Super-heróis

ODS 14 - Proteger a Vida Marinha - Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes

As crianças e o Desenvolvimento Sustentável / Futuro do Planeta Azul.


No ano de 2019,  e com o foco no futuro das crianças e jovens a nível local e global, elegemos o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 14 – “Proteger a Vida Marinha” como temática das actividades a desenvolver, em 2020 vamos continuar com esta temática.

Entendemos que a Educação Ambiental é um processo que tem de ser desenvolvido activamente ano após ano, com várias abordagens e actividades diversificadas, e não apenas as acções pontuais que  não terão os resultados a longo prazo que pretendemos atingir tal como, a mudança de comportamentos, sensibilização da consciência ambiental, a implementação de ações concretas na comunidade. Ao desenvolvermos ações com as suas crianças, cuja faixa etária é mais susceptível a mudanças de comportamentos havemos de fazer chegar a mensagem às comunidades.


*

“Se não forem tomadas medidas, estima-se que em 2050 haja mais plástico nos oceanos do que peixe (em peso).” 

Fonte: Fundação Ellen MacArthur – Relatório 2016


Por todo o Mundo são divulgados dados que nos ajudam a entender o que se passa e divulgadas medidas para conseguirmos tornar mais saudável a vida no nosso Planeta Terra, o Planeta Azul.


Estamos numa ilha, o problema é de TODO o planeta, TODOS juntos podemos tomar medidas, abraçar pequenos grandes gestos por uma vida mais sustentável.


As crianças são os guias da nossa missão, queremos o melhor futuro possível para elas. Queremos continuar a incutir-lhe bons hábitos e ensinamentos para bem cuidarem do seu futuro no Planeta Terra. Pela Educação pela Arte, através da Educação Ambiental estamos e vamos continuar a transmitir conhecimentos de forma lúdica para que sejam cidadãos activistas, agentes de mudança e transmissores da mensagem nas suas comunidades.

Defendemos o papel activo das crianças na resolução de problemas através de uma “contaminação” positiva dos adultos, famílias e comunidades com boas práticas.


São Tomé e Príncipe, 1 de Fevereiro de 2020


São Tomé e Príncipe tem uma biodiversidade marinha incrível, é muito importante as crianças terem oportunidades de desfrutar de tal beleza para terem comportamentos de respeito e proteção.


Em Fevereiro iniciámos uma actividade que há muito estávamos para iniciar com os nossos “Pequenos grandes heróis com super poderes” sob o mote “Proteção da Vida Marinha”  com os pés na areia e a pele salgada!

É importante conversarmos e mostrarmos imagens às crianças no sentido de despertar para a proteção da biodiversidade marinha, mas é também deveras importante mostrar-lhes a beleza da biodiversidade de São Tomé e Príncipe.

Recebemos a visita de um amigo fundador da Missão Dimix, o Bobby que é apaixonado por mergulho, partilhámos com as crianças videos de mergulhos realizados nas águas santomenses onde as personagens principais são polvos, tartarugas, peixes balão, palhaços e tantos outros de beleza incrível, conversarmos sobre a importância de ter cuidado com o lixo que vai “parar” ao mar, sobre a importância de respeitar e proteger as tartarugas... juntámos umas máscaras de snorkel para que numa baia calminha todos pudessem apreciar a fauna marinha existente. 




Desafiámos as crianças que aguardavam a sua vez, pois não havia máscaras para todos, a criarem esculturas de tartarugas na areia, assim nasceu um concurso que realizaremos em breve onde os prémios serão material escolar.



Foi muito divertido, os sorrisos maravilhosos mostram como foram momentos de diversão e aprendizagem.



#missãodimix #todosjuntossomosmaisfortes #saotomeeprincipe #ocupacaodetemposlivres #educacaodequalidade #ods4 #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #protecaodavidamarinha #ods14 #educacaoambiental  #crianças #biodiversidademarinha #snorkling #pequenosgrandessuperheróis #pequenosliderescomsuperpoderes #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #distritodecantagalo

#direitosdascrianças #anolectivo20192020 #partilhadesaberes #direitoabrincar #direitoasonhar 

“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”