Super-heróis

Uma Aventura ao Ilhéu das Rolas

“Uma aventura ao Ilhéu das Rolas”


Sob o mote:

Mergulhar para conhecer e proteger, Mergulhar para amar e conservar!





Acreditamos que estamos a acompanhar o desenvolvimento de Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes, com mil e um talentos e muitos até com  perfil de futuros monitores de actividades comunitárias de ocupação de tempos-livres.

Em início de Setembro reunimos condições, com o apoio de amigos e associados surpreendemos o Grupo de Proteção da Vida Marinha (Wilker, Clauny, Josias, Elyane, André, Ana Paula, Jesué, Lilyane, Anderson e Jennifer)   com uma saída surpresa, com a missão de AGIR e também de lhes darmos a conhecer regiões e comunidades que nunca tinham tido oportunidade de conhecer.




Saímos da Roça Água-Izé sábado bem cedinho pela maravilhosa estrada do Sul para surpreendermos as crianças com dois dias de passeio, convívio e  actividades de Proteção da Vida Marinha, regressámos à Roça no domingo ao entardecer...





Nas  memórias dos adultos que se uniram para esta surpresa acontecer em segurança ficarão para sempre as maravilhosas expressões nas carinhas das crianças, carinhas de admiração e encantamento pela beleza das paisagens da sua maravilhosa ilha pela estrada fora.





Esta saída foi especial para todos, crianças e adultos. 
Seguindo o nosso lema “Dar Voz às Crianças” vamos partilhar os  excertos em que contam como foi!







Wilker, 15 anos



“No Ilhéu das Rolas fizémos várias coisas incríveis de que eu nunca me vou esquecer. (…) Fizemos esta viagem no dia 3 de Setembro. (…)”






André, 13 anos



“(…) fomos ao Ilhéu das Rolas foi um passeio e tanto foi uma viagem surpresa. Ao longo do caminho vimos o Pico Cão Grande, Pico Cão Pequeno, o Iô Grande, o Mangal de Malanza (…) Chegámos a Porto Alegre e todos ficámos surpresos com o Krysmer pegando nos coletes salva-vidas. Estávamos a ir ao Ilhéu (…) jogámos à bola com os meninos do Ilhéu e depois vimos uma baleia.
No Domingo fomos à Praia Café, Praia Joana, Praia Pesqueira, e Praia Bateria, antes disso vimos duas furnas, fomos ao Marco do Equador tirámos fotos, fomos ao Jardim Botânico e já me esqueci que sábado jantámos num bar local e dançámos e cantámos (…)
Mergulhámos com máscaras de mergulho e o Krysmer foi o nosso mentor(…).
(…) comprámos óleo de côco e oferecemos uma bola aos meninos do Ilhéu.
De regresso de barca vimos mãe e filho, mãe e filho baleia, foi fantástico.
Obrigada Sónia pelo passeio.”






Josias, 13 anos



“ Eu gostei do ilhéu porque é muito bonito. No Ilhéu há muitas praias lindas como a Praia Bateria, a Praia Café (…) gostei principalmente das furnas (…) e gostei de ver baleias eram grandes e bonitas.
Espero que se voltarmos possamos ficar mais tempo na ilha.
(…) Gostei de mergulhar com a máscara de mergulho! Vi muitos peixinhos de várias cores e espécies como o peixe Sol, o Vermelho e o Ximxim é preto, azul e amarelo e muitos outros.
Foi sensacional. E gostei de fazer novos amigos.”






Elgy



“(…)Uma viagem tão linda que ninguém sabia. A Sónia preparou com a ajuda do Eurico. Não imaginava que ia ser o Ilhéu das Rolas. A viagem foi tão linda! 
(…) no dia seguinte, depois do pequeno almoço fizemos uma caminhada no Ilhéu, fomos ao centro do mundo (Marco do Equador)  lugares incríveis que eu nunca vi na minha vida. (…) 
A melhor surpresa da minha vida.”






Lilyane, 16 anos



“Foi um passeio maravilhoso e uma experiência incrível porque nunca tinha ido lá antes e gostei imenso de ter ido. O Ilhéu das Rolas é um lugar lindo com praias lindas e limpas, pessoas simpáticas, um ar limpo e natural sem barulhos ou poluição de máquinas e sem falar  dos diversos pontos turísticos, (…) e o que eu não sabia é que o Ilhéu das Rolas está no centro do mundo (…)  A parte que mais gostei  do passeio foi tomar banho no mar e mergulhar com máscara para ver peixinhos, também gostei imenso de andar de barco, foi divertido e tranquilo, tive a sorte de ver uma baleia de perto, foi um pouco assustador, mas também  maravilhoso. A viagem foi longa e cansativa mas valeu apena, pois foi uma aventura deslumbrante e espero voltar lá mais vezes.”






Josué, 13 anos



“(…) gostei muito da viagem de barco e de ver baleias. Gostei de recolher lixo na praia. Gostei de mergulhar com as máscaras de mergulho e ver os peixes. Eu também gostei de jogar futebol com os meninos do Ilhéu, pena que nós perdemos por 5 a 4 mas da próxima vez vamos ganhar. (…)“





Ana Paula, 14 anos



“(…) Queria poder ficar lá mais tempo. (…) Me diverti muito (…) o momento que mais gostei foi a hora de mergulhar com máscara, vi muitos peixes (…) 
Cada lugar, cada paisagem é mesmo lindo.
Tudo correu bem, a ida e o regresso.
Foi inesperada a surpresa! Obrigada!”






Clauny, 12 anos



“(…)Estou feliz que nada de mal aconteceu connosco e também porque andei de barco.
(…)gostei de lá porque há muita humildade e simplicidade.
Nunca pensei que iria conhecer o Ilhéu das Rolas (…)”






Elyane, 16 anos



“(…) é um paraíso na terra, com praias maravilhosas (…) tudo me encantou, a melhor parte foi andar de barco, muita adrenalina e vimos baleias o que tornou a ida ao Ilhéu ainda mais marcante (…) foi a melhor surpresa que já me fizeram, espero poder voltar ao ilhéu (…) a praia Bateria me encantou mais, parece uma piscina com areia e água e ali o mar é mais azul e as furnas, as furnas são incríveis, eu nunca pensei ver coisa dessas (…)

O Ilhéu é mesmo muito especial, tomara que resista à poluição. 
Eu viveria ali (…) gostei muito de conhecer o Ilhéu das Rolas, o tal centro do mundo.”





E assim foi Uma Aventura no Ilhéu das Rolas…
As crianças divertiram-se, nadaram, mergulharam, cuidaram da natureza, apanhámos todo plástico encontrado pelos trilhos e praias, leram, jogaram futebol, jogaram cartas, fizeram amizades, conheceram um pouco da sua ilha, organizaram-se, dividiram tarefas, e o comportamento que foi excelente.








E que lindo como nestas saídas percebemos que o hábito de leitura faz parte da sua dinâmica fora do espaço de actividades, não resistimos em registar estes momentos de espera para sairmos em grupo ou pré-soninho da noite de Sábado.








E como AGIR é o CAMINHO recolhemos nos areais, mato e fundo do mar 8,5 kg de plástico, dos quais 4,5 kg para transformarmos com as nossas máquinas.







Sabem que mais? A beleza também sensibiliza! As crianças anseiam que a poluição não destrua a beleza do Ilhéu.







Apreciar a beleza da vida marinha no seu ecossistema tem um poder imenso, especialmente quando tiveram oportunidade de ver um peixe a “picar” uma velha peça de roupa no fundo do mar como se fosse alimento… momentos como estes ficam na memória das crianças e incute-lhes a urgência que é AGIR para proteger e conservar o Oceano e a Vida na Terra.





E a beleza também inspira a criatividade e a escrita, no regresso pintaram lindas aguarelas como exercício de memória a tudo que apreciaram e viveram. E a escrita a escrita foi o dar voz à surpresa sentida por cada um.











A super equipa que vestiu a camisola DIMIX e tornou esta surpresa possível:





A Sónia magicou a surpresa, desafiou grandes amigos, organizou materiais de actividades e tratou da logística desta especial viagem. Especial? Sim sim afinal as primeiras sementes Dimix foram “lançadas” à terra no Ilhéu que será sempre o sítio ponto de partida de Missão.






O Eurico fez a ponte com os encarregados de educação e responsabilizou-se por transportar as crianças (a Sónia ficou com os adultos e a carga). Apesar dos dois inconvenientes furos matinais nos pneus o Eurico é especialista em não perder tempo com imprevistos.




O Eurico e a Sallet organizaram e prepararam as refeições. Que bela dupla, não faltou nada e tudo estava delicioso dos almoços ao mata-bicho (pequeno-almoço).









O krysmer orientou as crianças no snorkling e que experiência nova foi para as crianças, adoraram! Tornou se a actividade mais pedida!
Também nos levou a conhecer os trilhos do ilhéu, território que conhece como as palmas das suas mãos desde criança… pelo caminho com a sua mestria foi abrindo côco, papaia… coisas boas da terra.










A Sissi apoiou na atenção e cuidado com todas as crianças.




O João apoiou na logística e teve a ideia do jantar surpresa de sábado no bar/restaurante do Aclay. E o que as crianças se divertiram e apreciaram, cantaram, tocaram e dançaram.




Agradecemos ao Professor Alexandre a autorização concedida ao professor Eurico para “montarmos acampamento” na escola do Ilhéu. À Catarina o apoio na  logística Porto Alegre Ilhéu das Rolas.




Ao Silvestre que não conseguimos levar connosco pois ficou com o Herikson a tomar conta do espaço de actividades que abre ao sábado agradecemos a dedicação habitual na separação e tratamento dos resíduos que as crianças recolheram no Ilhéu das Rolas entre areais, mato e fundo do mar 8,5 kg de plástico, dos quais 4,5 kg para transformarmos com as nossas máquinas.
Ter o Silvestre e o Herikson na nossa equipa é maravilhoso!






#umfimdesemanasurpresa #umaaventuranoilhéu#missaodimix #itspossible #roçaáguaizé  #ilhéudasrolas #sul #distritodecaué #fériasgrandes2022 #actividades2022 #AGIRÉOCAMINHO 
#educaçãopelaarte  #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods14 #proteçãodavidamarinha #educaçãoambiental #ods4 #educaçãodequalidade #oceandecade #umsóoceano #amaravidaamaromar #conhecerparaproteger #economiacircularecriativa #saotomeeprincipe #africa


“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”