Campanhas

OUT. - Educar para a Saúde com a Dra. Vânia Beliz

Por Dra. Vânia Beliz

Psicóloga , Sexologa Doutoranda em Saúde Infantil no Instituto de Educação da Universidade do Minho


REFLEXÃO 1
Amanhã terminam as férias, já há algum tempo que dedico as minhas férias a fazer coisas que me dão o mais verdadeiro prazer. Este ano o período maior foi destinado a São Tomé.
A primeira reflexão de várias que poderão acompanhar é sobre o motor de tudo isto, a Sonia Pessoa. Conheci-a porque pedia calculadoras para um conjunto de meninos. E nesse encontro tive a certeza que teria de a visitar em São Tomé. Conheci o seu trabalho e despertou me curiosidade tudo o que fazia com as crianças ocupando os seus tempos livres com desafios criativos e educativos. 
Ter conhecido a Sónia e ter estado com ela em São Tomé foi das melhores coisas que me aconteceu. Não se consegue ficar indiferente à magia que faz com tão pouco. Não se consegue ficar indiferente a tamanha dedicação.
Nas ruas, nas estradas, as pessoas conhecem esta portuguesa que deixou TUDO para multiplicar o amor junto destas comunidades mais vulneráveis através da educação.

A Sónia, dedicou se de coração a estar presente, a fazer a diferença.
Tenho muita coisa especial para recordar da Sónia, da sua voz serena, às suas sopas [maravilhosas], dos seus olhos atentos, aos seus braços sempre abertos.
A Sónia é um ser especial e que privilégio é ter tido esta mulher na minha vida.

Tenho um enorme orgulho de saber que sem qualquer apoio financeiro continua firme a acreditar que melhores dias virão.

Não descansarei enquanto não juntar mais sócios à nossa, tua associação MISSÃO DIMIX. A felicidade destas crianças também passa por esta pequenina [GIGANTE] associação. Ai se eu pudesse Sonia, se eu tivesse capacidade financeira para poder despreocupar te quando me dizes que precisamos de mais capas para a chuva, de transportar crianças para as atividades, de lhes dar um uniforme ou pagar as propinas...

Que sejam longos os teus anos para continuares esta MISSÃO e que os apoios se multipliquem. 

É preciso fazer face a muitas despesas e necessidades. Havemos de conseguir!
São muitos os momentos que partilhámos juntas desde a admiração das crianças, dos jovens, dos adultos, ao olhar agradecido de todos e todas. 
Nunca terei como agradecer esta oportunidade! Recordarei estes dias para sempre!

Juntem-se a nós! Cada associado é mais uma oportunidade de ajudarmos no terreno e multiplicarmos as nossas ações.

https://missaodimix.org/ajudar


29.10.2019






REFLEXÃO 2 


A missão educativa: as crianças e a prevenção da violência sexual 

Podia dividir esta missão em várias ações, crianças, jovens com destaque para o trabalho com as meninas e os educadores formais.

Para os mais novos levei aos jardins A viagem de PELUDIM, refletimos sobre as diferenças entre meninos e meninas e sobre o corpo, chamando à atenção para as partes íntimas que precisamos proteger. 
Em São Tomé existem milhares de crianças vulneráveis. Muito facilmente chegam até nós, querem tocar-nos, pedem nos doces, presente, andam com pouca roupa, querem tirar fotos, aproximam se sem medo. Este comportamento faz com que estejam muito vulneráveis e em risco. É muito fácil o caminho para comportamentos de violência.

Depois das sessões distribuímos infográficos para levarem às famílias, deixamos material para recordarem a história em sala, fixámos cartazes com 5 regras de segurança. Foram sessões divertidas e entusiasmantes. Sabemos que no atual cenário este tema é muito importante para a segurança e saúde das crianças santomenses.
#missaodimix #prevenirviolenciasexual


31.10.2019






REFLEXÃO 3
Os e as jovens
À semelhança do que faço em Portugal também perguntámos aos jovens o que gostariam de saber. No fim pedimos para avaliarem as sessões e não podia ter ficado mais orgulhosa.
Em São Tomé as dúvidas dos jovens não são diferentes das dúvidas dos nossos mas alguns mitos não deixam de os colocar em risco.

- A pílula seca a mulher? Depois elas podem ter filhos?
- O preservativo faz infeção?

Foram dias de muita partilha e de conhecimento, contei com um conjunto de desenhos financiados pelo Instituto Cores que ajudaram a responder a todas as dúvidas. Nada se faz sem o apoio de muitos.
O fato de termos jovens de várias idades foi um desafio mas no fim foi possível responder a todas as dúvidas. Já cá alguns enviam mensagens através do CONTROL TALK ou pelo Facebook.

Em São Tomé a contracepção é gratuita mas os mitos à sua volta afastam os jovens de terem relações sexuais protegidas.

Foi possível conversar com muitas jovens que se queixam de ficar sozinhas quando engravidam deixando a escola e perpetuando se uma vida sem oportunidades. 

Sobre o trabalho de empoderamento falarei depois numa “reflexão” específica mas há muito a fazer e por isso contamos com a vossa ajuda. 
Vamos marcar a próxima viagem! Prometemos e vamos mesmo voltar!
É mais do que uma necessidade, é uma missão! 

#missaodimix #educarparasaude


02.11.2019









REFLEXÃO 4
As meninas e as mulheres: as novas influencers da higiene menstrual de São Tomé .
Uma das ações previstas para a missão educativa em São Tomé foi sensibilizar as meninas para a puberdade e falar com as mulheres sobre o ciclo menstrual, menstruação, período fértil(...)
Em São Tomé comprar uma embalagem de pensos descartáveis não é fácil tendo em conta o preço, o tratamento dos resíduos também é um problema num país onde é urgente proteger o ambiente. 



Em São Tomé a maior parte das casas não tem saneamento pelo que a higiene íntima das mulheres nao é uma tarefa fácil . Para abordamos este tema levei comigo um conjunto de kits para a confecção dos pensos de pano. Da Academia Senior de Serpa seguiram kits que irão servir para as primeiras aulas de costura já agendadas. Também da Riera Alta através da Claudia chegaram kits, um alicate e muitas molas para o término dos pensos. A Claudia também nos ofereceu um conjunto de pensos já feitos e que foram entregues a muitas meninas para que conhecessem este modelo mais seguro.
Levei ainda um conjunto de pensos reutilizáveis oferta de duas amigas, que por venderem cá e usarem não quiseram deixar de ajudar a missão.

Às mais velhas, educadoras, professoras foram entregues 50 copos menstruais, uns oferta da Meluna e outros adquiridos em Espanha com o donativo de várias pessoas. Queremos que estas mulheres sejam as novas influencers da higiene menstrual influenciando as suas alunas a esta solução tão prática.
O copo menstrual foi mesmo o momento mais curioso destas sessões com as mulheres num misto de sensações curiosas de experimentar.



Os mitos à volta da vagina não são muito diferentes daquilo que encontramos em Portugal e a oportunidade de experimentar fez com que aceitassem o desafio.
Esperamos que se multipliquem as utilizadoras, tendo em conta a resposta saudável e ecológica.

As sessões não seriam fáceis sem a ajuda das pranchas educativas financiadas pelo Instituto Cores do Brasil e do modelo anatómico interno feminino da MSD. Com eles as meninas e mulheres aprenderam mais sobre o seu corpo em especial sobre a vulva e a vagina. 
Entregámos ainda a todas um folheto especial sobre menstruação com algumas dicas e conselhos.

Como estas ações beneficiaram de tão diferentes apoios! Já só pensamos nas próximas!
#menstruacao
#missaodimix
#vaniabelizsexologia #meluna #institutocores

06.11.2019


REFLEXÃO 5
Os educadores e professores
Ter conhecido os educadores e professores de São Tomé fez me pensar como é importante o seu papel na vida das crianças e jovens. Enquanto aqui se fala em indisciplina em São Tomé o professor ainda tem autoridade e não há grande espaço para faltas de respeito. Os docentes são autoridade e são por isso respeitados. Claro que ainda existem algumas “técnicas” bem conhecidas da minha geração que fazem alguma diferença mas a escola tem um valor incalculável para as crianças e jovens que sabem que só ali poderão ter uma oportunidade de melhorar as suas vidas.



Os professores têm poucos recursos, não há projetores, materiais lúdicos, tudo é simples. Existem escolas onde falta quase tudo mas não faltam sorrisos e muita vontade de ensinar e aprender.


Tive pena de não encontrar professores portugueses nas escolas públicas, tive pena que o português não seja um investimento verdadeiro e que existam tantas dificuldades na língua que nos une.
De resto todos estão de parabéns porque ensinar perante tantas dificuldades é um grande desafio!
Não consigo esquecer estes sorrisos!
#missaodimix

07.11.2019




REFLEXÃO 6
Conheci o Moises Viegas em São Tomé através da Sonia. Encantou - me a forma como consegue motivar os mais novos. É um acelerador social!




Todos sabemos a importância que as pessoas inspiradoras podem ter nas nossas vidas e o Moises Viegas é uma dessas pessoas. 
Estivemos juntos em 2 comunidades, Margão e Guadalupe.

Tudo nele transpira vontade de mudança e à sua chegada ninguém fica indiferente. É uma referência com o qual tive o privilégio de estar! 
Na próxima vez vamos fazer um “tour” juntos, numa parceria de sucesso!

Juntos somos mais fortes e as crianças são o futuro deste lindo país.
Nós aqui estaremos para as ajudar a tornarem-se mais felizes e a sonharem um país mais justo para todos e todas.


#somosoquesonhamos
#missaodimix

08.11.2019


Campanhas

OUT. - Direito a Estudar - Queremos matricular 33 crianças na escola

São Tomé, 1 de Novembro de 2019

Assunto: Mochilas para os 33 alunos que todos juntos matriculámos.


Recordam-se da campanha de apadrinhamento para 33 crianças? Foi um sucesso pois com a união de todos pelo objectivo de apoiar crianças a frequentar a escola conseguimos o valor necessário para matrículas, 2 uniformes, mochilas e respectivos materiais. As mochilas estiveram esgotadas mas já as conseguimos adquirir e preparar com os respectivos materiais para entrega na próxima semana. De salientar que fizemos questão de adquirir numa loja Santomense, evitando o comércio chinês, apoiando assim o comercio santomense e as famílias envolvidas. Para concluirmos esta pequena grande Missão apenas faltam os uniformes que estão a ser costurados. Fica prometida a foto de grupo. Eternamente agradecidos a todas e a todos que contribuíram.






















Água Izé, 14 de Outubro, de 2019
Assunto: Comunicado de agradecimento.


Obrigada a quem confiou na nossa associação Missão Dimix, sim porque todos os que partilharam e contribuíram fazem parte. Na chegada a São Tomé houve mil imprevistos para dar a volta desde sexta-feira, mas como prometido as matrículas estão pagas. Os uniformes encomendados. As mochilas e materiais escolares serão o próximo passo. O país está sem combustível o carro está parado a aguardar abastecer... acordámos cedo rumo a Água Izé, fizemo-nos à estrada de hiace (transporte partilhado), apanhamos chuva até à escola mas valeu cada gota a felicidade de deixar estas crianças descansadas na sua missão de estudar, parte da missão está cumprida. Também não há luz mas vale a bateria e lanterna para partilhar convosco a prova de pagamento. 

Até breve, “estamos juntos”, como se diz por cá!


#todosjuntossomosmaisfortes #missaodimix









SEJA PADRINHO DA MISSÃO DIMIX E AJUDE 33 CRIANÇAS A FREQUENTAR A ESCOLA


Por incrível que pareça há crianças que não vão á escola porque as famílias não têm 16 € para a matricula e uniforme obrigatório.

No ano lectivo de 2019/2020 iniciámos o apoio à Escola da comunidade de Água Izé, comunidade esta onde também partilhamos as nossas actividades com as crianças e jovens.

Detectámos dificuldades no acesso à escola devido à impossibilidade de pagamento de matrícula com multa, cerca de 4,29€ e compra do uniforme obrigatório que varia entre 6€ até a 6ª classe (bata) a 20€  a partir da 7ª classe (camisa+bata) dependendo da classe. 

Assim, desafiamos os nossos amigos e amigos de amigos a apadrinharem a frequência escolar destas 33 crianças, levantamento feito com o Director da Escola, o Sr Eurico Tavares.

Apresentamos 4 opções:
- Matrícula + 2 uniformes 16,29 € até 7ª classe
- Matrícula + 2 uniformes (até 7ª classe)+ mochila com 4 cadernos, lápis, caneta, afia, borracha, estojo 35 €
- Matrícula + 2 uniformes 44,29 € a partir da 7ª classe
- Matrícula + 2 uniformes (a partir da 7ª classe)  + mochila com 4 cadernos, lápis, caneta, afia, borracha, estojo 63 €

1ª a 6ª classe – 27 alunos 

7ª a 9ª classe – 5 alunos

+ 1 crianças com 7 anos sem registo de nascimento, para frequentar a 1ª classe


IBAN: PT50 0010 0000 5482849000121
Instruções:
- Deve ser referido na referencia da transferência “apoio escolar”.
- Envio de comprovativo para: associacao@missaodimix.org.
- enviaremos para o email um desenho / carta  da autoria da criança
- Morada e nif para o caso de desejar receber recibo onde consta a alínea e), do nº 3 do artigo 62º do Estatuto dos Benefícios Fiscais.


Ficaremos eternamente gratos pelo apoio em matricularmos estas crianças e proporcionamos os elementos básicos para frequentarem a escola, um direito que todas as crianças deveriam ter.


#direitoaestudar #convençãodosdireitosdascrianças #educaçãodequalidade #ods4 #missaodimix #itspossible



06.10.2019

Que semana espectacular no que toca à incrível união da sociedade civil, da rede de amigos e amigos de amigos, estamos muito agradecidos.
Estamos muito felizes e temos de agradecer a todos os que se juntaram a nós com o objectivo de conseguirmos juntar o valor para matricularmos 33 crianças da Escola de Água Izé da 1ª e a 9ª classe. Vamos conseguir regressar a São Tomé pagar as matrículas, oferecer dois uniformes, mochila com cadernos, estojo, lápis, afia, borracha e caneta.
Vamos ainda averiguar os casos das crianças sinalizadas numa outra comunidade sem registo de nascimento, sem dúvida são crianças em situação de vulnerabilidade, um dos perigos é o tráfico de crianças.
A Associação Missão Dimix esta eternamente agradecida a todas e a todos, com a vossa ajuda vamos conseguir cumprir o nosso objectivo de apoiar as crianças sinalizadas com mais dificuldades.

#missãodimix  #anolectivo20192020 #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #direitoaestudar #direitoasercriança #direitoasonhar #darvozàscrianças #direitosdascrianças  #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #lemasdeacção #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental  #7R’s #comunidadeáguaizé  #anolectivo20192020 #VâniaBeliz #educaçãoparaasexualidade #partilhadesaberes #capacitaçãodeprofessores #capacitaçãodetécnicosdeeducação #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes




Campanhas

SET. - Receber e partilhar - Regresso às aulas


Especial regresso às aulas com os Principezinhos de São Tomé e Príncipe - entrega de materiais escolares - 1a a 4a classe.


Agradecemos a todos os amigos da Missão Dimix e a todos os visitantes da Faca - Fábrica das Artes, Ambiente e Cidadania Activa os materiais escolares que nos entregaram.




Faz parte dos nossos princípios entregar nas mãos das crianças, na escola.




Durante esta semana visitámos a escola acompanhados pela direção, que previamente identificou casos específicos de alunos com mais carências. Houve lápis e canetas para todos, borrachas e afias para quase todos, ouve conjuntos mais completos para quem mais apoio precisa.






Estar na escola com as crianças é sentir que fazemos parte da comunidade, conhecer cada caso familiar para juntos podermos pensar que fazer para apoiar.
Foi também especial desenvolver esta ação com a participação activa do Dinix, o menino com quem fizemos a amizade e que inspirou a nossa missão de cooperar com as crianças do seu país.


#todosjuntossomosmaisfortes
#missaodimix #itspossible

Campanhas

SET. - A Missão Dimix apresenta em Lisboa o trabalho desenvolvido no terreno, em São Tomé e Príncipe

Missão Dimix:  it’s possible!


A Missão Dimix em São Tomé e Príncipe:
- Educação pela Arte - Proteção da Vida Marinha;
- Educar para a Sexualidade em ambientes vulneráveis com a convidada especial Vânia Beliz;
- Apoio ao Estudo.


Onde: CCC Café - Rua da Junqueira 295/7 em Lisboa
Quando: dia 28 de Setembro pelas 11h


Temos o prazer de convidar todos a fazerem parte da Missão Dimix, juntando-se a nós dia 28 de Setembro pelas 11h no CCC Café. 


Queremos partilhar o trabalho desenvolvido em São Tomé e os próximos desafios.




“TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”

Campanhas

Clube de Leitura “LER para conhecer o MUNDO”

Roça de Água Izé, Julho/Agosto 2019


O clube de leitura faz parte das actividades diárias. É nosso objectivo incutir hábitos de leitura junto de crianças e jovens. Acreditamos que este hábito lhes pode auxiliar no sucesso escolar potenciando a melhor compreensão de todas as disciplinas escolares, assim como o seu desenvolvimento pessoal no presente e no futuro.

Aliamos a expressão plástica através do desenho para o desenvolvimento da compreensão das histórias. Como todas as crianças e jovens gostam de desenhar após a leitura proporcionamos materiais e tempo para o desenho como meio de expressão da narrativa.
Tem sido um sucesso, é maravilhoso quando nos pedem para ler, é maravilhoso ver os olhos deles a brilhar ao terem acesso a livros, uma grande companhia, meio de acesso a conhecimento e diversão.





























#missãodimix #lerparaconheceromundo #clubedeleitura #comunidadedeáguaizé  #educaçãodequalidade #ods4 #educaçãopelaarte  #nãoháplanetaB #todosjuntossomosmaisfortes


Praia Lagarto, 7 de Julho de 2019


No domingo foi dia de Clube de Leitura improvisado com três meninas que nos procuraram pois descobriram pelas amigas que partilhamos actividades com crianças. Escolhemos a história “Um oceano de histórias”, que pretende despertar a consciência ecológica e ambiental sobre o mundo que nos rodeia.
Foi bonito assistir à sua leitura e entreajuda nas palavras difíceis.




Deixamos duas “passagens”:
“- Achas que os adultos deviam ser proibidos de andar por aqui?
(…) O problema é que a Natureza é frágil e merece ser tratada com milhentos cuidados. Por todos.”

#missãodimix #lerparaconheceromundo #trêsclubedeleitura #praialagarto #umoceanodehistórias #educaçãodequalidade #ods4 #educaçãopelaarte #nãoháplanetaB #todosjuntossomosmaisfortes


Praia Lagarto, 23 de Junho de 2019



Hoje foi dia de Clube de Leitura, o livro escolhido foi “A Ilha Levezinha” de Estrela Matilde. Sendo o nosso tema de actividades a Proteção da Fauna Marinha escolhemos esta história para inspirar as crianças a deixar uma pegada levezinha no Mundo.




O desenho é a parte lúdica da actividade, com ele queremos cativar a participação das crianças nesta actividade que pretende incutir hábito de leitura.












Tivemos 10 participantes entusiasmados o que é muito animador.



#missãodimix #diadacriançaafricana #lerparaconheceromundo #doisclubedeleitura #praialagarto #ailhalevezinha #estrelamatilde #educaçãodequalidade #ods4 #educaçãopelaarte #staples #nãoháplanetaB #todosjuntossomosmaisfortes



Praia Lagarto, 16 de Junho de 2019



Hoje no Dia da Criança Africana iniciámos o Clube de Leitura, actividade sob o mote “Ler para conhecer o Mundo” com o objectivo de incutir o gosto pela leitura a crianças e jovens, esperamos sentir o impacto desta actividade no final das férias escolares que estão a iniciar e assim preparar o regresso às aulas com um gosto pela leitura que será um apoio em todas as disciplinas escolares.



Sendo o nosso lema Educação pela Arte esta actividade decorre de mãos dadas com o desenho uma forma de cativar à leitura de forma lúdica.






A cada sessão haverá um tema, esta semana sendo dia da criança Africana escolhemos a história da “Tita Catita”, aquela história da autora Santomense Edite Ten Jua em que as crianças santomenses se revêem. 


6 participantes, devagar se vai ao longe !


#missãodimix #diadacriançaafricana #lerparaconheceromundo #umclubedeleitura #praialagarto #titacatita #editetenjua #educaçãodequalidade #ods4 #educaçãopelaarte #staples #todosjuntossomosmaisfortes

Campanhas

Norte Sul de Mãos Dadas - encontro para celebrar a 1ª missão no terreno

No passado dia 22 de Fevereiro juntamos os nossos amigos e amigos de amigos para apresentar os resultados obtidos na 1ª missão no terreno e lançar os próximos desafios para 2018. 

O Senhor Vulcão espalhou magia com os queridos convidados Luiz Sangiorgio e Paulo Romão Brás e a Joana Tomás sob o mote “Entre cá e lá” partilhou o mini video das nossas actividades no terreno: 

https://youtu.be/K_XyqdkG1IY

https://youtu.be/UKVtsZJxZ70


Fotos do nosso dia bonito de Alexandre Murtanheira .  Magnética Magazine






Partilhámos o nosso primeiro relatório de contas disponível agora no link http://missaodimix.org/contactos










Obrigada a todos os presentes e aos amigos que ajudaram a tornar possível. 


Campanhas

São Tomé 35 - Leilão Solidário - Norte Sul de mãos dadas

1º Leilão Missão DIMIX, foi o primeiro evento público de angariação de fundos para as actividades de Natal a realizar com as crianças da ARCAR São Tomé. Consistiu num Leilão de Obras de Arte composto por doações dos próprios artistas à Missão. O Leilão teve o apoio, organização e curadoria da TARA Gallery e decorreu no dia 14 de Outubro, entre as 15h e as 20h no TODOS.PT em Marvila, a sede da Missão Dimix.


Nesta edição os artistas convidados foram Ágata Xavier, AKACORLEONE, Alexandre Esgaio, Anna Westerlund, André Costa, Bruno Pereira, Catarina Pedroso, David Rosado, David Tutti dos Reis, Add Fuel, Donk, Hell Yeah, Inês Moura aka Cretina, Jhon Douglas, João Gabriel, Joana Linda, Kid Richards, Margarida Fleming, Marta Lee. Miguel Faro, Maismenos, Mike Ghost, Pjotr Parley, Pedro Gramaxo, Pedro Nóbrega, Regg, Richard F. Coelho, Rita Lino, Rui Palma, Sara Morais, Sejkko, Sónia Balacó, Tamara Alves, Ursotigre e Vera Marmelo.


A Missão DIMIX agradece a todos os artistas que se juntaram a nós doando  a sua arte nas mais variadas formas, das artes visuais à música, partilhando também junto dos seus amigos a nossa causa. 

Muito obrigada à @taragallery_official pela dedicação incansável na organização destes 35 artistas e ao @todos.pt o espaço onde habita a @missaodimix que tão bem recebeu o nosso 1º evento.


Muito obrigada a todos os amigos envolvidos em tornar o dia possível, todos juntos somos mais  fortes, todos juntos podemos fazer mais e melhor!


Fizeram do primeiro leilão o dia bonito que a Missão Dimix sonhava.


Fica prometido um documentário das actividades realizadas com as crianças da Arcar São Tomé  no Natal de 2017 potenciadas pelo leilão e apresentado no próximo.


Obrigada!



Campanhas

Ler para conhecer o Mundo

Ler para conhecer o Mundo com "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry


PORQUÊ: incutir o gosto pela leitura, escrita e capacidade de sonhar e realizar é um objectivo da Missão Dimix, gostávamos de contar com a vossa preciosa colaboração nesta campanha "LER PARA CONHECER O MUNDO" e assim vos lançamos um novo desafio.


PARA QUÊ: realizar actividades à volta da história do Principezinho cruzando a expressão oral, escrita, trabalhos manuais, oficinas de teatro e marionetas;

PARA QUEM: para os príncipezinhos de São Tomé e Príncipe com quem desenvolvemos actividades.

NOTAS: novo ou usado em bom estado;


PONTO DE RECOLHA:
Na delicia de Marvila que é o CAFÉ COM CALMA que muito tem dedicado a sua atenção aos Príncipezinhos de São Tomé e Príncipe.
(Marvila) 
Café com Calma
Rua do Açucar nº10 
1950 Lisboa


Para qualquer pedido de informação ou esclarecimento:
sonho@missaodimix.org

Mil merciii




“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”