Actividades

Novembro, mês da Juventude Santomense

#semanário de 30.11.2019


O último semanário de Novembro é duplo! As tarefas multiplicam-se e por vezes o tempo não estica para tudo, a nossa prioridade são as crianças e assuntos urgentes relacionados.



Nas duas últimas semanas de Novembro em relação às actividades podemos destacar a alegria das crianças ao desfrutarem dos livros lúdico-educativos que recebemos e o entusiasmo de crianças, jovens e graúdos com a chegada das máquinas de reciclagem de plástico e 1º dia de manutenção.



Quanto a casos de apoio individualizado que se relacionam com problemáticas da comunidade mais vulnerável somos gratos por sermos úteis.


Apoiámos uma mãe a registar a sua filha com quase três anos, graças à sugestão de a inscrevermos no jardim de infância percebemos que era preciso resolver um passo mais atrás, o direito da sua filha, registo de nascimento. Não interessa se o pai não tem “vontade” para ir com a mãe ao registo, interessa que a criança já está registada pela MÃE. São as crianças sem registo das mais vulneráveis a uma série de perigos que não acontecem só noutros países!



Integramos uma menina nas actividades diárias, com um “programa” criado por nós para ela, enquanto decorria a transferencia de escola de um distrito para outro. Há alguns anos sem frequentar o ensino, apesar de ter 10 anos, ler e reconhecer as letras nos primeiros dias foi difícil. A sua vontade de aprender encantou-nos e  motivou-nos a dedicar a atenção necessária.
(Quem nos procurou foi a senhora que resolveu apoiar esta criança em situação vulnerável de uma outra comunidade. Ficamos gratos de sermos procurados por pessoas que se preocupam com crianças e nos dizem “sei que aqui vêem aprender” “posso manda-la para cá todos os dias como se fosse escola?”. Esta senhora ficou no nosso coração, já tem filhos para cuidar sozinha, mas decidiu apoiar esta criança e fazer o milagre da multiplicação e onde comem 5 comem 6...etc etc e se há casos que nos revoltam de famílias que têm meninas para as tarefas domésticas, esta senhora está a procurar soluções para não ter a menina em casa e para que ela tenha finalmente oportunidade de ser criança, direito a estudar, a ter uma família, a participar em actividades lúdicas com crianças da sua idade, receber cuidados e carinho...



Os Sábados são o dia da semana em que se criam grupos de actividades consoante as vontades de cada um, em que promovemos o espirito de entreajuda, de partilha e de companheirismo.



A Proteção da Vida Marinha faz parte do programa de amor pelo planeta e desenvolvimento da cidadania activa de cada um e do grupo, para mudar comportamentos é preciso a união de todos.

Assim foi o apanhado das acções que nos levam ao início no último mês do ano. Dezembro, o mês em que lançamos uma campanha onde vos desafiamos a assegurarem a realização de actividades que queremos muito realizar em 2020.


Todos Juntos Somos Mais Fortes


#missãodimix
#todosjuntossomosmaisfortes
#saotomeeprincipe #ocupacaodetemposlivres #educacaodequalidade #ods4 #lerparaconheceromundo #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #protecaodavidamarinha #ods14 #educacaoambiental  #crianças #pequenosgrandessuperheróis #pequenosliderescomsuperpoderes #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #comunidadeáguaizé
#direitosdascrianças #anolectivo20192020 #partilhadesaberes #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar



#semanário de 17.11.2019


Por cá as semanas são uma corrida, na terra do leve leve, a percentagem de crianças e jovens é elevada. Estamos cá para os apoiar no seu desenvolvimento dentro das nossas possibilidades, tentamos fazer com pouco muito, a dedicação no terreno é essencial, muito gratos às crianças e jovens que nos proporcionam bonitos momentos de partilha e nos inspiram.



Esta semana podemos destacar as seguintes actividades partilhadas com as crianças:
- apoio individualizado ao estudo;



- leitura livre e acompanhada;





- desenho e escrita;






- brincadeira e jogos;





- partilha de material didático, vestuário e calçado.




Agradecemos a todos os amigos e amigos de amigos que nos fizeram chegar diversos materiais, entregamos em mãos, exige detalhe e organização, mas fica a certeza que chega a quem se destina.


A nossa biblioteca está mais rica e as crianças contentes ao descobrirem livros novos. São mesmo muito bem vindos, se no início nos procuravam para desenhar e através do desenho lhes incutíamos a leitura, agora tem iniciativa para ler! Muito felizes de os escutarmos a ler.




Aos poucos estamos a receber lápis de cera e lápis de cor que substituem canetas de feltro, plástico que queremos evitar na nossa linda ilha.



No jardim de Infância da comunidade onde estamos inseridos temos apoiado com materiais, jogos e brinquedos, sabemos que têm um desgaste rápido e ficamos felizes em receber para partilhar. Tem sido também possível apoiar sala a sala (3 a 5 anos) com vestuário e calçado.


Na escola primária e secundária da comunidade aos poucos estamos a conseguir entregar materiais essenciais em todas as turmas, com especial atenção a alunos com mais necessidade de apoio.



Quanto ao apoio individualizado, a pequena grande missão que esta semana nos fez agradecer por estarmos no terreno foi o apoio que prestámos a duas crianças, a duas mães, encaminhando os seus filhos para o Jardim de Infância. Estamos no terreno atentos e preocupados com o desenvolvimento e segurança das crianças da comunidade em parceria com o Jardim de Infância apoiámos a ida de duas crianças para o jardim, foram recebidas de braços abertos, a instituição oferece a matricula e nós mochila, caderno, lápis, bibe ou a bata como se diz por cá.



No calendário deste mês, mês de testes, os sábados são os dias das actividades semanais de Proteção da Vida Marinha. 

Está semana apreciamos a exposição permanente – Proteção da Vida Marinha – despertámos o assunto e partilhámos ideias. Este foi o mote para a leitura, escrita e desenho.



No final escolhemos um tipo de resíduo, os pacotes de leite/sumo para reutilizarmos e construirmos uma utilidade através da técnica do origami. Desafiamos um menino presente que em outras actividades já aprendeu a construir caixas, a ensinar as restantes crianças participantes. 

Através da temática da proteção ambiental estimulámos a expressão oral, escrita, plástica e motora. O respeito pelo ambiente, a partilha, o trabalho em equipa e a entreajuda.




Bom início de semana a todos, não se esqueçam que todos juntos somos mais fortes.


São bem vindos a apoiarem as nossas actividades no terreno, abaixo o link para o caso de se quererem associar a nós.

https://missaodimix.org/ajudar

Por 2€ por mês, 24€ por ano pode apoiar as actividades.

Para ser nosso associado:
1. descarregue o PDF com a ficha de inscrição;
2. preencha e envie-nos por correio ou para o email: associacao@missaodimix.org ;
3. receberá a nossa confirmação de recepção de volta;
4. enviar-lhe-emos por correio o recibo referente ao pagamento, com a alinea e), do nº 3 do artigo 62º do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

Se desejar contribuir de forma pontual, também pode fazer o seu donativo pontual para o IBAN abaixo, enviar email com os dados fiscais para procedermos ao envio do respectivo recibo onde consta a alínea e), do nº 3 do artigo 62º do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

IBAN: PT50 0010 0000 5482849000121



#missãodimix
#todosjuntossomosmaisfortes
#saotomeeprincipe #ocupacaodetemposlivres #educacaodequalidade #ods4 #lerparaconheceromundo #educacaopelaarte #paradesenvolvimento #protecaodavidamarinha #ods14 #educacaoambiental  #crianças #pequenosgrandessuperheróis #pequenosliderescomsuperpoderes #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #comunidadeáguaizé
#direitosdascrianças #anolectivo20192020 #partilhadesaberes #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar



#semanário de 10.11.2019

Esta foi a semana da Juventude Santomense, desejamos-lhe um futuro risonho, que não desistam dos seus sonhos e que sejam proactivos para superar todos os obstáculos próprios do caminho.



No decorrer da semana da Juventude Santomense realizámos algumas ações com a juventude da escola secundária básica de Praia-Rei (Água-Izé) que apadrinhamos.



Entregámos as mochilas com material escolar referentes à pequena grande missão de matricular 33 alunos potenciada pelos nossos associados e amigos.



Nas turmas de 5a, 6a, 7a e 8a classe partilhámos materiais de escrita e desejámos boa sorte para esta primeira fase de testes.



Partilhámos 60 capas para a chuva aos alunos que residem mais longe que nos foram oferecidas por uma grande amiga, bastante proactiva.






Organizámos em parceria com a Direção da Escola uma palestra com o maravilhoso orador Moisés Viegas sobre os sonhos e o poder da educação para a sua realização. Correu muito bem, o Moisés falou de diversos problemas que prejudicam a vida dos alunos e em estratégias para lhes fazer face, do privilégio que é frequentar a escola e da dedicação necessária para abraçarem a oportunidade. Foi muito positivo sentir os alunos atentos e participativos. 






Ficámos felizes e agradecidos em poder contar com a sua disponibilidade e poder da palavra do nosso querido Moises Viegas, que sabemos ser homem ocupado,  mas sempre disponível para os desafios que lhe propomos.



A semana da juventude santomense terminou com uma ação na área da saúde, afinal o nosso foco de cooperação é a educação mas nunca esquecemos o bem-estar das crianças e jovens. Esta ação foi fruto da parceria com a Marinha Portuguesa que no âmbito da iniciativa Mar Aberto 19.2, disponibilizou a sua equipa médica para se deslocar à escola e realizar consultas. Apesar da chuva intensa que se fez sentir os alunos e seus encarregados de educação não faltaram e foram realizadas 30 consultas, mais 10 que as planeadas.








Para que o tempo de espera fosse bem passado ocupámos as crianças com papel e materiais de desenho, foi um sucesso, ficaram entretidas e entusiasmadas, todas adoram desenhar!





Agradecemos à Marinha Portuguesa, através dos NRP Sines e NRP Zaire  e ao adido de defesa em São Tomé e Principe, ao enfermeiro José Nobre e ao médico Ludovico Ferreira a disponibilidade, dedicação e materiais de primeiros socorros oferecidos à direção da escola.



Com todos estes afazeres no que diz respeito às actividades esta semana apenas realizámos sessões de leitura com as crianças que por sua iniciativa nos procuraram. É maravilhoso assistir às crianças dedicadas à leitura.



Boa semana a todos


#missãodimix #saotoméepríncipe #anolectivo20192020 #semanadajuventudesantomense #direitoaestudar #missãomochilaamiga #moisésviegas #somossaotoméepríncipe #marinhaportuguesa #iniciativamaraberto #acessoasaúdenaescola #escolapraiarei #objectivosdedesenvolvimentosustentável #ods4 #educaçãodequalidade #lerparaconheceromundo #direitoaestudar #direitoasercriança #direitoasonhar #darvozàscrianças  #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #lemasdeacção #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental  #7R’s #comunidadeáguaizé #partilha #capacitaçãodetécnicosdeeducação #obrigada #todosjuntossomosmaisfortes

“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”