Campanhas

OUT. - Educar para a Saúde com a Dra. Vânia Beliz

Por Dra. Vânia Beliz

Psicóloga , Sexologa Doutoranda em Saúde Infantil no Instituto de Educação da Universidade do Minho


REFLEXÃO 1
Amanhã terminam as férias, já há algum tempo que dedico as minhas férias a fazer coisas que me dão o mais verdadeiro prazer. Este ano o período maior foi destinado a São Tomé.
A primeira reflexão de várias que poderão acompanhar é sobre o motor de tudo isto, a Sonia Pessoa. Conheci-a porque pedia calculadoras para um conjunto de meninos. E nesse encontro tive a certeza que teria de a visitar em São Tomé. Conheci o seu trabalho e despertou me curiosidade tudo o que fazia com as crianças ocupando os seus tempos livres com desafios criativos e educativos. 
Ter conhecido a Sónia e ter estado com ela em São Tomé foi das melhores coisas que me aconteceu. Não se consegue ficar indiferente à magia que faz com tão pouco. Não se consegue ficar indiferente a tamanha dedicação.
Nas ruas, nas estradas, as pessoas conhecem esta portuguesa que deixou TUDO para multiplicar o amor junto destas comunidades mais vulneráveis através da educação.

A Sónia, dedicou se de coração a estar presente, a fazer a diferença.
Tenho muita coisa especial para recordar da Sónia, da sua voz serena, às suas sopas [maravilhosas], dos seus olhos atentos, aos seus braços sempre abertos.
A Sónia é um ser especial e que privilégio é ter tido esta mulher na minha vida.

Tenho um enorme orgulho de saber que sem qualquer apoio financeiro continua firme a acreditar que melhores dias virão.

Não descansarei enquanto não juntar mais sócios à nossa, tua associação MISSÃO DIMIX. A felicidade destas crianças também passa por esta pequenina [GIGANTE] associação. Ai se eu pudesse Sonia, se eu tivesse capacidade financeira para poder despreocupar te quando me dizes que precisamos de mais capas para a chuva, de transportar crianças para as atividades, de lhes dar um uniforme ou pagar as propinas...

Que sejam longos os teus anos para continuares esta MISSÃO e que os apoios se multipliquem. 

É preciso fazer face a muitas despesas e necessidades. Havemos de conseguir!
São muitos os momentos que partilhámos juntas desde a admiração das crianças, dos jovens, dos adultos, ao olhar agradecido de todos e todas. 
Nunca terei como agradecer esta oportunidade! Recordarei estes dias para sempre!

Juntem-se a nós! Cada associado é mais uma oportunidade de ajudarmos no terreno e multiplicarmos as nossas ações.

https://missaodimix.org/ajudar


29.10.2019






REFLEXÃO 2 


A missão educativa: as crianças e a prevenção da violência sexual 

Podia dividir esta missão em várias ações, crianças, jovens com destaque para o trabalho com as meninas e os educadores formais.

Para os mais novos levei aos jardins A viagem de PELUDIM, refletimos sobre as diferenças entre meninos e meninas e sobre o corpo, chamando à atenção para as partes íntimas que precisamos proteger. 
Em São Tomé existem milhares de crianças vulneráveis. Muito facilmente chegam até nós, querem tocar-nos, pedem nos doces, presente, andam com pouca roupa, querem tirar fotos, aproximam se sem medo. Este comportamento faz com que estejam muito vulneráveis e em risco. É muito fácil o caminho para comportamentos de violência.

Depois das sessões distribuímos infográficos para levarem às famílias, deixamos material para recordarem a história em sala, fixámos cartazes com 5 regras de segurança. Foram sessões divertidas e entusiasmantes. Sabemos que no atual cenário este tema é muito importante para a segurança e saúde das crianças santomenses.
#missaodimix #prevenirviolenciasexual


31.10.2019






REFLEXÃO 3
Os e as jovens
À semelhança do que faço em Portugal também perguntámos aos jovens o que gostariam de saber. No fim pedimos para avaliarem as sessões e não podia ter ficado mais orgulhosa.
Em São Tomé as dúvidas dos jovens não são diferentes das dúvidas dos nossos mas alguns mitos não deixam de os colocar em risco.

- A pílula seca a mulher? Depois elas podem ter filhos?
- O preservativo faz infeção?

Foram dias de muita partilha e de conhecimento, contei com um conjunto de desenhos financiados pelo Instituto Cores que ajudaram a responder a todas as dúvidas. Nada se faz sem o apoio de muitos.
O fato de termos jovens de várias idades foi um desafio mas no fim foi possível responder a todas as dúvidas. Já cá alguns enviam mensagens através do CONTROL TALK ou pelo Facebook.

Em São Tomé a contracepção é gratuita mas os mitos à sua volta afastam os jovens de terem relações sexuais protegidas.

Foi possível conversar com muitas jovens que se queixam de ficar sozinhas quando engravidam deixando a escola e perpetuando se uma vida sem oportunidades. 

Sobre o trabalho de empoderamento falarei depois numa “reflexão” específica mas há muito a fazer e por isso contamos com a vossa ajuda. 
Vamos marcar a próxima viagem! Prometemos e vamos mesmo voltar!
É mais do que uma necessidade, é uma missão! 

#missaodimix #educarparasaude


02.11.2019









REFLEXÃO 4
As meninas e as mulheres: as novas influencers da higiene menstrual de São Tomé .
Uma das ações previstas para a missão educativa em São Tomé foi sensibilizar as meninas para a puberdade e falar com as mulheres sobre o ciclo menstrual, menstruação, período fértil(...)
Em São Tomé comprar uma embalagem de pensos descartáveis não é fácil tendo em conta o preço, o tratamento dos resíduos também é um problema num país onde é urgente proteger o ambiente. 



Em São Tomé a maior parte das casas não tem saneamento pelo que a higiene íntima das mulheres nao é uma tarefa fácil . Para abordamos este tema levei comigo um conjunto de kits para a confecção dos pensos de pano. Da Academia Senior de Serpa seguiram kits que irão servir para as primeiras aulas de costura já agendadas. Também da Riera Alta através da Claudia chegaram kits, um alicate e muitas molas para o término dos pensos. A Claudia também nos ofereceu um conjunto de pensos já feitos e que foram entregues a muitas meninas para que conhecessem este modelo mais seguro.
Levei ainda um conjunto de pensos reutilizáveis oferta de duas amigas, que por venderem cá e usarem não quiseram deixar de ajudar a missão.

Às mais velhas, educadoras, professoras foram entregues 50 copos menstruais, uns oferta da Meluna e outros adquiridos em Espanha com o donativo de várias pessoas. Queremos que estas mulheres sejam as novas influencers da higiene menstrual influenciando as suas alunas a esta solução tão prática.
O copo menstrual foi mesmo o momento mais curioso destas sessões com as mulheres num misto de sensações curiosas de experimentar.



Os mitos à volta da vagina não são muito diferentes daquilo que encontramos em Portugal e a oportunidade de experimentar fez com que aceitassem o desafio.
Esperamos que se multipliquem as utilizadoras, tendo em conta a resposta saudável e ecológica.

As sessões não seriam fáceis sem a ajuda das pranchas educativas financiadas pelo Instituto Cores do Brasil e do modelo anatómico interno feminino da MSD. Com eles as meninas e mulheres aprenderam mais sobre o seu corpo em especial sobre a vulva e a vagina. 
Entregámos ainda a todas um folheto especial sobre menstruação com algumas dicas e conselhos.

Como estas ações beneficiaram de tão diferentes apoios! Já só pensamos nas próximas!
#menstruacao
#missaodimix
#vaniabelizsexologia #meluna #institutocores

06.11.2019


REFLEXÃO 5
Os educadores e professores
Ter conhecido os educadores e professores de São Tomé fez me pensar como é importante o seu papel na vida das crianças e jovens. Enquanto aqui se fala em indisciplina em São Tomé o professor ainda tem autoridade e não há grande espaço para faltas de respeito. Os docentes são autoridade e são por isso respeitados. Claro que ainda existem algumas “técnicas” bem conhecidas da minha geração que fazem alguma diferença mas a escola tem um valor incalculável para as crianças e jovens que sabem que só ali poderão ter uma oportunidade de melhorar as suas vidas.



Os professores têm poucos recursos, não há projetores, materiais lúdicos, tudo é simples. Existem escolas onde falta quase tudo mas não faltam sorrisos e muita vontade de ensinar e aprender.


Tive pena de não encontrar professores portugueses nas escolas públicas, tive pena que o português não seja um investimento verdadeiro e que existam tantas dificuldades na língua que nos une.
De resto todos estão de parabéns porque ensinar perante tantas dificuldades é um grande desafio!
Não consigo esquecer estes sorrisos!
#missaodimix

07.11.2019




REFLEXÃO 6
Conheci o Moises Viegas em São Tomé através da Sonia. Encantou - me a forma como consegue motivar os mais novos. É um acelerador social!




Todos sabemos a importância que as pessoas inspiradoras podem ter nas nossas vidas e o Moises Viegas é uma dessas pessoas. 
Estivemos juntos em 2 comunidades, Margão e Guadalupe.

Tudo nele transpira vontade de mudança e à sua chegada ninguém fica indiferente. É uma referência com o qual tive o privilégio de estar! 
Na próxima vez vamos fazer um “tour” juntos, numa parceria de sucesso!

Juntos somos mais fortes e as crianças são o futuro deste lindo país.
Nós aqui estaremos para as ajudar a tornarem-se mais felizes e a sonharem um país mais justo para todos e todas.


#somosoquesonhamos
#missaodimix

08.11.2019


“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”