Actividades

Kit de 1ºs socorros das emoções com Maria Palha

O Objectivo – realizar, promover  e dinamizar actividades com as crianças e jovens para desenvolver competências emocionais – caixa de 1ºs socorros


Actividades  “Corpo, Mente e Espírito” a desenvolver pela psicóloga Maria Palha com as crianças e jovens da Arcar São Tomé de 26 de Março a 30 de Março 2018:



.a) Promover e dinamizar 5 Workshops de desenvolvimento de competências emocionais - 

Objectivo: desenvolver competências emocionais – criar caixa de 1ºs socorros.


Como:

- workshops para crianças dos (8-17 Anos) com a participação dos seus professores;
- sessões de 3h, 5 dias por semana;
- realizadas através de trabalhos manuais, jogos e conversas;


.b) Ciclo de palestras Inspiradoras:

Objectivo: Desenvolvimento social; relacional com o Mundo (generosidade + resiliência + criatividade + empreender); - sentido de propósito; - sentido de pertença através de  ciclo de inspiração conversas inspiradoras:


Como:
- Para os Jovens (partir dos 8 anos...)
3 conversas inspiradoras:

- Estrela Matilde – Dar as mãos ao Planeta com a “Ilha Levezinha” - Estrela Matilde, bióloga a desempenhar um papel fundamental na preservação da biodiversidade na Ilha doPríncipe, reserva Mundial da Biosféra, via Fundação Príncipe Trust.
- Sebastião Palha – projecto Bamu Dá Mon - associado a ASSTP - Inclusão Social da Pessoa Surda em São Tomé e Príncipe.
- Sónia Pessoa -  Como os outros foram e são essenciais para o nascimento e desenvolvimento da Missão Dimix.

Resultados pretendidos:
Construir “caixa” de 1º socorros das emoções - Construir um livro.


Amigos convidados para fazerem parte das actividades:

*Estrela Matilde, bióloga portuguesa a residir no Príncipe, responsável pelo projecto da Biosfera para o ambiente, autora do Livro “A Ilha Levezinha” objecto de leitura com as crianças na passada  missão entre Nov. Dez. 2017. 

*Sebastião Palha, psicólogo em actividade em São Tomé com foco na inclusão social  e melhoria da qualidade de vida dos surdos Santomenses.

*Sónia Pessoa, artista plástica, apaixonada por São Tomé e Príncipe, mentora da Missão Dimix.


Maria Palha Cv:

Maria Palha formou-se em Psicologia no ISPA no ano de 2005. Mais tarde especializou-se em Terapia pela Arte, em Teatro do Oprimido no Centro Augusto Boal no Rio de Janeiro, e em Empreendedorismo  Social pelo IES/INSEAD. Desde 2006 que viaja pelo mundo a desenhar e implementar programas de saúde mental em diversos contextos. Iniciou o seu percursos profissional no Hospital Central de Maputo, em Moçambique (2006) e logo se candidatou aos Médicos Sem Fronteiras. A partir de então tem vindo a trabalhar com esta organização em contextos de crise humanitária. Começou pelo Zimbabué, apoiando pacientes com HIV-SIDA, passou depois por contextos de guerra como a Líbia (2011), a Síria (2013), a Ucrânia (2014) e o Sudão do Sul (2014). Com os Médicos Sem Fronteiras deu também assistência em situações de catástrofes naturais - como no terramoto da Turquia (2011) ou as Cheias do Brasil (2010) e em contextos pós guerra, como em Caxemira (2012) ou Camboja (2015). No momento está sediada em Portugal, saindo anualmente e trabalha como consultora de programas de impacto social, dá formação em diversas áreas, e presta apoio psicológico à população portuguesa. 2016 foi dedicado à publicação do seu recente Livro “uma Caixa de Primeiros Socorros das Emoções” com mais de 3000 livros vendidos.

Neste momento desenvolve o "Projetos Kids": saibam mais aqui:

Com artigos publicados na Revista Visão:
http://visao.sapo.pt/palavra/e...

Uma consultoria Recente:
Identificação das necessidades, desenho do projeto e neste momento estão a testar o Piloto, no Colégio Valsassina
http://www.umporcento.pt/pt
Site:
www.mariapalha.com

“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”