Super-heróis
Especial dia da Criança Africana entre a Pediatria e a Escola
Que belo dia da Criança Africana,
em união, com muito amor e carinho organizámo-nos para abraçar as crianças internadas na pediatria do Hospital Ayres Meneses, não faltando às crianças da Escola Praia Rei em Água-Izé.
Local: Hospital Ayres Meneses
A nossa amiga Dra Sara Pereira desafiou-nos a partilharmos actividades na pediatria, escolhemos o dia da Criança Africana para esta primeira visita.
As crianças da Roça de Água-Izé ao saberem da iniciativa perguntaram se podiam ajudar. A solidariedade dos “nossos” Pequenos Grandes Líderes encheu-nos o coração de alegria.
Alegria que partilhámos com as crianças hospitalizadas levando música, histórias, lápis de cera e papel.
Começámos a actividade com a magia do colorido e terminamos com as bonitas canções do grupo da Escola Praia-Rei.
As crianças que não podiam estar na sala de actividades tiveram a atenção dos rapazes contadores de histórias e o carinho da Filipa sempre atenta a levar papel e lápis.
Despedimo-nos desejando rápidas melhoras e oferecendo entretenimento que ajude a passar o tempo: um pião, lápis coloridos, papel entre outros materiais e mimos como tshirts e roupa interior.
Assistimos a um bonito intercâmbio entre as crianças, carinhas tristes que entretanto sorriram.
Agradecemos à nossa amiga Sara por nos desafiar a abraçar os seus pequenos humanos, ao nosso parceiro Eurico o “maestro” do grupo musical, amigo sempre pronto a abraçar novas actividades, às crianças Ana Paula, Kelsy, Clany, Elsa, André, Wilker, Josias, Judecremilze, kelma Irary, à Filipa pelo apoio e carinho e à Vânia Beliz pelos materiais doados.
Um agradecimento muito especial às crianças que nos inspiram a abraçar novos desafios e nos abraçam com entusiasmo.
#diadacriançaafricana #16dejunho #missãodimix #itspossible #partilhadesaberes #actividadeslúdicas #direitosdascianças #solidariedade #voluntariado #pediatria #hospitalayresmeneses #colorir #desenhar #histórias #canções
Especial dia da Criança Africana
Local: Escola Praia-Rei, Roça de Água-Izé
A nossa amiga Edinha Lima, com o apoio do Luiz Afonso ficaram com a Missão dia da Criança Africana na Escola Praia-Rei.
A Edinha tem o dom de falar às crianças, foi um sucesso junto delas na Cacau aquando da exposição anual, queríamos muito que todas as crianças da escola tivessem esta oportunidade.
“- Sabias que o dia 16 de Junho é Dia da Criança Africana?
- E porque é que se celebra este dia?
- Vamos recordar os direitos das crianças.”
Esta foi a missão da Edinha com as 350 crianças do ensino Básico na Escola.
As crianças surpreenderam a Edinha com a sua atenção e participação.
A Missão Dimix agradece muito ter amigas e amigos que abraçam as actividades com dedicação e amor, junt@s somos mais, podemos fazer mais e melhor.
Muito obrigada Edinha e Luíz pelo carinho e disponibilidade.
#diadacriançaafricana #16dejunho #missãodimix #itspossible #partilhadesaberes #actividadeslúdicas #direitosdascianças #voluntariado
O Dinix,
a Criança Africana que deu origem à nossa missão pela educação e partilha de oportunidades com as crianças do seu país.
Sabias que o dia 16 de Junho é Dia da Criança Africana?
E porque é que se celebra este dia?
Esta data também recorda os direitos das crianças e as crianças que se manifestaram pelo seu direito à EDUCAÇÃO, já dizia o grande senhor Nelson Mandela, ser a arma mais poderosa para mudar o MUNDO.
Esta data surgiu como resultado do protesto de 1976, em Soweto, na cidade de Joanesburgo, em África do Sul.
Heroínas e heróis de Soweto, centenas de crianças organizaram-se para protestar contra a discriminação no ensino, defendendo o ensino da sua língua materna – que era composta de vários dialetos – e melhorias na educação.
Esta manifestação teve um final trágico, o que chamou à atenção do governo quanto à necessidade de proteção destas crianças, sendo um marco na história dos direitos da criança em todo continente Africano.
A manifestação juvenil, na qual durante 14 dias morreram mais de 100 pessoas e 1000 outras feridas, pretendia ter um carácter pacífico, mas acabou na extrema violência, cujo episódio de coragem das crianças e estudantes ficou conhecido como o “Levante do Soweto”.
A data celebra-se desde 1991 por iniciativa da União Africana, chama à atenção a necessidade de uma infância digna, uma educação para todas as crianças, sem distinção de sexo, crença e raça.
A Missão Dimix deseja que no mundo não haja necessidade de manifestações deste tipo, mas que os seres humanos se inspirem uns aos outros a proporcionar melhores condições e reduzam as desigualdades entre as crianças.
#diadaCriançaAfricana
#direitosdascrianças #educação #proteção #reduçãodasdesigualdades