo marinho e seus riscos para a biodiversidade prejudicando a saúde de todos.






SUPER HERÓIS AMIGOS DO AMBIENTE


Limpezas na Praia Sete Ondas em equipa com balanços finais com o peso de cada tipo de resíduo.


Juntos criámos equipas, dividimos tarefas e recolhemos o lixo de forma organizada, elegemos cores para o tipo de lixo a colocar nos sacos. As crianças foram incríveis, atentas ao combinado, acabávamos com os sacos cheios, mas quase sempre com o lixo já separado. 


Por mais que se faça limpeza de praia todas as semanas há sempre mais lixo, como explicámos às crianças, vem das comunidades, desce pelos rios e pelas encostas, quando chove chega às praias, ao mar, ao oceano … uma desgraça :-(





OS NOSSOS RESULTADOS (Apenas 6 domingos):


4 sacos:
8.350 kg Tampas e argolas de plástico PE;


2 sacos:
1,950 Kg Embalagens (lexivia, shampoo, cremes…) de plástico  PP e HDPE, copos de plástico descartáveis PS;


5 sacos:
13.950 kg Pedaços e pedacinhos de plástico (que vamos usar para criar um animal marinho com mensagem activista);


5 sacos:
14.950 kg Chinelos e sapatos;


8 sacos:
6,636 Kg Latas;


11 sacos:
39,150 kg Tudo e mais alguma coisa que não vamos reutilizar. (Embalagens e garrafas de Pet, pacotes de bolachas, plásticos de embalagens individuais de manteiga, seringas, lâmpadas, cordas, redes, cabelos postiços, balões, paus de chupas e palhinhas)



Todas as semanas encontrámos itens hospitalares, como por exemplo seringas, agulhas e embalagens de soro. Diz muito da forma como o lixo hospitalar é tratado na região.





RECOLHEMOS 83.036 kg de lixo dos quais 22.300 kg vamos conseguir REUTILIZAR com as nossas máquinas transformadoras de plástico de uso único em uso continuado.





Não é muito, mas cada pequeno gesto a mãe terra agradece. 


Todos os pequenos actos contam, todos podem deixar sementinhas e contagiar outros seres humanos.





Juntos pela proteção da Vida Marinha fizemos uma bela equipa. 




ARTE E ACTIVISMO


1 “Pic-nics” de aguarelas na praia 


As crianças pintaram inspiradas na história e na incrível beleza da vida marinha ao som das ondas do mar.





As crianças foram desafiadas a procurar e recolher copos de plástico (infelizmente há sempre no areal), encher com água para pintarem com aguarelas. Com este pequeno desafio pretendemos despertar as crianças à recolha e reutilização.




Os seus postais serão expostos na exposição que realizaremos no último trimestre de 2021, com o objectivo de continuar a despertar a comunidade à urgente necessidade de Proteger a Vida Marinha.






2 Pintura de sacos de pano 


As crianças de Água-Izé inspiradas nas actividades de Proteção da Vida Marinha em que participam desde 2019, ilustraram sacos de pano com mensagens activistas para usarem no seu dia-a-dia na comunidade de forma a chamarem à atenção para a alternativa a sacos de plástico. Também pintaram sacos para a exposição, uma vez que o entusiasmo foi tal que queriam pintar mais do que um saco :-)










3 Construção do Colar da Baleia Vaidosa para instalação/ performance 


Através da história abordámos os diferentes tipos de lixo e como os poderemos reutilizar prevenindo o seu descarte.


As crianças construíram uma interpretação do colar da Baleia Vaidosa com resíduos que não conseguimos reutilizar com as máquinas transformadoras, resíduos estes que reservamos para fazer arte ;-)






“Amar o mar, amar a vida”
Missão Dimix


Impactos:


- Formar jovens líderes. O Dinix que participa neste tipo de actividades desde 2018 falou às crianças sobre a problemática do lixo marinho… Foi maravilhoso escutá-lo a passar esta mensagem às crianças, surpreendeu-nos, parecia um excelente professor a falar-lhes! Que orgulho ouvi-lo a passar a mensagem tão bem;


As crianças, pequenos grandes super heróis com super poderes e amigos do ambiente divertiram-se e expressaram a sua criatividade e mensagens; 

- Pequenos gestos podem contagiar outras pessoas, o grupo foi aumentando ao longo das semanas de actividades;


- Crianças que estavam na praia com as suas famílias vinham ter connosco para nos entregar tampinhas de “bule”;


- Pessoas que estavam na praia vieram falar connosco para saber que plástico nos podem entregar para reutilizarmos;


- Entregámos piões feitos com reutilização de tampinhas a crianças que fizeram recolhas.





Estamos muito gratos pela forma como as crianças se entregaram às actividades de Proteção da Vida Marinha #ODS14.




Agradecemos também a quem nos apoiou, a Ligia e o Bruno do Coconuts bar, o Miguel, o Dinix e o Hélio.




“As pessoas protegem aquilo que amam.”
Jacques-Yves Cousteau


“Que em todo o planeta floresçam comunidades onde pessoas, animais e ambiente se relacionam em harmonia."


O sonho Missão Dimix


#missaodimix #itspossible #crianças  #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #protecaodavidamarinha #ods14 #limpezadepraia #amaromar #amaravida #umsóoceano #escolaazul #apadrinharumaescola é #apadrinharumacomunidade #darvozàscrianças #desenhar #pintar #construir #jogar #ler #lerparaconhceromundo #GraciosaaBaleiaVaidosa #educacaodequalidade #ods4 #educaçãonãoformal #reducaodasdesigualdades #ods10 #escolapraiarei  #aguaizé #praiaseteondas #ribeiraafonso #santana #praiamessiasalves #especial #feriasescolares #saotomeeprincipe


Dar voz às Crianças - Jesuel - Água-Izé

O Jesuel é o menino rapaz que não  gosta de desenhar, gosta de escrever.  As crianças adoram desenhar, mas também temos crianças se entusiamam da mesma forma com a escrita livre. É o caso do Jesuel. O tema transversal à sua escrita...
Ler mais

MÃE TERRA - o que é a CARTA DA TERRA ?

O Dia Internacional da Mãe Terra é comemorado a 22 de Abril, em todo planeta.Nesta data devemos reconhecer a importância do planeta e refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra, é urgente para o bem de todos, pessoas, animais e meio ambiente. A...
Ler mais

Plano de leitura - Ler para Conhecer o MUNDO

#LERPARACONHECEROMUNDO - #Planodeleitura 2020 2021. A leitura é uma das actividades que incutimos diariamente, na verdade até estamos muito felizes, pois as crianças chegam e pedem para ler! Acreditamos que foi um dos impactos mais mágicos que...
Ler mais

“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”