Super-heróis
Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes - O PORQUÊ!
Para assinalarmos a data 20 de Novembro* - Dia Internacional dos Direitos da Criança vamos realizar a exposição Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes II, resumindo vamos “Dar voz às CRIANÇAS” através dos resultados das actividades que realizámos ao longo do ano.
A exposição inaugura no dia 18 de Novembro, pelas 18 horas na Cacau - Casa das Artes Criação Ambiente e Utopias.
Esta exposição tem como objectivos principais:
- Assinalar o dia 20 de Novembro recordando a todos que a criança tem direito ao repouso, a tempos livres e a participar em actividades culturais e artísticas, afinal a Missão Dimix pretende de forma directa ser um apoio a este seu direito e sonha a cada ano de actividades abraçar mais crianças e jovens;
- Dar voz às crianças e sensibilizar os adultos para a urgente - Conservação e Proteção da Vida Marinha e do meio ambiente em geral;
- Elevar a auto-estima e confiança das crianças e jovens que serão surpreendidos com os seus trabalhos no museu incrível que é a Cacau;
- Dar a conhecer a Associação Missão Dimix à comunidade através dos resultados das actividades partilhadas com crianças e jovens.
Vamos mostrar expressão plástica; escrita; problemas e soluções relacionados com resíduos prejudiciais à saúde de todos.
A exposição poderá ser visitada até dia 3 de Dezembro, dia de Jantar e Leilão Solidário.
Durante o decorrer da exposição estamos a organizar visitas para as crianças.
* QUER SABER MAIS SOBRE O 20 DE NOVEMBRO ?
A 20 de Novembro de 1959 a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Declaração dos Direitos da Criança, segundo este documento “Todas as decisões relativas a crianças, adoptadas por instituições públicas ou privadas de protecção social, por tribunais, autoridades administrativas ou órgãos legislativos, terão primacialmente em conta o interesse superior da criança.” Os 10 princípios dos direitos das crianças aprovados pela ONU na Declaração dos Direitos da Criança de 1959 têm como base e fundamento os direitos à liberdade, às actividades lúdicas e sociais e o dever de estes serem respeitados.
Em 1989, no mesmo dia (20 Novembro) a Assembleia adoptou por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança, um documento que não é apenas uma declaração de princípios gerais mas um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais - civis, políticos, económicos, sociais e culturais - de todas as crianças. Este documento representa um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados, assenta em quatro pilares fundamentais, que se relacionam com todos os direitos das crianças:
NÃO DISCRIMINAÇÃO
Todos os direitos se aplicam a todas as crianças sem exceção. O Estado tem obrigação de proteger a criança contra todas as formas de discriminação e de tomar medidas positivas para promover os seus direitos.
INTERESSE SUPERIOR
Todas as decisões que digam respeito à criança devem ter plenamente em conta o seu interesse superior. O Estado deve garantir à criança cuidados adequados quando os pais, ou outras pessoas responsáveis por ela não tenham capacidade para o fazer.
PARTICIPAÇÃO
A criança tem o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre questões que lhe digam respeito e de ver essa opinião tomada em consideração. Tem o direito de exprimir os seus pontos de vista, obter informações, dar a conhecer ideias sem considerações de fronteiras.
SOBREVIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO
As medidas que tomam os Estados-membros para preservar a vida e a qualidade de vida das crianças devem garantir um desenvolvimento com harmonia nos aspetos físico, espiritual, psicológico, moral e social, considerando as suas aptidões e talentos.
FONTE: https://www.cnpdpcj.gov.pt/
Estamos em 2021 e continua a haver muito a fazer para que os Direitos da Criança sejam respeitados, os desafios são enormes e São Tomé e Príncipe não é uma excepção. A união de TODOS é fundamental e urgente.
#missaodimix #itspossible #crianças #jovens #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #darvozàscrianças #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #educaçãonãoformal #educaçãoambiental #direitosdascrianças #conveçãodosdireitosdascrianças #onu #educaçãodequalidade #ods4 #actividadeslúdicas #desenhar #construir #criar #ler #proteçaodavidamarinha #ods14 #umsooceano #reducaodasdesigualdades #ods10 #roçaáguaizé #praiasantana #praiaseteondas #ilheudasrolas #praialagarto #saotomeeprincipe