Actividades

SETEMBRO 4º mês de partilha de actividades especiais férias escolares

#semanário transformado  num “apanhado” mensal - nº13/2022 @MissãoDimix 30/ SETEMBRO 


Em Setembro a palavra inspiradora foi AGIR!


AGIR em prol da conservação e proteção do meio ambiente, inspirados também na crença que é preciso “Amar e Conhecer para Proteger” desde tenra idade.






Setembro também foi mês de prepararmos o regresso às aulas dos “Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes” com a iniciativa “Mochila Amiga do Ambiente”.





Resumindo muito, foi isto e as actividades diárias onde as crianças desfrutam de diversas actividades à sua escolha: jogos e brincadeiras, criações e construções, leitura e escrita livre, desenho e pintura. 






Com estas actividades tentamos sempre promover a paz e a amizade, o espírito de partilha e equipa e pois claro, o amor pelo Planeta Terra, o Planeta Azul, a camisola que juntos vestimos todos os dias.

















Ora para quem não tem preguiça de ler contamos com mais detalhe a maravilhosa aventura que foi este último mês de especial férias escolares, afinal dadas as prioridades do país devido à realização de eleições as aulas vão começar praticamente um mês depois…






Mergulhar para conhecer e proteger


Em Setembro aliámos os desejos das crianças, (no início das férias pedimos para escreverem o que gostaríam que juntos fizessemos nas férias) fazer passeios fora da Roça, ao nosso objetivo há muito adiado de as levar a ver peixinhos no seu ecossistema, afinal acreditamos que conhecer leva a amar e proteger!




Ouvir as suas vozinhas a contarem umas às outras os animais marinhos que viram foi tão mas tão gratificante!


Conheceram uma nova baía destas suas lindas ilhas, com o apoio do nosso amigo Krysmen usaram pela segunda vez máscaras de mergulho (havenos de vos contar onde e como foi a muito especial e primeira <3),  apreciaram a fauna marinha na baía de Santana e pois claro como temos que agir ao mergulharem apanharam o lixo que encontraram para juntarmos no areal, que também recebeu os nossos mimos, recolhemos em pouco tempo e pouca área entre fundo e praia 10kg de resíduos. 

Com esta actividade desenvolvemos o espírito de equipa, damos-lhes a conhecer locais novos, aliamos o passeio e a ação.


Este grupo de crianças mais crescidas estão a desenvolver competências, estimulamos a sua proactividade, lançamos desafios e deliciamo-nos com a forma que os abraçam.


Depois desta “saída de campo” reunímos, escreveram o seu relatório e receberam o desafio de em grupo, sem a Sónia assinalarem na sua comunidade o Dia Internacional da Limpeza Costeira.


Pesados os 8 sacos enormes este super grupo de  Proteção da Vida Marinha  (AnaPaula, Wilker, Lilyane, Josias, Clauny, Josias ) recolheram no dia Internacional da Limpeza Costeira 68 kg de resíduos plásticos na comunidade de Água Izé, mais concretamente à beira mar.





É triste saber de todo este lixo abandonado à beira-mar mas estamos muito orgulhosos destes Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes que se organizaram e agiram autonomamente. É para nós a certeza que as sementinhas estão a florescer.


Com o apoio do grande Silvestre o plástico foi separado e lavado de forma a ser transformado em novos produtos, a outra parte vai ser arte.




As crianças sensibilizadas para a problemática do lixo marinho no lar dos animais marinhos arregaçam as mangas e agem!


Nós felizes com a sua proactividade recompensámos/premiámos com materiais escolares, dicionários e livro à escolha, afinal todos os elementos do grupo adoram ler e escrever …


Agir é o Caminho! Podemos dizer que foi um sucesso!





União e Parcerias para a implementação de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável



A união por um ambiente mais limpo e saudável é o caminho… o Planeta é de todos nós! Este mês 

juntámo-nos ao movimento @worldcleanupday.global  a convite do grupo @letsdoitSãoTomé fruto da maravilhosa ponte criada pela nossa amiga Raquel Sousa.


Ficámos com a praia Lagarto e os seus Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes, organizámo-nos em equipes “lixo-lixo” - latas - vidro -  plástico  assim ao terminarmos os resíduos estavam separados e as crianças praticaram o entendimento da separação dos vários tipos.


Todo o plástico recolhido pelo seu grupo @letsdoitSãoTomé noutros pontos da cidade de São Tomé foi nos entregue para transformarmos em objectos úteis.  O vidro e as latas foi entregue à CPR da Santa Casa da Misericórdia de São Tomé.

Como disse o Mikhail “Juntos vamos fazendo a nossa parte em prol do ambiente e para um planeta mais limpo.“






“Mochila Amiga do Ambiente” - troca de Plástico por materiais escolares


Há já algum tempo a Sónia leu um artigo de uma escola na India onde as crianças faziam troca de plástico por propinas escolares… nunca mais se esqueceu desta ideia… este ano em Julho lembrou-se de questionar as crianças e algumas famílias:


 - E se este ano fizéssemos troca de plástico por material escolar? 


Adoraram a ideia. Perfeito pois nas nossas ações pretendemos incutir espírito de iniciativa e evitar o assistencialismo, pretendemos acompanhar comunidades proactivas e acima de tudo incutir nas crianças e jovens a fazerem o que está ao seu alcance para alcançarem objectivos, em especial nesta fase do seu desenvolvimento, relacionados com a sua educação.


Passou-se Julho e passou-se Agosto, dia 13 de Setembro o Josias chega pela manhã e pergunta: 


- A Sónia não tinha falado que íamos trocar plástico por material escolar? Vai acontecer mesmo?! 

A Sónia que no meio de tantas actividades especiais férias escolares não deu pelo tempo passar, agradeceu a lembrança e respondeu: 

- Vai sim! Vamos a isso!







Isto é fazer acontecer em conjunto com as crianças e não para as crianças, isto é potenciar o seu desenvolvimento e empoderamento com ações práticas que aliam a educação ambiental e a cidadania activa.

Isto é potenciar o desenvolvimento de Pequenos Grandes Líderes com Super Poderes e Amigos do Ambiente.


Criámos uma tabela guia com 4 opções de objectivos/materiais escolares.


O Josias saíu de imediato com o Patrick a quem explicou a ideia, pelo caminho devem ter passado a palavra, em pouco tempo várias crianças começaram a aparecer com o seu plástico para pesar e trocar! Até crianças que ainda não têm por hábito aparecer no espaço de actividades apareceram!



Podemos dizer que foi um sucesso:


- tias e mães vieram agradecer a ideia e os materiais que as crianças começaram a levar para casa, assim podem aplicar o valor que gastariam por exemplo em uniformes ou outras necessidades relacionadas com o regresso às aulas…





- tias e mães reuniram plástico apoiando as suas crianças neste desafio…





- acreditamos pelo plástico que tem chegado que a comunidade de Água Izé vai ser a comunidade mais limpa, bom para a saúde de todos os seres vivos…





- as crianças até foram a comunidades próximas recolher plástico para completar o seu objectivo, uma vez que referiram que em Água Izé já não havia!! Assim se espalha a palavra de amor  pelo meio ambiente em comunidades vizinhas…





- as crianças e jovens entendem na prática que os resíduos podem ter valor, sendo premiadas com materiais escolares que tanto precisam…





- o trabalho que dá fazer estas limpezas comunitárias talvez tenha influência na mudança de comportamentos na gestão de resíduos domésticos ou o simples consumir e deitar ao chão… recolheram na zona costeira, no mato e na comunidade…





- agora um muito maior número de pessoas na comunidade sabe que nos pode entregar plástico em vez de “jogar fora” e muito importante aprenderem pelas ações das crianças, se há coisa que acreditamos é que as crianças tem um poder enorme como agentes de mudança… o desafio é norme mas há que ter esperança numa viragem no que diz respeito a consciência ambiental.







Quando esta iníciativa fechar havemos de vos contar quantos kilos de plástico foi recolhido, quantas crianças participaram e quantas mochilhas com cadernos, lápis de cor, canetas de feltro, dicionários e estojo com afia, borracha, lápis carvão e esferográficas entregámos…




Palavras da Elgy:

“O nosso desejo é deixar São Tomé e Príncipe limpo.

Com o lixo podemos fazer muitas coisas.

E os peixes ficam protegidos!”





Agir é o caminho!




Oficinas com Jovens


Oficina de Transformação de Plástico de Uso único em Uso continuado


Foi um belo mês entre tratamento de plástico e sua transformação. Das recolhas aos novos produtos com a especial colaboração do Silvestre, do Herikson e do Krismen, a Sónia está mesmo feliz com este super trio. Não só transformam o plástico como passam a palavras e frequentemente chegam com plástico por si recolhido. O Krismen foi um excelente monitor, o Silvestre e o Herikson aprenderam rápido, excelente equipe! 

Juntos somos mais podemos fazer mais e melhor!















Partilhamos algumas das peças que saíram em Setembro que estão à venda no espaço de actividades, na loja da Cacau, do Omali Lodge e no Aeroporto de São Tomé.






Oficina de Costura


Na oficina de costura continuamos a produzir alternativas ao uso de sacos de plástico em tarefas quotidianas como ir ao pão, partilhar aulas de costura com crianças e jovens, contudo em Setembro as falhas de energia foram significativas o que prejudicou um pouco as aulas. Em dias sem electicidade resta-nos cortar peças para mais tarde coser.

Esta oficina tem o apoio do projecto Mina Muala Non cujo foco são as ações Educar para a Saúde, educação menstrual e costura de pensos higiénicos reutilizáveis. Quem adquire os produtos costurados pelo Hélio contribui directamente para termos capacidade de lhe pagar salário, assim como para as restantes ações do projecto.





Partilhamos algumas das peças que saíram em Setembro que estão à venda no espaço de actividades, na loja da Cacau, do Omali Lodge e no Aeroporto de São Tomé. 









“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”