Actividades

Agosto na Roça

#semanário “duplo” de 18.08.2019


Nas passadas duas semanas de actividades em residência na FACA, Fábrica das Artes, Ambiente e Cidadania Activa realizámos diversas actividades todos os dias com crianças e jovens. 



À medida que melhor vamos conhecendo as crianças e jovens descobrimos os seus interesses e vamos lhe propondo actividades. Descobrimos o gosto de alguns pelo semear, cuidar, regar e aguardar pelos frutos, então iniciámos uma “horta” para já usando como recipientes embalagens, a reutilização ou reaproveitamento é um dos valores que lhes passamos todos os dias.












Além do tricot, do origami, do clube de leitura acompanhado de compreensão através da expressão plástica e da construção de cartão tivemos convidados que proporcionaram actividades tais como conversas abertas sobre os direitos humanos, a importância da higiene para a saúde, o papel da biodiversidade no nosso planeta e ainda aula de francês.





Estamos felizes por estarmos mais perto da comunidade e proporcionarmos um leque de actividades e materiais para ocuparem as suas férias e estimularmos a aquisição de conhecimentos para estarem preparados para o início do ano escolar.






#missãodimix #darvozàscrianças #faca #fábricadasartesambienteecidadaniaacativa #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #FACA #comunidadeáguaizé
#lerparaconheceromundo #tricot #origami #educaçãodequalidade #ods4 #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar #todosjuntossomosmaisfortes



#semanário de 04.08.2019


Na primeira semana oficial em residência na FACA, Fábrica das Artes, Ambiente e Cidadania Activa partilhámos actividades com dezenas de crianças e jovens. Ficamos felizes com a participação activa de todos, de destacar a identificação de líderes que nos apoiam no desenvolvimento das actividades tornando possível a nossa acção mais completa.




A nossa missão é inspira-los a fazer, individualmente, assim como em grupo pelo desenvolvimento da comunidade e partilha de saberes.



Destacamos as seguintes actividades:
- Tricot como técnica de reciclagem para sacos de plástico e roupas recolhidas no areal. O objectivo é cobrir os bancos da mini biblioteca que estamos a criar no espaço.




- Reutilizar cartão e materiais diversos como latas, rolhas, canetas de feltro gastas entre outros. Está a nascer um bairro com as criativas casas que estão a construir.






- Clube de Leitura sob o mote Ler para conhecer o Mundo. 



O objectivo é incutir hábitos de leitura junto de crianças e jovens potenciando o aproveitamento escolar e a capacidade de comunicação. Está a ser um sucesso, há dias em que os desafiamos a participar outros dias que pedem para ler. 



De destacar ainda o facto de algumas crianças lerem muito bem e terem a paciência e cuidado de apoiarem crianças ainda com bastantes dificuldades. A entreajuda é um valor bonito e importante a desenvolver.
O clube de leitura é colorido com sessão de desenho livre ou sobre a história.





- Origami para reciclar embalagens de leite ou sumo. Estamos em fase de ensinar a algumas crianças para nos apoiarem nesta partilha de saber junto do grupo.



Foi uma semana gratificante e desafiante com muitas caras novas e nomes para aprender...





#missãodimix #faca #fábricadasartesambienteecidadaniaacativa #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #FACA #comunidadeáguaizé
#lerparaconheceromundo #tricot #origami #educaçãodequalidade #ods4 #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar #todosjuntossomosmaisfortes

Actividades

Julho, fim de ano lectivo e início de férias grandes

#semanário “duplo” de 28.07.2019



Amigos este semanário é duplo e recheado de boas notícias!
Na semana passada foi humanamente escrever-vos... recebemos um grande desafio “para ontem”. Assim, as duas últimas semanas foram de idas diárias à antiga Roça Água Izé, todos os dias, sem excepção. 
Estamos muito felizes, está a nascer a parceria sonhada desde início da nossa Missão Dimix. Afinal o nosso lema é actuar no caminho da educação pela arte para desenvolvimento, através da educação ambiental e do despertar da cidadania activa de crianças e jovens. Quando os caminhos e os objetivos se cruzam pode nascer algo muito bonito...





João Carlos Silva desafiou-nos a “residir” na antiga roça de Água Izé, para dinamizarmos actividades com a comunidade na F.A.C.A, a Fábrica das Artes, Ambiente e Cidadania Activa.



Esta residência iniciou em festa com exposição das obras dos nossos Pequenos Grandes Super Heróis, em festa com artesãos a mostrar como se faz com amor e mestria no manuseamento dos materiais da terra, em festa com exposição dos artistas contemporâneos Santomenses, em festa com actuação do grupo de tchiloli “Formiguinha da Boa Morte” e muito mais com “sabor” a cultura Santomense, afinal o curador foi João Carlos Silva, para nós  nós considerado o “embaixador” e impulsionador da cultura santomense por excelência.



Abraçamos o desafio, arregaçamos as mangas, mudamos os materiais, realizámos montagens e em simultâneo actividades com as crianças e jovens da comunidade da Roça de Água Izé. Foram duas semanas intensas que culminaram com a recepção de muitos visitantes da comunidade e de São Tomé. 
Se vierem a São Tomé venham-nos visitar, estamos no caminho para o Sul, na Roça de Água Izé, na F.A.C.A., antiga fábrica de Óleo de Palma.













Domingo, o dia da inauguração foi assim:























#missãodimix #faca #fábricadasartesambienteecidadaniaactiva #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #FACA #comunidadeáguaizé
#lerparaconheceromundo #clubedeleitura #programatatô #educaçãodequalidade #ods4 #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar #todosjuntossomosmaisfortes


#semanário de 14.07.2019


O apoio ao estudo está quase a terminar o ano lectivo, foi semana do Dinix fazer os primeiros exames de acesso à 7ª classe. Tem estudado muito e diz que correram bem...



Na terça-feira recebemos as crianças da Fundação Novo Futuro  acompanhados dos voluntários da Associação Para Onde e algumas crianças da comunidade de Saton. Organizamos dois grupos sob o mote Proteção da Vida Marinha, um desenhou e o outro cortou tecidos recolhidos no areal usados como matéria prima para tricotar. Todos juntos estamos a fazer um tapete para o nosso clube de leitura.








Quinta-feira estivemos com as crianças da Escola Portuguesa na Praia Lagarto em acção de limpeza e previa explicação do que podemos reciclar, o que teremos de deixar no lixo e que o que é da natureza, como folhas e côcos não prejudica o ambiente e pode ficar. Em apenas uma hora recolhemos 18 copos de plástico descartáveis, 26 sacos de plástico, 5,5 de vidro e muitas muitas latas. Não há fotos, tivemos uma semana caótica com poucas horas de energia devido a falta de combustível no país...


Sexta-feira foi dia de comemorar a Independência de São Tomé e Príncipe a Sul, no Distrito de Caué na cidade de  São João de Angolares e levar o Dinix a visitar a família, pois disse ter saudades!



No fim de semana dividimos o tempo entre o apoio ao estudo, faltam 3 exames e na lavagem e separação de plástico por tipos.


#missãodimix #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #fundaçãonovofuturo #paraonde
#educaçãodequalidade #ods4 #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar  #12dejulho #independência #sãotoméepríncipe #todosjuntossomosmaisfortes


#semanário de 7.07.2019


Bela semana recheada de actividades e desafios.



Para não variar, na terça-feira o Grupo Sem Barreirras surpreendeu-nos com grande entusiasmo e dedicação ao nosso desafio de desenvolverem um diário gráfico. Desenharam bastante em casa e mostraram-nos com orgulho. Dedicámos a primeira parte da sessão à partilha e apreço dos desenhos entre o grupo. 









A segunda parte da sessão foi dedicada à reutilização de tecidos/vestuário, recolhidos no areal da Praia Lagarto em campanhas de limpeza. Todos juntos estamos a tricotar um tapete em forma de animal marinho para o nosso clube de leitura. Advinhem qual será o animal ??






Na sexta-feira, fomos à Escola Internacional de São Tomé participar na sessão de reciclagem do programa de campo de férias para partilhar com as crianças como podem recolher sacos de plástico para fazerem objectos úteis como a capa de um banco de madeira que se tornará bem mais confortável. Esta actividade dá início a uma parceria que estamos a desenvolver para que a missão chegue a mais crianças e encarregados de educação. Iniciativa que já estamos em conjunto a programar para o início do próximo ano lectivo. Desafiámos as crianças a levarem embalagens de plástico de forma a incitarem os pais à separação deste tipo de resíduo em específico.



O Dinix continuou dedicado ao estudo para os exames, a recta final da 6ª classe.




A Cisa veio-nos contar que passou de classe… 

É bom sentir o entusiasmo das crianças e jovens com os estudos… afinal já dizia Nelson Mandela, “A Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.”


A limpeza de plástico recolhido e que também já nos é entregue, faz parte das nossas tarefas semanais em prol do meio ambiente.




No domingo foi dia de Clube de Leitura improvisado com três meninas que nos procuraram pois descobriram pelas amigas que partilhamos actividades com crianças. Escolhemos a história “Um oceano de histórias”, que pretende despertar a consciência ecológica e ambiental sobre o mundo que nos rodeia.
Foi bonito assistir à sua leitura e entreajuda nas palavras difíceis.



Deixamos duas “passagens”:
“- Achas que os adultos deviam ser proibidos de andar por aqui?
(…) O problema é que a Natureza é frágil e merece ser tratada com milhentos cuidados. Por todos.”

Beijos e abraços de São Tomé, boa semana a todos e não se esqueça de cuidar do Planeta Azul, pequenos gestos todos os dias fazem a diferença.


Esta semana estivemos presentes no programa Bem-Vindos da RTP ÁFRICA para partilhar o que é a Missão Dimix nossos objectivos, desafios e actividades no terreno.


#missãodimix #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #rtpáfrica #bemvindos #gruposembarreiras #bamudamom
#lerparaconheceromundo #trêsclubedeleitura #praialagarto #umoceanodehistórias #educaçãodequalidade #ods4 #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar #todosjuntossomosmaisfortes

Actividades

JUNHO o mês das crianças, os nossos super heróis

#semanário de 30.06.2019


As terças feiras são dias de Grupo Sem Barreiras, a sessão teve a participação especial do Sebastião Palha, coordenador do Projecto Bamu Da Mon. Viva as tecnologias que nos permitem vencer as distâncias entre Hemisfério Sul e Norte! Todos juntos planeámos o calendário das próximas actividades e acima de tudo porque a Missão Dimix acredita na importância de dar voz ás crianças questionamos os jovens surdos se querem férias das actividades, e se estão de acordo com a doação ao Espaço Cacau do polvo feito em tricot de sacos de  plástico, afinal a arte é para ser partilhada e contemplada. Todos concordaram com a iniciativa e juntos fizemos a carta de agradecimento por tão bem nos terem recebido. E que carta ilustrada com que nos surpreenderam. Férias das actividades só em Agosto, a sua vontade é avançar em Julho.



Encantados com o seu gosto pelo desenho e porque nas sessões o tempo voa oferecemos a cada um lápis de cor e um “diário gráfico”. O objectivo é continuarem a desenvolver o desenho e ao mesmo tempo levarem para casa uma ocupação para se entreterem quando se sentem aborrecidos com as dificuldades de comunicação que sabemos que sentem por vezes.



Sob o mote do ano Proteção da Vida Marinha terminámos o peixe de palhinhas e paus de chupa-chupa que pretende chamar a atenção de todos para a problemática deste tipo de utilização de plástico de uso único. Peça realizada por cerca de 25 crianças ao longo do mês de Junho.




Durante a semana, nos tempos livres do apoio ao estudo dedicámo-nos à recolha, separação e limpeza de tampas de garrafas de água e copos descartáveis que reciclamos transformando-os em objectos de uso continuado. Resultado das visitas e sensibilização com a comunidade do Ilheu das Rolas o irmão do Dinix, o Valdmilson fez nos chegar um grande saco de plástico recolhido no Ilhéu, ficamos felizes, é menos plástico a poluir este paraíso incrível.













A semana  terminou com óptimas notícias da escola do Dinix, ano lectivo a terminar, pauta sem nenhuma negativa e passagem à próxima fase, a semana de revisões para os exames nacionais que darão passagem à 7ªclasse. Com dedicação e estudo o ano lectivo há de terminar com sucesso. Quase quase de férias.



#missãodimix #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #espaçocacau #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #boomfestival #karunaproject #gruposembarreiras #comunidadeilhéudasrolas #educaçãodequalidade #ods4 #educaçãopelaarte #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar #todosjuntossomosmaisfortes



#semanário de 24.06.2019


Semana em que desfrutamos dos últimos dias de exposição na Cacau. Terça-feira, o dia de Grupo Sem Barreiras realizámos as actividades na área da exposição em construção. Convidámos as crianças da Fundação Novo Futuro para integrarem as actividades. Este convite resulta da nossa parceria com os voluntários da Associação Para Onde.



Continuámos com o tricot como técnica de reciclagem, desta vez o projecto vai ser feito com roupas recolhidas no areal durante as nossas campanhas de limpeza na Praia Lagarto, sendo o tema deste ano a Proteção da Vida Marinha adivinhem qual será a forma do projecto que dará lugar ao polvo?!



Foi incrível como o Junior aprendeu a tricotar num curto espaço de tempo, até conseguiu dar entrevista para a Rtp África que nos visitou sem parar de tricotar. Deixamos o link abaixo para quem não assistiu ao telejornal.



Além do tricot, continuámos o projecto de criar um peixe de palhinhas e paus de chupa-chupa com o objectivo de chamar a atenção para esta problemática. Infelizmente são resíduos muito frequentes que encontramos no areal.




Quinta-feira foi dia de desmontar a exposição, um total de 119 desenhos/colagens e 6 instalações onde estiveram patentes trabalhos artísticos de crianças de 6 instituições / comunidades – Grupo Sem Barreiras, Centro de Apoio à Infância da Santa Casa da Misericórdia, Comunidade de Praia Lagarto, Comunidade do Ilhéu das Rolas e Fundação Novo Futuro. Agradecemos a todos os envolvidos e à Cacau e seus colaboradores que tão bem nos receberam.



O apoio ao estudo está na recta final, a pauta e os exames do Dinix estão para breve.



A Vilma, já está de parabéns passou para a 9ª classe.



Sábado foi dia de lavar e secar plástico para triturar na máquina que nos foi doada pelo Projecto Karuna do Boom Festival. Este plástico em flocos será em breve transformado em novos objectos. É maravilhoso o facto de com este apoio agora não só recolhermos plástico na praia como também termos a capacidade de o reciclar. Eternamente agradecidos.





No Domingo foi a segunda sessão de clube de leitura, o livro escolhido foi “A Ilha Levezinha” de Estrela Matilde. Sendo o nosso tema de actividades a Proteção da Vida Marinha escolhemos esta história para inspirar as crianças a deixar uma pegada levezinha no Mundo.



O desenho é a parte lúdica da actividade, com ele queremos cativar a participação das crianças nesta actividade que pretende incutir hábito de leitura durante as férias, e assim preparar o regresso às aulas.


Boa semana a todos


A Missão Dimix no Reporter África da RTP, com Abel Veiga que muito A Missão Dimix no Reporter África da RTP, com Abel Veiga que muito admiramos. Prazer enorme!.




#missãodimix #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #espaçocacau #rtpÁfrica #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #7R’s #repensar #recusar #reduzir #reparar #reutilizar #reciclar #revolucionar #gruposembarreiras #comunidadeprailagarto #comunidadeilhéudasrolas #centrosdeapoioàinfanciadasantacasadamisericórdia #joaocarlossilva
#boomfestival #karunaproject #kosmosenergy #omaliSãoTomé #programatatô  #santacasadamisericórdiasãotoméepríncipe #globaltec #staples #zerowastelabpt #preciousplasticportugal #paraonde #ursotigre #lerparaconheceromundo #doisclubedeleitura #praialagarto #ailhalevezina #estrelamatilde #educaçãodequalidade #ods4 #educaçãopelaarte #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoasonhar #direitoaestudar #todosjuntossomosmaisfortes



#semanário de 16.06.2019



Em pleno mês das crianças foi semana de preparativos e inauguração da nossa exposição comemorativa do dia da Criança Africana no espaço Cacau.


Foi bonito ver os sorrisos dos jovens surdos ao se depararem com todos os seus trabalhos nas paredes da Cacau. Foi gratificante ouvir artistas a falarem desses mesmos trabalhos artísticos. 



Foi bonito receber crianças e jovens todo dia para apreciarem os trabalhos artísticos que desenvolvemos sob o mote “Todos Juntos Vamos Proteger a Fauna Marinha” assim, como para experienciarem actividades de reutilização de resíduos recolhidos nas nossas campanhas de limpeza de praia, tais como palhinhas, pacotes de sumos e leite ou roupas perdidas no areal. 















Foi bonito assistir à sala cheia nas palestras que dedicámos a todas as crianças e jovens com o objectivo de os tocar a proteger o Planeta Azul, responsabilidade que ficou a cargo de Domingas Monteiro do Programa Tatô, de acreditarem nos seus sonhos, no seu lindo país, no poder da educação  e da determinação, à responsabilidade de Dary Neves,  Abel Bom Jesus, Moisés Viegas e Edite Ten Jua. 












Edite Ten Jua não conseguiu estar presente mas esteve presente. “Estamos Juntos” obrigada pelo carinho


No final, aconteceu a visita privilegiada e guiada por João Carlos Silva pelos diferentes espaços de exposição da Cacau onde lhes foi incutido a importância do conhecimento das suas raízes, no recente aberto Museu da História de São Tomé e Príncipe e o papel da arte e da criatividade para sensibilizar e agir na Proteção Ambiental, um dever de todos os cidadãos.



Muito obrigada a todos que tornaram possível e em especial às crianças que nos inspiram todos os dias a fazer mais e melhor.


Foi uma semana em cheio onde ainda houve tempo para o apoio ao estudo e para o início do clube de leitura, actividade que se iniciou na Praia Lagarto em pleno dia da Criança Africana sob o lema “ler para conhecer o mundo”.



Mas também foi uma semana de reflexão, comemorou-se dia 14 o dia contra o trabalho infantil. Em São Tomé e Príncipe, como, infelizmente em muitos pontos do globo, especialmente em desenvolvimento e subdesenvolvido continua a ser uma realidade. Faz sentir e relembra-nos que temos um grande desafio pela frente em proporcionar oportunidades a todas as crianças em situação vulnerável, não vamos desistir. Sabemos que as crianças de hoje são as mulheres e os homens de amanhã e que se deixarmos boas sementes poderão continuar a defender os direitos de todas as crianças.
As crianças devem sonhar não trabalhar nos campos sejam lá quais forem… Esta semana conhecemos mais um menino, estuda no período da manhã, mas trabalha toda a tarde até a noite a vender fruta pela cidade, volta apenas a casa com a fruta toda vendida. São estas crianças que até frequentam a escola, mas não têm tempo para brincar, sonhar ou estudar que nos preocupam e que queremos de ter capacidade de dar as mãos. É verdade que as famílias são muito pobres e vêem as crianças como braços de trabalho. É um tema complexo e com muitas causas e consequências.. mas é preciso que não seja ignorado e que haja a união de várias organizações, instituições e governos para que haja uma alteração positiva num futuro próximo de forma a que estas infâncias não continuem a ser roubadas e os direitos das crianças sejam respeitados.


Desejamos boa semana a todos e caso estejam em São Tomé, até dia 19 ainda podem ir visitar a nossa exposição na Cacau.




#missãodimix #pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #espaçocacau #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #reciclagem #reutilização #diamundialdacriançaafricana #gruposembarreiras #comunidadeprailagarto #comunidadeilhéudasrolas #centrosdeapoioàinfanciadasantacasadamisericórdia #joaocarlossilva #daryneves #domingasmoteiro #abelbomjesus #moisesviegas #joaocarlossilva
#boomfestival #karunaproject #kosmosenergy #omaliSãoTomé #programatatô  #santacasadamisericórdiasãotoméepríncipe #globaltec #staples #zerowastelabpt #preciousplasticportugal #paraonde #ursotigre #lerparaconheceromundo #umclubedeleitura #praialagarto #titacatita #editetenjua #educaçãodequalidade #ods4 #educaçãopelaarte #diamundialcontratrabalhoinfantil #infânciasroubadas #direitosdascrianças #direitoabrincar #direitoavidadigna #direitoasonhar #direitoaestudar #todosjuntossomosmaisfortes



#semanário de 8.06.2019

A semana começou com uma visita muito aguardada pela Missão Dimix, precisamente no Dia das crianças e perfeita para a comemoração do Dia Mundial dos Oceanos ou não fosse o nosso tema das actividades deste ano a Proteção da Vida Marinha, o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14.



A Missão Dimix agradece ao Boom Festival Official pela realização do sonho de termos as máquinas de reciclagem de plástico em São Tomé para as actividades especiais de mês das crianças. Foi uma semana incrível de sensibilização, capacitação e intervenção com uma excelente equipa enviada pelo Boom Karuna Project, projecto de solidariedade de apoio a comunidades.





Especial agradecimento às parcerias com  Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe,  Kosmos Energy e Omali São Tomé que acreditaram no impacto das nossas actividades muito antes de se concretizarem e nos apoiaram também na logística muito importante para que tudo fosse possível de forma eficaz.












A Missão Dimix conseguiu envolver a partir da capital do País, distrito de Água Grande os seguintes distritos: Caué (Sul); Lemba (Norte); Pagué (Príncipe). Envolvemos instituições / comunidades tais como: Praia Lagarto; Santa Casa Da Misericórdia; Novo Futuro, através dos voluntários da Associação parceira Para Onde; Comunidade Diogo Vaz; Hbd do Príncipe. Foram 5 dias de actividades com 120 participantes, 28 crianças e os restantes adolescentes e jovens.





Estamos muito gratos a todas as crianças e jovens presentes pelo entusiasmo, empenho e participação activa por uma Ilha com menos lixo a voar e menos desperdício, foram todos fantásticos.







Fica prometido para breve mais detalhes sobre estas actividades e potencial de cada máquina para que todos fiquem a saber como se desenrolaram as actividades.



Boa semana a todos e se estiverem em São Tomé, sexta dia 14  juntem-se a nós na Cacau -  Casa das Artes Criação Ambiente e Utopia.





#boomfestival #karunaproject #kosmosenergy #omaliSãoTomé #santacasadamisericórdiasãotoméepríncipe #zerowastelabpt #preciousplasticportugal #hbd #missãodimix #proteçãodavidamarinha #ods14 #educaçãopelaarte #educaçãoambiental #plástico #reciclagem #reutilização #diamundialdascrianças #diamundialdosoceanos #paraonde #todosjuntossomosmaisfortes


#semanário de 2.06.2019


Na semana em que se inicia o mês das crianças, mês especial para a Missão Dimix que se dedica à partilha de actividades com crianças, assim como à defesa dos seus direitos.
Este ano, no mês das crianças, dia 14 de Junho, a Missão Dimix realiza o sonho de apresentar os resultados das actividades das crianças deste primeiro semestre do ano  na CACAU – Casa das Artes Criação Ambiente e Utopias, haverá também a decorrer um programa de curtas conversas inspiradoras para crianças e jovens, assim como algumas actividades onde poderão dar asas a criatividade.
Tudo no link: 

http://missaodimix.org/super-herois


Com a exposição para breve a sessão semanal de actividades com o Grupo Sem Barreiras foi dedicada ao início da finalização do projecto de grupo sob o mote Protecção da Vida Marinha, através da reciclagem criativa de sacos de plástico recolhidos e tricotados por todos.





No apoio ao estudo a dedicação continua e os frutos parecem promissores nesta recta final do 3º período escolar. Recordamos os nossos amigos que este foi o nosso primeiro ano lectivo completo em São Tomé a desempenhar este tipo de apoio.




No sábado, dia da criança recebemos visitas muito especiais e desejadas desde há muito… revelaremos no próximo semanário que sem dúvida será especial, ou não fosse o 1º semanário do mês das Crianças com actividades especiais.




#pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #savethedate #14Junho #CACAU
#missaodimix #sãotoméepríncipe #sãotomé #mêsdascrianças #1junho #diadacriança #16junho #diadacriançaafricana
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar 
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão #ParaOnde
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #tricotar #recolha #reciclagem #desenho #colagem #Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos


Actividades

Maio - mês do dia de ÁFRICA

#semanário de 26.05.2019


Semana empolgante entre actividades e apoio ao estudo.


O Grupo Sem Barreiras nas actividades de reciclagem de plástico através do tricot estão a finalizar o projecto de grupo, um polvo de tricot. A Dulce, a Wilsinia e o Pajoy aprenderam a fechar uma peça de tricot e a coser com plástico cada tentáculo à cabeça.






Nas tarde de apoio ao estudo ficamos felizes com o empenho do Dinix e da Vilma, estão em fase de testes.




Esta semana dia 25 comemorou-se o dia da África, foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre. 
Na Escola do Dinix festejaram com pratos típicos da terra, vestidos a rigor com trajes de tecidos africanos.



Lembramos que estamos em contagem decrescente para a nossa exposição de comemoração do mês das Crianças. Que está ou vai estar em São Tomé e Príncipe é guardar o dia 14 de Junho para nos visitar na CACAU - Casa das Artes Criação Ambiente e Utopias.




#pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes #savethedate #14Junho
#missaodimix #sãotoméepríncipe #sãotomé 
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar 
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão #ParaOnde
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #tricotar #recolha #reciclagem #desenho #Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos



#missãodimix #semanário de 19.05.2019


As nossa semanas são invariavelmente corridas, mas sempre felizes graças às crianças que muito nos inspiram a “fazer”.
Esta semana temos uma revelação a fazer, assim daquelas que para quem está ou vem a São Tomé pode fazer parte. Para quem está fora prometemos partilhar como deve ser !


#pequenosgrandeslíderescomsuperpoderes – #Reduzir / #Reutilizar / #Reciclar / #Revolucionar


Estamos muito felizes pois desde início, 2016, sonhámos proporcionar às crianças e jovens a exposição do resultado das suas actividades  na CACAU, Casa das Artes Criação Ambiente e Utopias. Vai acontecer dia 14 de Junho, o grande MÊS das Crianças.


Acreditamos que terá impacto na sua auto-estima, confiança nas competências desenvolvidas nomeadamente criatividade a reciclar, expressão plástica e espírito de equipa.
Todo o programa disponível em 
http://missaodimix.org/super-h...


Assim, na semana que ficamos a um mês da exposição intensificámos os preparativos.
O Grupo Sem Barreiras está quase a terminar o seu projecto de grupo.






Os resíduos, vários tipos de lixo recolhidos nos últimos meses, estão organizados para com criatividade e amor pela natureza serem as nossas matérias-primas de eleição em actividades a decorrer ao longo do dia de inauguração da exposição.





Claro que o apoio ao estudo não pode ser deixado de parte, afinal estamos no 3º e último período lectivo, as tardes são dedicadas à leitura, cálculo e pesquisa para esclarecimento de dúvidas nas matérias.



#
#missaodimix #sãotoméepríncipe #sãotomé 
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar 
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão #ParaOnde
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #desenho #Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos



#missãodimix #semanário de 12.05.2019

Semana de semear sementinhas para potenciar educação em três distritos, as crianças são o futuro do mundo e merecem toda a nossa dedicação.


Na 3ª feira a sessão de Grupo Sem Barreiras foi muito gratificante. Dar escolha às crianças e jovens faz parte do método de partilhar actividades que defendemos. Em Janeiro quando iniciámos o tricot com o #gruposembarreiras como método para reciclar sacos de #plástico a Tânia não sentiu vontade optando por se dedicar ao desenho e colagens, com todo o nosso apoio e diversos materiais à disposição.Esta semana chegou decidida a aprender a tricotar e que facilidade em dominar a técnica! Claro que ficámos felizes e com a certeza que cada um tem o seu tempo e vontade que deve ser respeitada.



Já a Wilsinia destacou-se pelo empenho em recolher bastantes sacos de #plástico e trazer para a sessão de actividades prontos a tricotar. São atitudes destas fora das sessões que podem contagiar positivamente em casa e na comunidade.



#missaodimix #sãotoméepríncipe #sãotomé #praialagarto #distrito #ÁguaGrande
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem #Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar
#anolectivo20182019 #ParaOnde
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos


Na 5ª feira a Missão Dimix foi visitar as crianças da escola primária de Java, no distrito de Mé-Zóchi, visita proporcionada pela organização NUSTP - Núcleo Solidário de São Tomé e Príncipe que se disponibilizou-se para agendar visitas a escolas identificadas.



Quando a Marinha Portuguesa nos fez chegar todos os donativos reunidos em Portugal decidimos partilhar nas comunidades e escolas que temos vindo a apoiar, assim como ampliar a partilha. Procurámos o apoio de quem está no terreno para identificarmos escolas que ainda não conhecemos, isoladas e com necessidades de apoio com material escolar, entregámos cadernos, lápis, canetas, livros de histórias e manuais escolares para apoiar o professor nas suas aulas com as crianças. Também houve tempo para incentivar a leitura junto das crianças que entre a timidez e a vergonha diziam não saber ler bem, comprovámos que lêem bem.




Agradecemos ao parceiro Moisés Viegas, da NUSTP pela oportunidade e a todos que nos doam materiais escolares, partilhar é bonito e pode fazer a diferença na vida escolar de muitas crianças.


#missaodimix #nustp #moisésviegas #java #distrito #mezochi #partilhar #materiaisescolares #lerparaconheceromundo #saotomeeprincipe #saotome #educacaodequalidade #ods4 #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos




Este fim de semana foi especial, a Missão Dimix com o apoio do Programa Tatô, programa de defesa das tartarugas marinhas, foi para o Ilhéu das Rolas, onde tudo começou na nossa Missão Dimix, , + info http://missaodimix.org/sobre.



As actividades com as crianças do Ilhéu, pela segunda semana consecutiva correram muito bem, seja nas actividades de limpeza de praias, seja na descoberta de grandes talentos na leitura e desenho. 










O Ilhéu das Rolas tem uma pequena comunidade de 20 famílias e um resort, tal como São Tomé enfrenta um grande problema com os resíduos, que no ilhéu se agrava pela pequena dimensão. Pela saúde das crianças e pela proteção da biodiversidade a Missão Dimix está empenhada em fazer parcerias e colaborações para que todos juntos consigamos ajudar a resolver este grande problema, que é um problema de todos.








#
#missaodimix #sãotoméepríncipe #sãotomé #ilhéudasrolas #distrito #Caue
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar 
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #lerparaconheceromundo #partilhar #materiaisescolares #PlasticusMaritimus #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ProgramaTatô #tartarugasmarinhas #ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #desenho #Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar #ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos


05.05.2019


Que gratificante o nosso Grupo Sem Barreiras. 



O polvo está quase e chegámos ao 3º passo do tricot. Foi uma alegria para a Wilsinia e  para a Dulce perceberem como se fecha uma peça de tricot.



No que diz respeito ao desenvolvimento de competências e evolução ficamos felizes por observar como a Tania e o Herminio estão dedicados e determinados com os projectos que escolheram desenvolver.





Nesta sessão explicamos como vamos organizar a nossa exposição de comemoração de dia da criança, estão entusiasmados. O impacto que nos deixa feliz é entender como é positivo para a sua auto-estima e confiança.




Foi semana de saber os resultados da avaliação de 2º período do apoio individualizado. O Dinix está contente com os resultados e nós também, notas a subir, excelente recompensa à dedicação. Está no bom caminho para passar de ano. Vamos continuar a fazer um esforço com a Língua Portuguesa, a sua maior dificuldade. 



Na 6ª-feira a Missão Dimix foi à boleia de uma actividade do #programatatô – protecção das tartarugas marinhas, rumo ao Sul da Ilha para realizar visita e actividades há muito planeadas na escolinha do Ilhéu das Rolas. Conhecemos o professor Alexandre, fizemos um levantamento de necessidades, deixamos alguns materiais que sabíamos que fazem sempre falta e ficamos a conhecer melhor a dinâmica das aulas das classes em simultâneo. É precisa muita dedicação e trabalho. 
Depois das aulas houve tempo para contar uma história sobre o plástico e outros resíduos no mar assim como para desafiar as crianças a desenharem fauna marinha.





Sábado pela manhã passeamos até à praia Café prevenidos com sacos para recolhermos lixo e voltarmos a falar de como é importante chamar à atenção das “pessoas grandes” para que estes super-heróis  herdem um ilhéu saudável.




Na praia Café sentámos a fazer desenhos, estudar o que é a forma através da brincadeira com recortes de animais marinhos.




Havemos de voltar para desenvolver estas e outras actividades.



Obrigada Programa Tatô e Dive Center São Tomé pela oportunidade e ida ao Sul da Ilha.



Boa semana amigos

#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar
#lerparaconheceromundo #PlasticusMaritimus #AnaPêgo
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ParaOnde #ProgramaTatô #tartarugasmarinhas #umaemmilchegaavidaadulta #ilhéudasrolas #partilhar 
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem #Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos

Actividades

Abril com férias escolares

27.04.2019


Semana de regresso ao apoio ao estudo com o início do 3º período escolar.
Momento de avaliação das notas e planeamento do apoio reforçado que precisamos para o fim do ano com sucesso. As actividades lúdicas com foco na proteção do meio ambiente  serão uma forma de relaxar a mente e aprender brincando abordando os as matérias de forma prática e mais visual.


Com o Grupo Sem Barreiras continuamos o nosso projecto de todos juntos fazermos um polvo de tricot de sacos de plástico. Estamos quase na fase final. É uma alegria ver como em algumas semanas estão a tricotar com destreza de movimentos. 






Viva as tecnologias que tornam possíveis as reuniões de trabalho entre os vários continentes. Esta semana em contagem decrescente para a nossa actividade de proteção do meio ambiente reunimos via Skype entre África, América do Sul e Europa. Em Junho estaremos todos juntos em São Tomé para as comemorações do mês das crianças.


Sábado é dia de ir cedinho para a praia recolher e separar lixo. Não vamos desistir desta pequena contribuição para a proteção da vida marinha e segurança de todos. Esta semana além de latas havia bastante vidro.



Bom fim de semana a todos, sejam responsáveis e amigos do Planeta, não esqueça as crianças que vão herdar o que lhes deixarmos.




Triste muito triste o que sucedeu esta semana no Príncipe. É revoltante o que se passa com as viagens via marítima para a ilha irmã. É revoltante que  crianças inocentes tenham perdido a vida e que outras tenham perdido família. Muita força a todos e união para pressionar que se faça justiça e se responsabilize quem não segue as devidas normas de segurança colocando vidas em risco.


#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar
#lerparaconheceromundo #PlasticusMaritimus#AnaPêgo
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ParaOnde
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem # Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos


20.04.2019


Na 2ª semana de férias da Páscoa, continuamos com a pequena obra para receber a especial e amiga do ambiente actividade a realizar no mês das crianças. Com o apoio ao estudo em pausa temos mais disponibilidade para preparar este espaço.


Na terça-feira dia de Grupo Sem Barreiras e inclusivo recebemos a Cisa que está de férias escolares e teve oportunidade de vir fazer novos amigos. O desafio desta semana foi fazer desenhos ou colagens do animal que todos juntos andamos a tricotar. Assim torna-se mais fácil compreender como vamos juntar todas as partes de tricot de plástico transformando num polvo. Ao mesmo tempo quebramos a rotina do tricot, ainda que todos tenham um entusiasmo incrível com a técnica, como podem imaginar ficamos muito felizes e o ambiente agradece pois são menos sacos a voar para o mar.










Com a Vilma que tem perfil de monitora de futuras actividades estivemos a preparar vestuário encontrado no areal nas semanas anteriores para ensinar tricot a outro grupo de jovens e crianças.






Boa Páscoa a todos, se saírem para passear levem um saco para recolher algum lixo, não se esqueçam que todos juntos somos mais fortes ;)


#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar
#lerparaconheceromundo #PlasticusMaritimus#AnaPêgo
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ParaOnde
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem # Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos



14.04.2019


1ª semana de férias da Páscoa, semana de ir ao Sul voltar à cidade e começar a preparar o espaço de actividades especiais de Junho, o mês das crianças. 

Fazer apoio ao estudo e sermos encarregados de educação também é falar com a família como tudo está a correr. Assim no início das férias da Páscoa fomos até Ribeira Peixe levar o Dinix para passar as férias com a família. 

Esta ida ao Sul foi 3 em 1! 

1 Visita de estudo à Roça de São João, em São João dos Angolares para visitar a Galeria de Arte RAM, arte contemporânea Santomense num espaço lindo com a natureza como paisagem de fundo. Foi uma oportunidade para voltar a falar de aprendizados das aulas de Educação Visual de uma forma mais viva!





2 Visita à creche de Ribeira Peixe onde trabalha a mãe do Dinix para conhecer as crianças, as necessidades e doar materiais escolares e de higiene doado por amigos e visitantes a quem estamos muito agradecidos.



3 Encontro com o Sr. Eusébio e a D. Rosa, os pais do Dinix para uma conversa de como decorreu o 2º período escolar.


Na terça-feira foi dia de reunir os jovens do Grupo Sem Barreiras. Continuámos as actividades sob o mote “Todos Juntos Vamos Proteger a Vida Marinha” os resultados serão expostos nas nossas comemorações de dia da Criança Africana.

Esta manhã é sempre uma animação, afinal não é por acaso que diziam ao Sebastião que é o melhor dia da semana.

Todos juntos através do tricot de sacos de plástico estamos a construir um animal do mar. Quem advinha qual é?





O resto da semana foi intenso, estamos a criar condições num pequenino espaço emprestado para uma actividade muito desejada e amiga do ambiente. 


Nos tempos livres e porque todos os dias temos a sorte de olhar o mar recolhemos e separamos lixo da praia. O mar e fauna marinha agradece e este “lixo” será muito útil para as nossas actividades.





Depois de tanta lata recolhida na Praia Lagarto foi altura de as entregar na  Ecoger...

Com o baixo valor da troca vamos fazer mealheiro para as actividades a  realizar com as crianças e jovens santomenses.



“Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA” 

Boa semana a todos, cuidado com o lixo o planeta está em perigo.


#

#missaodimix #sãotoméepríncipe

#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar

#crecheRibeiraPeixe #distritodeCaué

#lerparaconheceromundo #PlasticusMaritimus #AnaPêgo

#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão

#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples #apoioaoestudo

#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ParaOnde

#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem #Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar

#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos



Actividades

Março - partilha de saberes e actividades fora do Portão

31.03.2019

Última semana antes das férias da Páscoa ou das cinzas como se diz por cá, estudo com férias escolares à vista e actividades lúdicas para relaxar do estudo e ser útil para com o planeta. 

Última semana  com o “nosso” super amigo Sebastião no terreno, desafio à vista para continuarmos com o Grupo Sem Barreiras que, desafio que a Missão Dimix vai abraçar e dar o melhor. 



Foi assim a última semana do mês de Março: 
- estudo para os últimos testes do período, a Cisa diz que vai manter as excelentes notas, é boa motivação positiva para contagiar a confiança  do Dinix. De um menino a estudar todas as tardes agora são duas meninas e um menino;



- despedidas e determinação para ultrapassar obstáculos e continuar o Grupo Sem Barreiras;



- actividades de separação de lixo recolhido na praia para as actividades que se aproximam, o Planeta agradece, e a criatividade das crianças e jovens é estimulada.





Boa semana a todos, sejam criativos e abracem os 7 R’s: Repensar; Recusar; Reduzir; Reparar; Reutilizar; Reciclar; Revolucionar.



#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar
#lerparaconheceromundo #PlasticusMaritimus#AnaPêgo
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples #apoioaoestudo
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ParaOnde
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem # Repensar #Recusar #Reduzir #Reparar #Reutilizar #Reciclar #Revolucionar
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos


24.03.2019

As crianças são o melhor do mundo e merecem toda a nossa dedicação para crescerem felizes e saudáveis.
Esta semana o nosso tempo foi dividido entre várias actividades tais como:


- encontros para o estabelecimento de parcerias para realizarmos comemorações do dia da Criança Africana a 16 de Junho. Ainda falta mas o tempo voa e para bela comemoração há que planear;



- encontro semanal com o Grupo Sem Barreiras com visita de voluntárias entendidas de tricot e trabalhos manuais. Dedicamos aos cartazes com mensagens para despertar à protecção da vida marinha e ao tricot de plástico, praticar para em breve passarmos ao próximo passo de transformar peças de tricot em algo útil; 






- visita às crianças do Jardim de Infância Baú dos Sonhos, na Madalena. Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e o dr Eduardo Portela fomos realizar actividade na área da Saúde e Higiene Oral, através de histórias, jogos e distribuição de pastas e escovas de dentes desafiar as crianças a serem super heróis dos dentes. Foram  divertidas as intervenções das crianças. A Missão Dimix agradece ao amigo Eduardo Portela pela sua dedicação.




- no apoio ao estudo entre o Dinix, a Cisa e a Vilma as tardes foram preenchidas com a troca de saberes e dedicação aos últimos testes deste 2º período  lectivo;




- aos Sábados estuda-se apenas pela manha e de tarde há espaço para actividades extra curriculares em que o mote deste semestre é o ODS 14 – A Protecção da Vida Marinha. Dedicámo-nos à preparação de embalagens de sumo e leite encontradas na praia e à separação por cores e tipos do plástico que temos recolhido nos últimos tempos. É muito imaginem o que ainda anda a deriva no Mar…





- Domingo foi dia de fazer sorrir crianças da comunidade que apoiamos com a entrega de brinquedos e jogos oferecidos por amiga da Missão Dimix, afinal toda as crianças têm direito a brincar. O lema foi os brinquedos são de todos, ao fim do dia as crianças mais velhas guardam para o dia seguinte. Quem nos dera ter um espaço para receber estas crianças! 

É sonhar para realizar!

#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças #direitoaestudar #direitoabrincar
#lerparaconheceromundo #PlasticusMaritimus#AnaPêgo
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ParaOnde
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos


17.03.2019

Foi bela a semana, bons encontros, reencontros e novas parcerias para a implementação dos objectivos e actividades especiais de comemoração de dia da Criança Africana, ainda faltam 4 meses mas há que planear.
O apoio ao estudo é continuo de segunda a sábado, uma oportunidade para conhecermos os programas de ensino e podermos apoiar.
O nosso amigo António que apoiou na língua francesa regressou a Portugal, ficaremos a torcer pelo regresso às ilhas maravilhosas para desempenhar as suas valências de língua francesa e portuguesa. Muito nos inspirou e ferramentas nos deixou.





Boa semana a todos, façam por ser uma gota no oceano nas mais variadas áreas que vos inspirem. Todos juntos somos mais fortes.
 
#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças
#lerparaconheceromundo
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade #ParaOnde
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos


10.03.2019


Na terra do Leve-leve há muito a fazer.
Nas últimas duas semanas dividimos o nosso tempo entre várias actividades.


O Grupo sem barreiras e a reciclagem de plástico através do tricot, transformando sacos de plástico em sacos e individuais de refeição de uso continuado.








Apoio ao estudo com o apoio do nosso querido António que muitas saudades nos vai deixar e já está nos seus últimos dias de serviço na ilha.

Como o apoio ao estudo não é apenas numa mesa de trabalho juntos saímos à rua para assistir à apresentação de carnaval Infantil na Casa da Cultura e à inauguração da exposição de kwame Sousa na Cacau.




Entregámos donativos na escola que o Dinix frequenta, a escola Centro Promoção Madalena de Canossa, na comunidade de Praia Lagarto onde estamos a iniciar actividades e a ONGD Mamã Catxina para entrega a famílias sinistradas por incêndios.



#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças
#lerparaconheceromundo#PlasticusMaritimus#AnaPêgo
#projecto #BámuDáMon #gruposembarreiras #inclusão
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento #educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha #actividades #recolha #reciclagem #tricot #desenho #colagem
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos

Actividades

Fevereiro - partilha de saberes e inclusão

20.02.2019


A Missão Dimix está eternamente agradecida à Marinha Portuguesa que tornou possível o transporte que há muito aguardávamos. Estamos também muito gratos aos amigos envolvidos em todo o processo, desde doadores, recolha, organização, empacotamento, transporte, entrega na base do Alfeite, assim como na recolha em São Tomé e Príncipe.



Em São Tomé entregamos directamente às crianças e jovens em escolas, instituições e comunidades onde desenvolvemos actividades no caminho da Educação pela Arte, a temática adoptada para este ano lectivo é a Protecção da Vida Marinha.


“Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA” 


#
#Missaodimix #Portugal #Sãotoméepríncipe
#MarinhaPortuguesa #MissãoMarAberto
#FragataÁlvaresCabral
#iMission
#MochilaAmiga
#LerparaConheceroMundo
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos



19.02.2019


Multiplicação de saberes, entreajuda e inclusão. 



Continuámos dois a dois, passámos o conhecimento da técnica que vamos usar para transformar/reciclar os sacos de plástico em objectos de uso continuado e duradouro.


Hoje recebemos a Vilma da comunidade vizinha. Acreditamos que será uma óptima monitora e apoio nas futuras actividades a desenvolver com as crianças e jovens desta comunidade. 

Ao Wilson, do Grupo Sem Barreiras coube a tarefa de ensinar a preparar o sacos e como aprendeu rápido a tricotar apoiou a Vilma no início.


É gratificante assistir aos jovens surdos a ensinar ouvintes que não sabem linguagem gestual! O tricot requer observar, persistência e paciência. Obrigada Wilson excelente monitor!



O Pajoy da primeira dupla que ensinamos na passada sessão apoiou a Wilsinia no primeiro passo de tricot! 




A Dulce aprendeu o segundo passo de três e praticou bastante.



O Jakilson é apaixonado por desenho diz que quer é desenhar a Vida Marinha!



Vamos ter excelentes cartazes de super heróis activistas ambientais!



O Grupo Sem Barreiras é únido e perspicaz, para nós muito gratificante de orientar. 


“Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA” 




#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças
#lerparaconheceromundo
#PlasticusMaritimus
#AnaPêgo
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento 
#educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha 
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos



9.2.2019



Semana de 1 de três passos de tricot com o Grupo Sem Barreiras.
Finalmente o início desta actividade que todos estão curiosos por dominar. É tão bom ver como de repente estão a ver a utilidade de recolher sacos de plástico que voam por toda a parte poluindo a “nossa” linda ilha.



Dois a dois, passámos o conhecimento da técnica que vamos usar para transformar/reciclar os sacos de plástico em objectos de uso continuado e duradouro. 
No final das duas horas fizemos balanço e o Pajoy afirmou que na próxima sessão já estará preparado para nos ajudar a ensinar os colegas que ainda não tiveram oportunidade de iniciar. 

Nas actividades de sábado foi a vez do Dinix ensinar a Marisa como reutilizar pacotes de sumo ou leite para fazer caixas. Sem dúvida que o mais gratificante é sentir que as crianças aprendem e ganham a capacidade de passar o conhecimento a outras crianças.
As rolhas de cortiça recolhidas no areal também estão a ser muito úteis para as actividades de reciclagem. Mais tarde o Dinix mostra o resultado.





Bom fim de semana a todos com os 7 R’s na cabeça: Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Revolucionar e como diz uma das nossas grandes inspiradoras, a Ana Pêgo, Resistir!


“Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA” 


#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#convençãodosdireitosdascrianças
#lerparaconheceromundo
#PlasticusMaritimus
#AnaPêgo
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental #arteparadesenvolvimento 
#educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha 
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos



3.2.2019



Esta semana os nossos jovens surdos iniciaram a preparação dos sacos de plástico que recolheram para tricotar. Estão expectantes com a técnica do tricot, determinados a aprender e dar outra utilização aos sacos de plásticos que voam por toda a parte.


O Dinix é um aluno empenhado em ultrapassar as dificuldades e dar o seu melhor, conta com o nosso apoio em algumas disciplinas como a Língua Portuguesa e Educação Visual, com o Pedro na Língua Francesa e com a  Vanessa na Matemática. Os testes já batem à porta .




Entre seminários e reuniões destacamos o Professor Rogério Roque Amaro que muito gostamos de escutar a falar sobre o conceito de desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades insulares.




#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#apoioaoestudo #direitoaestudar 
#convençãodosdireitosdascrianças
#lerparaconheceromundo
#plasticusmaritimus
#anapêgo
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#tricotarplástico #reutilizar
#educaçãoambientalpela #arteparadesenvolvimento 
#educaçãopelaarte #anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha
#ODS3SaúdedeQualidade
#CCP #CentroCulturalPortuguêsStp
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos

Actividades

Janeiro - o ano começa bem no terreno!

20.1.2019



A semana decorreu entre o apoio ao estudo e as actividades de desenvolvimento de consciência ambiental.
Após a reunião na escola do Dinix juntos traçamos um plano para superar as dificuldades e potenciarmos a leitura chave para o sucesso em todas as matérias.
No dia dedicado a actividades extra-curriculares a escolha do Dinix foi o tricot como técnica de reciclagem para os tantos sacos de plástico que apanhamos nas recolhas de resíduos na praia Lagarto.
Esta semana fomos presenteados com a Semana do MAR na Cacau, organizada pelo Programa Tatô. Foram cinco dias de cinema de animação, documentário ou palestras para despertar em crianças, jovens e adultos a problemática que estamos a vivenciar no que diz respeito à poluição e recursos marinhos.
A semana fechou com o Documentário “Um oceano de Plástico”. As crianças que reunimos tiveram a oportunidade de visualizar o estado do planeta AZUL, das dificuldades da vida marinha e a importância dos OCEANOS para todos nós, vivendo perto ou longe do mar.
Foi triste assistir a aves e peixes entre muitos outros a MORRER “entupidos” de plástico, as crianças ficaram chocadas com a mostra dos biólogos do plástico de cada um em taças.

Uma das tantas frases que ficam na memória, dita por uma mulher numa pequena ilha das Fiji:
“As EMBALAGENS destruíram o nosso paraíso.” 

No final ficou a ideia urgente de todos juntarmos esforços para que o nosso papel activo nesta grande problemática seja cada vez mais activo, forte e eficaz.




“Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA” 



#
#missaodimix #sãotoméepríncipe
#apoioaoestudo #direitoaestudar 
#convençãodosdireitosdascrianças
#lerparaconheceromundo
#oprincipezinho #antoinesaintexupery
#tricotarplástico #reutilizar
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento 
#educaçãopelaarte#anolectivo20182019 #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha
#ODS3SaúdedeQualidade
#ODS17ParceriasparaaImplementaçãodosObjectivos
#ProgramaTatô #semanadomar #Cacau
#OceanosdePlástico #CraigLeeson #TanyaStreeter



9.1.2019



O ano começou bem com o Grupo Sem Barreiras em sessão no jardim.  Foi dia de rever aprendizados para boa consolidação e estudo do conceito de forma através dos recortes. Desafiámos os jovens surdos a mostrarem a fauna marinha que tanto queremos proteger com recurso a papel, marcador e tesoura. 
“Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA”  é o nosso lema e tema das actividades a desenvolver até Junho 2019.




#
#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento 
#educaçãopelaarte #staples
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha

Actividades

A Missão Dimix vai à escola - Ano lectivo 2018/2019

23.11.2018


Esta semana tivemos a oportunidade de participar na reunião de conselho de turma semanal do Dinix, o menino que está na origem da nossa Missão Dimix, na escola Centro Promoção Madalena de Canossa. Reunião para alunos, encarregados de educação e director de turma falarem acerca dos desafios e dificuldades sentidas para juntos se apoiarem.


Ficamos contentes por assistir como o director de turma desafia os alunos a darem a sua opinião sobre como está a decorrer o início do primeiro período lectivo, ou  #darvozàscriançasejovens não fosse o nosso lema. Também ficamos bastante satisfeitos com a forma como o director de turma está empenhado em apoiar os alunos nas dificuldades sentidas com os primeiros testes e no encontro de soluções que os ajudem a ter sucesso.


No final da sessão fomos desafiados pelo director de turma a deixar algumas palavras motivacionais para a dedicação necessária a recuperação de notas e empenho por um futuro risonho.


Começamos por perguntar aos alunos “Qual o teu sonho?” e depois deixamos a ideia que com preguiça não se vai a lado nenhum, que trabalhar cansa e que estudar também, mas que os sonhos e objectivos podem ser uma fonte de energia inesgotável, essencial para a sua realização.


Participaram activamente gostámos bastante da troca de ideias e sonhos.
Regularmente participaremos nestas reuniões de sextas-feira pela manhã.




#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#escolaCentroPromoçãoMadalenadeCanossa
#dárvozaosjovens
#ODS4EducaçãodeQualidade
#todosjuntossomosmaisfortes

Actividades

Grupo Sem Barreiras - Ano lectivo 2018/2019

9.1.2019


O ano começou bem com o Grupo Sem Barreiras em sessão no jardim.  Foi dia de rever aprendizados para boa consolidação e estudo do conceito de forma através dos recortes. Desafiámos os jovens surdos a mostrarem a fauna marinha que tanto queremos proteger com recurso a papel, marcador e tesoura. 
“Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA”  é o nosso lema e tema das actividades a desenvolver até Junho 2019.








#
#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento 
#educaçãopelaarte
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha



12.12.2018


Esta semana reunimos o Grupo Sem Barreiras na Biblioteca Nacional e assim nos escapamos da forte chuvada. Continuamos com o nosso tema deste ano lectivo - a Vida Marinha que tanto queremos PROTEGER. 
O nosso parceiro Sebastião do projecto Bámu Da Mon pediu-nos uma foto de tartaruga apanhada pelos resíduos de plástico. Nem imaginam a expressão de admiração dos jovens surdos. Nunca tinham visto tal imagem.
Depois desafiamos o grupo a vestir a pele de artistas activistas escrevendo a frase “Juntos vamos proteger os OCEANOS e a VIDA MARINHA” ilustrada com os seus desenhos.











#
#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento 
#educaçãopelaarte
#ObjectivosdeDesenvolvimentoSustentável
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha


21.11.2018


Esta semana reunimos o Grupo Sem Barreiras para mostrar como a Vida Marinha que tanto queremos PROTEGER está a sofrer com a consequência do lixo nos oceanos. Mostramos dois curtos videos do estado dos peixes e de como o lixo ou seja o “problema” se pode transformar “solução” - matéria prima para gerar renda.
Resíduos que geram renda:

Afinal andamos a estudar as possibilidades de criar com o grupo uma cooperativa e centro de reciclagem do plástico que recolhemos transformando objectos de plástico de uso único em uso continuado.


Incrível o impacto das imagens junto dos jovens surdos. Ficou a certeza que precisamos de divulgar massivamente este tipo de informações junto das gerações mais jovens que muitas vezes não têm acesso a este tipo de informação - o impacto dos resíduos na vida marinha.


Introduzimos a próxima actividade, tricotar sacos de plástico recolhidos na praia. 

Ficaram curiosos e apreensivos com a possível dificuldade em aprender a tricotar. Tranquilizamo-los pois pode parecer difícil mas será fácil.


No fim da sessão houve espaço para desenhar a fauna marinha à volta do lema de acção Vamos Proteger a Vida Marinha #ODS14 dos objectivos de desenvolvimento que nos inspiram e abraçamos.





#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento
#origami
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha



24.10.2018

Esta semana o #gruposembarreiras do projecto #bamudamon realizou a sessão entre o quintal e a praia sob o mote “recolher e reutilizar”, “receber e dar” desencadeando actos de generosidade com a natureza e com o grupo.

3a sessão – transformar cada caixa numa caixa única; a caixa como “contentor” de um objecto natural encontrado na gratuitamente no meio ambiente. Mostramos aos jovens como podem oferecer uma lembrança sem gastarem dinheiro nenhum, usando a criatividade, reciclando e encontrando beleza na natureza, sem esquecer agradecer-lhe.


Estimular a criatividade e expressão plástica através da reciclagem e respeito pelo meio ambiente é um dos nossos objectivos. Outro é estimular a visão de que a natureza é uma dádiva e que temos o dever de a valorizar e proteger. Conseguimos cumprir este dois objectivos e despertar a partilha, entreajuda e o carinho pelo próximo desencadeando actos de generosidade.
Ao caminharmos pela praia para cada um encontrar algo precioso para oferecer dentro da caixa de origami aproveitamos a oportunidade para recolhermos o lixo encontrado e abordarmos esta problemática. É importante agradecer e retribuir ao Planeta Terra ser o nosso lar.

Sessão muito gratificante. 











#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento
#origami
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha


17.10.2018

Esta semana o #gruposembarreiras do projecto #bamudamon voltou à Biblioteca Nacional de São Tomé sob o mote “recolher e reutilizar” para criar objetos utilitários reciclando com a técnica origami.

2a sessão - fazer uma caixa com desperdício de papel higiénico – consolidação de conhecimentos e prática da técnica.


A Dulce surpreendeu-nos pelas caixas que fez em casa através da reciclagem de embalagens de cartão.
Assim em dia de consolidar os ensinamentos da semana passada a Dulce teve o papel de acompanhar os amigos ainda com algumas dificuldades. 
Ficámos muito felizes com a dinâmica do grupo.











#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento
#origami
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha


14.10.2018


No início do novo ano lectivo é uma grande alegria estarmos em São Tomé. Pela primeira vez fazemos parte do início do ano lectivo. Surpreendemos o Grupo Sem Barreiras, habitualmente reunido na Biblioteca Nacional de São Tomé com a primeira sessão num quintal perto da praia, reunidos apenas numa grande mesa, todos juntos tem outra magia! Sob o lema “eu protejo o Meio Ambiente” com o mote “recolher e reutilizar” para criar objetos utilitários reciclando com a técnica origami iniciamos as actividades 2018/2019.


1a sessão - fazer uma caixa com desperdício de papel higiénico.


Os nossos jovens surdos atentos aprenderam rápido, para a próxima sessão outros desafios.








#missaodimix
#sãotoméepríncipe
#projecto
#BámuDáMon
#gruposembarreiras
#educaçãoambiental pela #arteparadesenvolvimento
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS14Protegeravidamarinha

Actividades

2ª Missão no Terreno - São Tomé e Príncipe 13ª semana

São Tomé e Príncipe, 29 de Junho, de 2018

Sumário: MISSÃO DIMIX -  EDUCAÇÃO PELA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO

Esta semana partilho as fotografias preferidas da exposição de fecho de actividades desta segunda Missão Dimix no terreno.
Foi maravilhoso estar no terreno desde fins de Março a fins de Junho, o mês das crianças.
Estou feliz passo a passo chegámos a mais crianças e jovens e acima de tudo conseguimos dar mais um lindo passo no caminho da inclusão. As estrelas foram os jovens Surdos do Grupo Sem Barreiras do projecto Bámu Dá Mon criado pelo querido amigo e parceiro Sebastião Palha a actuar na escola ASSTP – Inclusão Social da Pessoa Surda em São Tomé e Príncipe.
A propósito da campanha “Ler para conhecer o Mundo” destaco o momento da exposição que realizada no Centro Cultural Português em que o Dinix se ofereceu para fazer leitura da história da “Tita Catita”para os presentes. Foi aquele sinal que promover o gosto pela Leitura junto das crianças é muito gratificante e dá frutos.
De coração cheio aproveitei para partilhar com os nossos queridos convidados como foi importante os laços de amizade criados com o Dinix em finais de 2015 que origem deram à nossa Missão Dimix e ao seu regresso aos bancos da escola com o apoio da Arcar São Tomé.

Nos próximos meses o foco vai ser trabalhar na procura de meios de sustentabilidade para realizarmos a Missão Dimix do último trimestre  do ano.

Obrigada às crianças e aos adultos que ainda sabem ser crianças.

Sónia Pessoa, em Missão Dimix

Actividades

2ª Missão no Terreno - São Tomé e Príncipe 12ª semana

Semanário Missão Dimix – 18 a 22 de Junho, 2018


Missão Dimix -  Educação pela Arte para o Desenvolvimento


Sob o mote “Dar voz às Crianças” em São Tomé e Príncipe, país com uma percentagem tão elevada de crianças e jovens, os seus Homens de Amanhã, desafiámo-los a dar a conhecer ao Mundo as suas Ilhas maravilhosas pelo meio de expressão que é desenho.

Queremos estimular a sua excelente criatividade e promover a Educação pela Arte para o Desenvolvimento de forma inclusiva.
 
Na passada Sexta-feira, dia 22 de Junho, mês das crianças, festejamos em exposição colectiva as actividades  e parcerias realizadas durante a 2ª Missão Exploratória – Março, Abril, Maio, Junho no Centro Cultural Português em São Tomé.
Foi bonito, foi bom receber os amigos, foi bom partilhar...
 
O desafio teve como objectivos criar uma coleção de 12 postais que representem São Tomé e Príncipe, assim como:
- valorizar o lindo país que é São Tomé e Príncipe de cultura, fauna e flora tão rica;
- estimular expressão artística, criatividade;
- promover actividades de tempos livres
 
Foi bonito, foi bom receber os amigos, foi bom partilhar...
Obrigada aos parceiros Arcar São Tomé, Bámu Dá Mon, Santa Casa da Misericórdia e Centro Cultural Português / Cooperação Portuguesa. 
Em especial agradecemos às crianças e jovens com que partilhamos o desafio e que nos inspiram a querer fazer mais e melhor todos os dias com o objectivo principal de promover ocupação de tempos livres lúdico-formativos.







Actividades

2ª Missão no Terreno - São Tomé e Príncipe 11ª semana

Semanário Missão Dimix – 11 a 17 de Junho, 2018


Na semana que antecede a exposição dos trabalhos realizados nos últimos meses dedicámo-nos aos preparativos para dia 22 de Junho no Centro Cultural Português. Na nossa segunda “Missão Exploratória” vamos reunir lindos postais onde melhor podemos conhecer a fauna e flora de São Tomé pelo olhar das suas crianças dos vários grupos com quem partilhámos actividades.

Quarta-feira foi dia de partilhar actividades no Centro cultural Português, desenhos, caixinhas de origami, estudo da forma através de recortes e leitura.

Quinta-feira é dia de Bámu Dá Mon na Biblioteca Nacional, desta vez desafiámos os jovens surdos para desenho livre. Uma forma de dar voz ao nossos jovens e os conhecermos melhor.

Sábado com as crianças da Arcar organizamos os desenhos e experiências realizadas pelo querido Romeu para a sua festa de Dia da Criança Africana. Era grande a azáfama de toda a equipa da Arcar para lhes preparar um dia especial. Cantaram, dançaram, jogaram e assim foram os festejos deste dia especial para os meninos da Arcar. 


#DIADACRIANÇAAFRICANA











#16deJunho
#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#centroculturalportuguês
#projecto #BámuDáMon

#gruposembarreiras
#arcarsaotome #mesquita
#larsimoagodinho 
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#todosjuntossosmaisfortes

Actividades

2ª Missão no Terreno - São Tomé e Príncipe 10ª semana

Semanário Missão Dimix – 2 a 10 de Junho, 2018


Chegou Junho o mês das crianças! O dia 1 foi comemorado nas escolas, no dia 2 fizemos uma surpresa com a visita do amigo Bobby para partilhar os truques do cubo mágico e um apoio na informática ou não fosse dele a ideia de conseguirmos fazer chegar computadores às crianças. 
Quarta-feira foi dia de partilhar actividades no Centro cultural Português, desenhos, leitura e conversa sobra a fauna e flora de São Tomé e Príncipe. As crianças tentaram-nos convencer que em São Tomé há Girafas!! 
Quinta-feira é dia de Bámu Dá Mon na Biblioteca Nacional, desta vez desafiámos os jovens surdos a desenharem a Bandeira de São Tomé e Príncipe.
Sábado com as crianças da Arcar assistimos aos ensaios para a festa de dia da Criança Africana. O Carlinhos não fazia parte do grupo então estivemos a praticar a leitura, tem de ser apesar de nos contar que gosta é de matemática!
Domingo foi dia de visitar os avós Santomenses, desta vez com o nosso amigo Luís Afonso foi dia de começar a colorir a sala de convívio. Iniciámos a pintura das cadeiras e bancos. 




#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#centroculturalportuguês
#projecto #BámuDáMon
#arcarsaotome #mesquita
#larsimoagodinho
#santacasadamisericordiastp
#diagnósticodebecessidades 
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#todosjuntossosmaisfortes

Actividades

2ª Missão no Terreno - São Tomé e Príncipe 9ª semana


Semanário Missão Dimix – 21 a 27 de Maio, 2018


Nesta nona semana de Missão Dimix em actividades alterámos a rotina para dar resposta a preparativos para um novo projecto que estamos a preparar para sair no último trimestre do ano. Mais tarde revelamos tudo!


Segunda e quarta foram dias de estar com a Associação de Palaiês, perfeita partilha de actividades para a semana em que se celebra o #worldturtleday. Estamos a ensinar tricot usando os desperdícios dos lindos tecidos africanos que usam para fazer carteiras, elásticos de cabelo entre outros produtos amigos do ambiente. Estas senhoras vendiam carne de tartaruga e agora tem nova ocupação resultado do excelente trabalho do programa Tatô em conservar as tartarugas marinhas em São Tomé e Príncipe.

Está a ser experiência gratificante dizem que é difícil mas aprendem fácil e uma semana depois do início já conseguem ajudar quem estamos a ensinar.


Quinta-feira é dia de Bámu Dá Mon na Biblioteca Nacional, desta vez desafiámos os jovens surdos a escolherem o tema que mais gostaram das anteriores sessões para o desenho do dia.
É bom dar a escolher e descobrir os seus temas preferidos depois de tão bem terem aceite os desafios de cada sessão.


Domingo foi dia de visitar os avós Santomenses, levar a prometida agulha de crochet e fio laranja à D.Dina. De seguida visita às crianças da Arcar com o prometido fio preto e vermelho para continuarem os seus projectos de camisolas e pulseiras. Dois cubos mágicos surpresa para aproveitarem a ajuda do Romeu o último voluntário da Para Onde deste ano lectivo de 2017/2018.


O Dinix estava feliz com metade da sua camisola para a época da gravana feita.








#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#programatatô
#ods15 #protegeravidamarinha
#23deMaio #diaMundialdaTartaruga
#projecto #BámuDáMon
#arcarsaotome #mesquita
#larsimoagodinho
#santacasadamisericordiastp
#diagnósticodebecessidades 
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#todosjuntossosmaisfortes


Actividades

2ª Missão no Terreno - São Tomé e Príncipe - 8ª semana

Semanário Missão Dimix – 14 a 20 de Maio, 2018


Oitava semana de segunda missão exploratória.


Terça-feira com as crianças do Baú dos Sonhos, em Madalena desafiamos as crianças a desenharem a sua família, afinal era dia internacional de comemoração da Família.
Participamos na conversa que as educadoras tinham preparada sobre a preservação da Natureza e prometemos numa próxima sessão contar a história da Ilha Levezinha da nossa querida Estrela Matilde.
Na quarta foi a vez das crianças do Centro de apoio a Infância. 


Já na quinta-feira, na Biblioteca Nacional de São Tomé com o Grupo Sem Barreiras, liderado pelo Sebastião Palha – projecto Bámu Dá Mon fizemos parte do clube de leitura com a actividade do desenho como meio de comunicação. Nesta 4ª sessão sob a temática família Santomense fomos surpreendidos por maravilhosos desenhos com recurso a lápis de cor.


Sábado com as crianças da Arcar e sob o mote dar voz às crianças estivemos a conversar sobre temas diversos por eles lançados. Depois foi dada liberdade de escolha acerca das actividades a realizar. Assim escolheram entre leitura, tricot, desenho ou estudo da forma através de recortes. Sentimos a sua satisfação no poder de escolha e respectiva dedicação ao que escolheram.
O Itelson leu alto e bom som O Principezinho, e que bem lê, o Minguito leu a Tita Catita mais tímido mas o que interessa é praticar.
A cada sessão temos mais meninos que estão prontos a ensinar tricot aos amigos que querem iniciar. Há os que fazem pulseiras e os que agora pedem para aprender a fazer camisola.
Nós estamos cá para os inspirar e orientar nos seus objectivos.

É tão bom poder fazer o que mais se gosta.












#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#baúdossonhos #madalena
#centrosocialdeapoioainfância
#ribeiraafonso
#projecto #BámuDáMon
#arcarsaotome #mesquita
#diagnósticodebecessidades 
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#todosjuntossosmaisfortes

Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 7ª semana

Semanário Missão Dimix – 7 a 13 de Maio, 2018


Sétima semana da segunda Missão Dimix no terreno - todas as semanas desafios diferentes, todas as semanas surpreendidos pelas crianças e jovens!


Terça-feira dia de passar a manhã com as crianças do Baú dos Sonhos em Madalena, distrito de Mé-Zóchi. O tema foi a Flora de São Tomé, em especial as frutas, e cá há tanta variedade e são tão deliciosas que foi fácil desenhar, contar histórias e cantar canções. A menina Anaise foi a primeira:” - História história; - Arroz doce” e que bem que compreendeu o objectivo.


Na quinta-feira é dia de Grupo Sem Barreiras, está a ser um sucesso, os alunos gostam bastante da dinâmica criada pelo Sebastião Palha – projecto Bámu Dá Mon. O facto de um dia por semana saírem da escola ASSTP – Inclusão Social da Pessoa Surda em São Tomé e Príncipe, em Bombom e irem até à Biblioteca Nacional proporciona uma motivação especial e novas formas de convívio. Nesta 3ª sessão sob a temática paisagem de São Tomé e Príncipe com recurso a lápis de cera a Missão Dimix desafiou o desenvolvimento da memória visual; a expressão plástica e desenho como meio de comunicação Universal;
Segundo os jovens está foi a temática mais difícil mas a dedicação estava lá neste exercício de dar a conhecer ao outro o seu país.


A manhã de Sábado foi de partilha com os meninos da Arcar.
O dia começou pelo desenho sob a temática Flora, Fauna e Paisagem de São Tomé, que deu lugar à leitura e interpretação d’O Príncipezinho. Terminámos as actividades com tricot - 1º e 2º nível – excelente satisfação com as crianças e jovens que dominam a técnica e conseguem ensinar os colegas que querem iniciar a técnica. Assim apenas os coordenamos e ajudamos nas dificuldades maiores de passar conhecimento, promovemos a passagem de saberes entre eles e consequente sustentabilidade das actividades.


O Mantorras disse que quer aprender a fazer uma camisola, o David quer aprender a tricotar.  O Jardel disse que já não se recordava mas iniciou e recordou sem ajuda… A estes objectivos respondemos com empenho, são estas vontades que nos mostram que vale apena dedicar a Missão Dimix às crianças Santomenses.







A nossa grande inspiração, o Dinix fez anos dia 13 de Maio! A Missão Dimix deseja-lhe futuro risonho a fazer o que mais gosta e a continuar a inspirar pessoas por esse Mundo fora, como inspirou o nascimento da nossaMissão Dimix.




#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#baúdossonhos #madalena
#projecto #BámuDáMon
#arcarsaotome #mesquita
#diagnósticodebecessidades 
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#todosjuntossosmaisfortes





Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 6ª semana

Semanário Missão Dimix – 30 de Abril a 6 de Maio, 2018


A sexta semana desta segunda Missão exploratória foi gratificante, começamos a conhecer melhor as crianças e avós com que estamos a fazer actividades.


Na quarta-feira é dia de actividades com os meninos da sala dos 5 anos do Centro de Apoio à Infância de Ribeira Afonso. Esta semana fizemos parte da actividade que a professora tinha programada, com trabalhos manuais realizar uma pulseira para oferecer à mama alusiva ao dia da mãe.


A quinta-feira é dia estar na Biblioteca Nacional com o projecto Bámu Dá Mon desenvolvido pelo Sebastião Palha na ASSTP – Inclusão Social da Pessoa Surda em São Tomé e Príncipe. Juntámos o Grupo Sem Barreiras, e o tema dos desenhos foi a flora de São Tomé e Príncipe desta vez para variar as canetas de feltro usamos lápis de cor. Este é um espaço dedicado à educação pela arte através do desenho e clube de leitura para incrementar competências leitoras e comunicativas dos jovens surdos.


A Missão Dimix acredita que o desenho poderá ser um importante meio de expressão para os jovens surdos comunicarem com quem ainda não entende linguagem gestual e feliz está com esta parceria.


Sábado não há escola e passamos as manhãs com os meninos da Arcar. 
Com o Carlinhos dedicamos o início da manhã ao apoio ao desenvolvimento da leitura com a história da Tita Catita.  Quando existem dificuldades há que dedicar uma atenção especial.
Depois juntamos os outros meninos e enquanto quem já sabe ler leu O Principezinho, os mais novos fizeram desenhos das personagens. Foi dia de leitura, interpretação oral e pelo desenho e recortes. Continuamos com o estudo desta obra pois numa futura missão sonhamos encenar a história.


Domingo é dia de família, a Missão Dimix em conjunto com o amigo Luís Afonso dedica a manhã aos “avós Santomenses” do Lar Simoa Godinho em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe.








#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#iMission #iClinic #lerparaconheceromundo
#opríncipezinho #titacatita
#arcarsaotome #mesquita #projecto #BámuDáMon
#centrosocialdeapoioainfância
#ribeiraafonso #diagnósticodebecessidades #santacasadamisericódiastp
#cooperaçãoportuguesa #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#todosjuntossosmaisfortes

Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 5ª semana

Semanário Missão Dimix – 23 a 29 Abril, 2018


A quinta semana foi de partilha de actividades com crianças em diferentes distritos.


Na 3ª feira estivemos no Baú dos Sonhos na Madalena, distrito de Mé-Zóchi e na 4ª-feira no Centro de apoio à Infância de Ribeira Afonso, distrito de Cantagalo. Desafiámos os meninos e meninas da sala dos 5 anos a desenharem os animais que podemos encontrar em São Tomé e Príncipe. A despedida foi com Tita Catita, história de uma menina Santomense que as crianças tão bem entendem.


5ª feira a Biblioteca Nacional foi o local escolhido pelo projecto Bámu Dá Mon desenvolvido pelo Sebastião Palha na ASSTP – Inclusão Social da Pessoa Surda em São Tomé e Príncipe. Estamos a partilhar actividades, iniciámos 5ª-feira a primeira sessão do Grupo Sem Barreiras, espaço dedicado à educação pela arte através do desenho e clube de leitura para incrementar competências leitoras e comunicativas dos jovens surdos.
A Missão Dimix acredita que o desenho poderá ser um importante meio de expressão para os jovens surdos comunicarem com quem ainda não entende linguagem gestual e feliz está com esta parceria.


6ª-feira foi dia ir à Neivatrad levantar as caixas resultado da Campanha Mochila Amiga e iMission.
Porque é bonito partilhar estamos a fazer isso mesmo com a campanha Mochila Amiga pelos centros de apoio a infância onde desenvolvemos actividades.

A Campanha iMission criada pelo Cristiano Câmara ao constatar que os meninos da Arcar não tinham computadores e apoiada de forma incondicional pela iClinic com a manutenção dos equipamentos recolhidos, assim como oferta de outros componentes essenciais conseguiu entregar o primeiro computados aos meninos da Arcar São Tomé.


Especial agradecimento pelo transporte Marítimo ao Grupo Neivagest – Neivatrad + NVG São Tomé e transporte terrestre Transportes Antunes e Figueiras ( Lisboa – Fátima ) Transportes Coelho Mariano S.A. (Fátima – Maia).


Sábado é dia de estar com os meninos da Arcar, desenharam postais alusivos à “Flora” de São Tomé e o menino Edy dedicou-se à  leitura e interpretação d’O Príncipezinho.








#missaodimix #Educaçaopelaarte #paraDesenvolvimento
#missao2noterreno #missaoexploratória #sãotoméepríncipe
#mochilaamiga #iMission #iClinic #lerparaconheceromundo
#opríncipezinho #titacatita
#arcarsaotome #mesquita #projecto #BámuDáMon #bombom
#baúdossonhos #madalena #centrosocialdeapoioainfância
#ribeiraafonso #diagnósticodebecessidades #santacasadamisericódiastp
#cooperaçãoportuguesa #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos 
#staples #makemorehappen
#gruponeivagest #NVGSãoTomé 
#transportescoelho&mariano
#transportesantunes&figueiras
#todosjuntossosmaisfortes

Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 4ª semana

Semanário Missão Dimix – 15 a 22 Abril, 2018


A quarta semana na terra do leve-leve foi corrida entre encontros de trabalho, estabelecimento de parcerias e desafios diários.


No sábado foi bonito apreciar o sorriso de alguns meninos da Arcar, tal como o Mantorras, quando entendem os truques de cada passo do tricot.
E que bom que é descobrir que desde a primeira missão exploratória fizeram as suas próprias agulhas, que meninos engenhosos. Muitos ainda se recordavam de como se tricota e conseguiram ajudar os amigos. Muito recompensador, assim se descobrem as sementes plantadas na 1a missão exploratória...


Ainda tivemos oportunidade de rever o conceito de forma através dos recortes e de fazer leitura dos tês primeiros capítulos d’ O Principezinho. O Panda muito dedicado além de ler para o grupo que tricotava fez um resumo do que entendeu da história.


Os Domingos vão ser dedicados aos “avós” Santomenses. Na semana passada fizemos uma breve apresentação e proposta de desafio de partilha de companhia. Hoje com o nosso amigo Luiz Afonso, rapaz dinâmico com objectivos em comum com a Missão Dimix, estivemos a escutar as suas histórias e advinhas, a descobrir o que mais gostam de fazer. 
Felicidade, já era desejo nosso na missão anterior chegar aos idosos que tanto têm para ensinar. 


Queremos incutir nas crianças o respeito e valorização dos idosos, criar intercâmbios entre gerações e ajudar na preservação da cultura e saberes tradicionais Santomenses.


Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 3ª semana

Semanário Missão Dimix – 9 a 14 Abril, 2018


Na nossa terceira semana foi uma maravilha. Em breve revelamos detalhadamente actividades que vão decorrer nos próximos meses em São Tomé e Principe. 
As parcerias são essenciais para o desenvolvimento da acção da Missão Dimix e as crianças uma inspiração inesgotável.
Hoje foi dia muito bem passado com os meninos da Arcar, partilhamos o nosso sumário dedicado ao Livro “A Ilha Levezinha” amavelmente oferecido a cada menino pela Estrela Matilde:
- leitura e escrita - carta à Estrela, agradecer é bonito.
- desenhar /pintar postais inspirados na “Ilha Levezinha”
- introdução ao conceito de forma através de recortes.

Beijinhos e boa semana amigos, façam por fazer o que mais gostam!





#missaodimix 
#missao2noterreno
#missaoexploratória
#crianças
#homensdeamanhã
#arcarsaotome 
#estrelamatilde
#ilhalevezinha
#reservadabiosfera
#staples #makemorehappen
#gruponeivagest
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos
#todosjuntossosmaisfortes

Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 2ª semana

Semanário Missão Dimix – 2 a 7 Abril, 2018


A nossa segunda semana foi dedicada à implementação de parcerias ou não fossem essenciais para o desenvolvimento da Missão Dimix.
Estivemos no Centro Cultural Português para nos apresentarmos, criarmos laços com a comunidade Santomense e com outras organizações que actuam em São Tomé como o Programa Tatô e os Leigos para Desenvolvimento.


Tivemos oportunidade de visitar algumas comunidades no Sul com a equipa do Programa Tatô, visita esta bastante importante para o nosso diagnóstico de acção para as próximas missões.


A Maria Palha regressou hoje a Portugal, vai deixar saudades mas também sabemos que as suas actividades de desenvolvimento de ferramentas emocionais a farão voltar.


Entregamos alguns donativos recolhidos pelas nossas queridas voluntárias da Para Onde tais como brinquedos, jogos educativos, livros, material escolar e vestuário.


Os nossos especiais agradecimentos ao CCP e Embaixada de Portugal por nos receberem tão bem, aos amigos e instituições que se juntaram a nós, à equipa do Programa Tatô pelo apoio no diagnóstico a Sul, à Catarina e ao Miguel pelo apoio com a recolha e entrega dos donativos.



#missaodimix 
#missao2noterreno
#missaoexploratória
#crianças
#homensdeamanhã
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos
#todosjuntossosmaisfortes



Actividades

2ª Missão no terreno - São Tomé e Príncipe - 1ª semana

Semanário Missão Dimix – 26 a 30 Março, 2018

As saudades das crianças da Arcar eram muitas, felizes regressámos a São Tomé para outras actividades partilhar.
A Missão Dimix nasceu de um sonho e ao realizar outros sonhos ganha vida.
Desta vez realizámos o sonho de apresentar a nossa querida Maria Palha às crianças partilhando actividades para juntos desenvolverem competências emocionais.
Todos juntos estamos a criar um livro.

Assim, iniciámos a 2ª Missão Dimix no terreno com o objectivo de:

- Realizar, promover  e dinamizar actividades com as crianças e jovens da Arcar São Tomé para desenvolver competências emocionais – caixas de 1ºs socorros;
- Estimular o desenvolvimento social; relacional com o Mundo (generosidade + resiliência + criatividade + empreender); - sentido de propósito; - sentido de pertença = ciclo de inspiração com personalidades inspiradoras

Através de trabalhos manuais, jogos e conversas a semana decorreu com partilha de experiências.

Resultou um livro construído por todos.

Os nossos especiais agradecimentos à Maria Palha, ao Sebastião Palha, à Estrela Matilde e à  Arcar São Tomé com as suas crianças e jovens inspiradores.





#missaodimix 
#missao2noterreno
#missaoexploratória
#crianças
#homensdeamanhã
#arcarsaotome 
#estrelamatilde
#ilhalevezinha
#reservadabiosfera
#staples #makemorehappen
#gruponeivagest
#ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS16PazJustiçaeInstituiçõesEficazes
#ODS17ParceriasImplementaçãoObjectivos
#todosjuntossosmaisfortes


Actividades

Kit de 1ºs socorros das emoções com Maria Palha

O Objectivo – realizar, promover  e dinamizar actividades com as crianças e jovens para desenvolver competências emocionais – caixa de 1ºs socorros


Actividades  “Corpo, Mente e Espírito” a desenvolver pela psicóloga Maria Palha com as crianças e jovens da Arcar São Tomé de 26 de Março a 30 de Março 2018:



.a) Promover e dinamizar 5 Workshops de desenvolvimento de competências emocionais - 

Objectivo: desenvolver competências emocionais – criar caixa de 1ºs socorros.


Como:

- workshops para crianças dos (8-17 Anos) com a participação dos seus professores;
- sessões de 3h, 5 dias por semana;
- realizadas através de trabalhos manuais, jogos e conversas;


.b) Ciclo de palestras Inspiradoras:

Objectivo: Desenvolvimento social; relacional com o Mundo (generosidade + resiliência + criatividade + empreender); - sentido de propósito; - sentido de pertença através de  ciclo de inspiração conversas inspiradoras:


Como:
- Para os Jovens (partir dos 8 anos...)
3 conversas inspiradoras:

- Estrela Matilde – Dar as mãos ao Planeta com a “Ilha Levezinha” - Estrela Matilde, bióloga a desempenhar um papel fundamental na preservação da biodiversidade na Ilha doPríncipe, reserva Mundial da Biosféra, via Fundação Príncipe Trust.
- Sebastião Palha – projecto Bamu Dá Mon - associado a ASSTP - Inclusão Social da Pessoa Surda em São Tomé e Príncipe.
- Sónia Pessoa -  Como os outros foram e são essenciais para o nascimento e desenvolvimento da Missão Dimix.

Resultados pretendidos:
Construir “caixa” de 1º socorros das emoções - Construir um livro.


Amigos convidados para fazerem parte das actividades:

*Estrela Matilde, bióloga portuguesa a residir no Príncipe, responsável pelo projecto da Biosfera para o ambiente, autora do Livro “A Ilha Levezinha” objecto de leitura com as crianças na passada  missão entre Nov. Dez. 2017. 

*Sebastião Palha, psicólogo em actividade em São Tomé com foco na inclusão social  e melhoria da qualidade de vida dos surdos Santomenses.

*Sónia Pessoa, artista plástica, apaixonada por São Tomé e Príncipe, mentora da Missão Dimix.


Maria Palha Cv:

Maria Palha formou-se em Psicologia no ISPA no ano de 2005. Mais tarde especializou-se em Terapia pela Arte, em Teatro do Oprimido no Centro Augusto Boal no Rio de Janeiro, e em Empreendedorismo  Social pelo IES/INSEAD. Desde 2006 que viaja pelo mundo a desenhar e implementar programas de saúde mental em diversos contextos. Iniciou o seu percursos profissional no Hospital Central de Maputo, em Moçambique (2006) e logo se candidatou aos Médicos Sem Fronteiras. A partir de então tem vindo a trabalhar com esta organização em contextos de crise humanitária. Começou pelo Zimbabué, apoiando pacientes com HIV-SIDA, passou depois por contextos de guerra como a Líbia (2011), a Síria (2013), a Ucrânia (2014) e o Sudão do Sul (2014). Com os Médicos Sem Fronteiras deu também assistência em situações de catástrofes naturais - como no terramoto da Turquia (2011) ou as Cheias do Brasil (2010) e em contextos pós guerra, como em Caxemira (2012) ou Camboja (2015). No momento está sediada em Portugal, saindo anualmente e trabalha como consultora de programas de impacto social, dá formação em diversas áreas, e presta apoio psicológico à população portuguesa. 2016 foi dedicado à publicação do seu recente Livro “uma Caixa de Primeiros Socorros das Emoções” com mais de 3000 livros vendidos.

Neste momento desenvolve o "Projetos Kids": saibam mais aqui:

Com artigos publicados na Revista Visão:
http://visao.sapo.pt/palavra/e...

Uma consultoria Recente:
Identificação das necessidades, desenho do projeto e neste momento estão a testar o Piloto, no Colégio Valsassina
http://www.umporcento.pt/pt
Site:
www.mariapalha.com

Actividades

Diário Missão Dimix na Arcar São Tomé - Nov. Dez 2017 - Foto com Samsung Galaxy S8

São Tomé, 16 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix em São Tomé e Príncipe

Dia de festa de Natal, nem a chuva própia da estação roubou o entusiasmo às crianças! Cantaram, dançaram, declamaram poesia, apreciaram os trabalhos realizados e receberam os amigos na sua grande casa a Arcar São Tomé.

#DIA45STP

#missaodimix

#arcarsaotome

#educaçãopelaarte

#ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8




São Tomé, 15 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix em São Tomé e Príncipe

Dia de ir á cidade pela manhã, reuniões agendadas com o objectivo de implementar parcerias no terreno para as futuras missões.

Depois de almoço iniciámos a montagem da exposição dos maravilhosos trabalhos realizados pelas crianças, destacamos a sua criatividade e espírito de iniciativa com os recursos da terra.


#DIA44STP

#missaodimix

#arcarsaotome

#educaçãopelaarte

#ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8






São Tomé, 14 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix em São Tomé e Príncipe

“Africa é Linda”, palavras do Erdinei a ver a paisagem de onde vem o cacau, a Ilha do Príncipe!

A Missão Dimix realizou a primeira visita de estudo com as crianças da Arcar - ida á fábrica do chocolate Claudio Corallo - o melhor chocolate do Mundo.

Desta vez porque a fabrica é pequenina, sendo este chocolate trabalhado de forma manual, delicada e com amor participaram 12 meninos. Ficou prometido que daqui a seis meses outros meninos irão como reconhecimento de bom comportamento e dedicação aos estudos.

E que sorte tivemos a Catarina, a nossa anfitriã perguntou aos meninos se gostariam de conhecer o senhor Claudio Corallo, assim tiveram oportunidade de fazer algumas perguntas. 

Foi inspirador conhecer todos os processos desde o plantar até ao chocolate embalado de forma simples, com respeito pelo ambiente. 

No fim foram surpreendidos com a pergunta qual o vosso sabor preferido? Os meninos receberam chocolates que partilharam com os restantes amigos no regresso e ainda lhes desvendaram um pouco do que ouviram.

É bonito partilhar!

#DIA43STP

#missaodimix

#arcarsaotome

#educaçãopelaarte

#visitadeestudo

#ClaudioCorallo

#feitocomamor

#comerciojusto

#ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8









São Tomé, 13 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix em São Tomé e Príncipe

Hoje a Missão Dimix madrugou para ir ao Sul do país com a equipa da Arcar entregar donativos a comunidade carênciada.

A Nini deu continuidade à actividade – Mãos que moldam_ Oficina de cerâmica onde a partir dos recursos naturais e das terras locais prepararam o barro para a realização de peças escultóricas e utilitárias, recuperando e reinventando formas e objectos do quotidiano.

Foi maravilhoso ver como as estas crianças são criativas e têm capacidade de iniciativa, antes mesmo da Nini se juntar a eles já estávam a criar as suas peças. As temáticas escolhidas pelas crianças têm variado entre potes, animais, transportes.

É visível, esta terra é mesmo muito fértil, todas as boas sementes germinam em tempo recorde.

Queremos que a Missão Dimix nesta terra fértil se desenvolva e dê frutos, estamos a trabalhar para isso. 

#DIA42STP

#missaodimix

#arcarsaotome

#educaçãopelaarte

#ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8












São Tomé, 11 e 12 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix em São Tomé e Príncipe

A semana iniciou com visitas matinais a amigos da Missão Dimix e as tardes dedicadas aos preparativos da exposição de Natal.

O senhor Abel contou-nos como tudo começou na infância, como tudo se está a desenrolar nos seus campos agrícolas e os seus sonhos para o futuro em São Tomé e Príncipe, que inspirador ou não fosse esta terra tão fértil estar a preparar a candidatura a Património Agricola Mundial.

A D.Balbina da Arcar levou a equipa da Missão Dimix para conhecer outros dois centros de apoio às crianças, 95 no Centro Socio Educativo, de Mulundo e 65 no Centro Polivalente do Bairro da Liberdade. Que bem nos receberam com as sua alegria e cantigas lindas.

A Nini proporcionou a actividade – Mãos que moldam_ Oficina de cerâmica onde a partir dos recursos naturais e das terras locais prepararam o barro para a realização de peças escultóricas e utilitárias, recuperando e reinventando formas e objectos do quotidiano.

#DIA40STP

#DIA41STP

#missaodimix

#educaçãopelaarte

#ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8











São Tomé, Mesquita, 10 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Domingo maravilhoso. 

Que surpresa ao amanhecer já havia meninos desenrascados que com lápis e canetas estavam a tricotar. As agulhas de tricot estavam na sala de materiais e eles pensaram em alternativas :) bonito!

Hoje foi um domingo com bastante espaço para a criatividade, sem esquecer as tarefas diárias.

O dia iniciou a semear quiabos, abóbora menina e a cuidar do feijão verde, guardar o seco para voltar a semear e o que apanhámos a D. Domingas cozeu para o almoço.

Ainda na horta recolhemos algumas folhas das árvores para a actividade que se seguia, pinturas faciais e vestes proporcionadas pela criatividade da Nini, das crianças e da Natureza. 

Pela primeira vez saímos com um pequeno grupo de crianças da Arcar demos um passeio na imediações para recolher flores de diferentes cores. É outra coisa passear com estes meninos, conhecem a fauna e a flora como ninguém, pássaros, aranhas, árvores de fruto...

No regresso pausa para estudos, afinal amanhã têm testes!

Depois de almoço a magia da criatividade em equipa foi um sucesso, é tão bombom sentir como se entregam e não têm receio de pegar nos pincéis e criar. Pintaram-se uns aos outros, divertiram-se e estimulámos a auto-estima. No fim não podia faltar a sessão fotográfica individual com a nossa Joana.

#DIA39STP 

#arcarsãotomé #missaodimix

#Natal2017MissãoDIMIXnaARCARSãoTomé

#ActividadesLudicoFormativas

#ActividadesCorpoMenteEspírito

#DarVozàsCrianças

#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8






São Tomé, Mesquita, 9 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Sábado amanheceu chuvoso e o dia começou triste.

Alterámos os planos, nem actividades na horta-escolar, que o Carlinhos pediu ontem à noite, nem o tão aguardado torneio de futebol que muito queríamos assistir.

Aproveitámos os pedidos dos meninos para praticar tricot, ontem muitos estavam na escola e ficaram cheios de vontade de aprender, outros queriam continuar.Foi muito produtivo alguns aprenderam e ainda ajudaram a ensinar outros amigos, afinal são muitos e todos queriam aprender ao mesmo tempo!

Para os meninos mais novos o tricot ainda é complexo, então a Nini juntou-os a fazer desenhos para decorar a árvore de Natal do dormitório dos pequeninos, que também é o nosso!

Os ensaios da escrita do hino continuaram por iniciativa dos meninos, a Missão Dimix está derretida.

#DIA38STP 

#arcarsãotomé #missaodimix

#Natal2017MissãoDIMIXnaARCARSãoTomé

#ActividadesLudicoFormativas

#ActividadesCorpoMenteEspírito

#DarVozàsCrianças

#Todosjuntosatricotar

#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8









São Tomé, Mesquita, 8 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Amigos este dia numa palavra... felicidade. Estas crianças são uma alegria e uma inspiração inesgotável. 

Que dia tão animado, fizemos mil coisas lindas: leitura de poesia de Alda Espírito Santo na horta-escolar, semear o que irá para a cantina dos meninos, reciclamos papel decorado com a natureza deste lindo país, o Ursotigre ensinou os meninos a tricotar pulseiras e depois de jantar ainda cantaram e surpreenderam a Missão Dimix com o hino que para nós espontaneamente criaram.

Não sei se acreditam, mas no meio disto tudo ainda foram à escola e estudaram para os últimos testes, afinal estamos numa casa com 50 crianças.

#DIA37STP 

#arcarsãotomé #missaodimix

#Natal2017MissãoDIMIXnaARCARSãoTomé

#ActividadesLudicoFormativas

#ActividadesCorpoMenteEspírito

#DarVozàsCrianças

#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8









São Tomé, Mesquita, 7 de Dezembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
Hoje a Nini desafiou os meninos a reciclar papel e fazer arte.
Passearam para apanhar dádivas da natureza de São Tomé e juntaram-se no salão para com o papel preparado ontem fazer lindas folhas de papel reciclado. Assim iniciámos mais uma actividade pela Nini proposta:
Recriar o Papel_Oficina de expressão plástica e reciclagem.
Nesta oficina exploraram os processos de manufactura do papel e produziram as próprias folhas, dando-lhes novas marcas e texturas com materiais tais como papel e cartão para reciclar, grades, alguidares, água, pano cru fino, esponjas, materiais naturais vários.
Depois de jantar juntos estivemos a desvendar algumas das próximas actividades, é importante ouvir as crianças e saber as suas sugestões e vontades e ainda ouvimos aquela música que aqui tão bem cantam, Bomu Kêlê dos Calema, miúdos inspiradores de São João dos Angolares.

#DIA36STP 
#arcarsãotomé #missaodimix
#Natal2017MissãoDIMIXnaARCARSãoTomé
#ActividadesLudicoFormativas
#ActividadesCorpoMenteEspírito
#DarVozàsCrianças
#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 
#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes
Fotografado com Samsung Galaxy S8




São Tomé, Mesquita, 6 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Que alegria, o dia começou com um passeio na horta-escolar com as nossas amigas artistas recém chegadas, a Nini e a Joana. Os meninos curiosos juntaram-se a nós e assim iniciámos a conversa com eles acerca dos planos de experiências para o dia.

Entusiasmados recolheram terra de diferentes tonalidades da nossa horta e no salão de actividades deram liberdade à sua criatividade.

Foi lindo - Cores e camadas da terra _ Oficina de expressão plástica de pigmentos minerais naturais. Nesta oficina a Terra foi a matéria e a inspiração para a criação de pinturas, onde exploramos as suas diferentes tonalidades e texturas ao descobrir as múltiplas possibilidades da natureza maravilhosa de São Tomé.

Divertiram-se com Terras locais, folhas de cartolina brancas, cola branca, pincéis, recipientes, espátulas...

Estamos em altura de testes, então estas actividades são óptimas para fazerem curtas pausas lúdicas dos estudos.

Cinquenta meninos numa casa,  ainda conseguiram terminar as árvores de Natal antes de jantar.

Depois de jantar recebemos a visita Maravilhosa do nosso amigo Sr. Abel, sempre tão inspirador. 

Foi um belo serão à luz das lanternas a ouvir e conversar com o Sr. Abel que lançou desafios às nossas crianças. No fim soltaram a lingua e fizeram muitas perguntas. É bonito ver a amizade a crescer entre os nossos “Homens de Amanhã” e o Sr. Abel que cedo descobriu as potencialidades da terra fértil de São Tomé.

No fim fomos todos dormir presenteados com um lindo céu estrelado e São Tomé às escuras.

#DIA35STP 

#arcarsãotomé #missaodimix

#Natal2017MissãoDIMIXnaARCARSãoTomé

#ActividadesLudicoFormativas

#ActividadesCorpoMenteEspírito

#horta-escolar

#AbelBomJesus

#OagricultorSantomensequenosinspira

#SãoToméTerraFértil

#dahortaparaacozinha

#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8


Veja neste mini video o resumo - Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé



São Tomé, Mesquita, 5 de Dezembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
O dia acordou molhado! Que maravilha esta chuva para a nossa horta-escolar, ainda ontem a desejamos. 
Pela manhã é sempre um enorme prazer juntarmo-nos ao Sr. Barros e levar os meninos à escola. E que bonito quando dizem “Obrigada Sr. Barros”. A Missão Dimix anda em busca de parcerias na cidade, mas hoje regressou antes das dez da manha para os preparativos, afinal a família Missão Dimix na Arcar hoje cresce!
No dia Internacional do Voluntário damos as boas vindas às nossas amigas em Missão Dimix especial de Natal - Actividades Corpo Mente e Espírito. A Joana e a Nini aterraram em São Tomé ao fim da tarde e amanha iniciamos esse programa de actividades com as crianças da Arcar. Forma perfeita de comemorar este dia!
Durante a tarde houve tempo para apreciar os desenhos-tesouros que vamos expor na festa de Natal, ler e corrigir as cópias dos meninos, é tão bom ver evolução positiva!

Boa noite a todos, sejam felizes a fazer o que mais gostam!

#DIA34STP 
#diaInternacionaldoVoluntário
#arcarsãotomé #missaodimix
#Natal2017MissãoDIMIXnaARCARSãoTomé
#ActividadesLudicoFormativas
#ActividadesCorpoMenteEspírito
#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 
#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes
Fotografado com Samsung Galaxy S8






São Tomé, Mesquita, 3 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Quando os dias começam às cinco da manhã conseguimos fazer tanta coisa.

Porque é essencial cuidar da Horta escolar iniciámos o dia com tarefas de sensibilização por causa da problemática do lixo em contacto com o que lá plantamos.

Durante o dia houve tempo para preparativos de Natal em forma de  trabalhos manuais, afinal a Missao Dimix está a ajudar na festa de Natal a realizar dia 16 de Dezembro. Leitura e treino de letra bonita também fez parte do nosso dia com longos intervalos de jogo de bola, há torneio "à porta" ⚽️⚽️⚽️ !

Ao fim do dia ainda falamos via videochamada com a Missão Dimix em Lisboa :)

Boa noite e boa semana a TODOS!


#DIA32STP #arcarsãotomé

#Natal2017MissãoDIMIXnaARCARSãoTomé

#LerparaConheceroMundo #AldaEspíritoSanto #AntoinedeSaint-Exupéry

#SophiadeMelloBreyner

#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8



São Tomé, Mesquita, 2 de Dezembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Nos últimos dois dias não houve diário, a Missão Dimix esteve a “dar voltas” com documentos para tornar a Missão de Junho 2018 - mês das Crianças -  na Arcar São Tomé, realidade!


A manhã de sábado foi livre, cada um tem as suas tarefas para no início da semana seguinte ter mochila, uniforme e sapatos lavados, uma vez que as lavadeiras da Arcar lavam tudo o resto, que não é pouco! E assim se aprende a ser o Homem de Amanhã, organizado e disciplinado... no decorrer da manhã a Missão Dimix encontrou meninos a estudar, outros nos seus projectos de trabalhos manuais e outros com vontade de apanhar feijão!

Depois de almoço aula aberta para desenho e trabalhos manuais para transformar em decorações de Natal, muito em breve e ainda espaço para leitura e escrita para quem precisa aperfeiçoar e para quem se oferece para ler, e são muitos que alegria!


#DIA31STP #arcarsãotomé

#LerparaConheceroMundo #AldaEspíritoSanto #AntoinedeSaint-Exupéry

#SophiadeMelloBreyner

#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8




São Tomé, 29 de Novembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix em São Tomé

Hoje o dia foi de mergulho em letras e papelada!

Os dias em actividades com os meninos são mais divertidos, mas a Associação Missão Dimix também depende destas tarefas para continuar em acção...


#DIA28STP

#SãoToméePríncipe

#bomukêlê

#ODS4 #ODS10 #ODS15 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades 

#ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung



São Tomé, Mesquita, 28 de Novembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Às 6.30 como costume os meninos do primeiro turno estão a caminho da escola ... Que sorte o Sr Barros leva-os à escola todos os dias!

No fim a Missão Dimix perguntou aos meninos se costumam agradecer ao Sr. Barros!! É bonito agradecer!

A Carlota, voluntária da Para Onde despediu-se hoje das Crianças, Jovens e equipa da Arcar São Tomé. Abraços, canções e emoção assim foi a despedida. Desejamos-lhe boa viagem de regresso a Portugal.


#DIA27STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude

#ODS4 #ODS10 #ODS15 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades 

#ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung



São Tomé, Mesquita, 27 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
A segunda-feira da Missão Dimix foi dedicada a escrita. Esta semana temos cartas importantes a entregar na cidade, têm de estar impecáveis. Além disso o dia foi ocupado a corrigir os cadernos dos meninos e a fazer observações para a evolução prometida a D. Balbina começar a aparecer e os frutos da estadia Missão Dimix em residência na Arcar São Tomé brotarem.
A escrita ainda foi interrompida pelos meninos e pela D. Balbina que de surpresa apareceram para cantar parabéns à moda Santomense à mamma da Missão Dimix!

Nas pausas o passeio pela Horta perfeito para descansar!


#DIA26STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude
#ODS4 #ODS10 #ODS15 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades 
#ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 
#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes
Fotografado com Samsung Galaxy S8





São Tomé, Mesquita, 26 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
É bom viver na Mesquita e sair cedo para falar com os Santomenses, o sr. António protege as florestas São Tomé !
A manhã foi livre, cada menino escolheu o que mais queria fazer, afinal é Domingo!
Na horta escolar encontramos os meninos empenhados a cuidar da terra, que surpresa, bela iniciativa.
Depois de almoço dedicámo-nos a trabalhos manuais, preparativos para as decorações de Natal, assim como à leitura e escrita para os meninos que estão a precisar mais de praticar.
E a tarde acabou com jogo de bola ⚽️ 


#DIA25STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude
#ODS4 #ODS10 #ODS15 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades 
#ODS15Protegeravidaterrestre
#ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 
#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes
Fotografado com Samsung Galaxy S8





São Tomé, Mesquita, 25 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
O dia começa bem cedo com dos meninos a jogarem futebol todos juntos pois não há aulas e junta-se finalmente turno da manhã e tarde no recreio da Arcar.
Mais tarde houve actividades na sala de aula: desenho livre para transformar em decorações de Natal, leitura e escrita para dar apoio à Língua Portuguesa como a D.Balbina salienta fazer falta! 
A Carlota deu apoio na Língua Inglesa com aula de vocabulário seguida de filme.
E o dia termina com jogo de bola ou não fosse o que eles mais gostam!


#DIA24STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude
#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 
#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes
Fotografado com Samsung Galaxy S8





São Tomé, Mesquita, 24 de Novembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Dia cheio: sete da manha desenho na sala de aula com os meninos que apenas vão à escola no período da tarde, nove da manha missão no Sul com a D. Balbina e equipa maravilha, fim de tarde regresso e encontros na cidade para dar a conhecer a Missão Dimix e procura de estabelecimento de parcerias.

Na sala de aula desafiamos os meninos a desenhar o que identifica o seu lindo país.

Rumo ao Sul do país fomos com objectivo de promover a coesão social e o fortalecimento de laços de amizade entre a ARCAR e escola de Porto Alegre.

Ainda visitámos a creche onde trabalha a mãe do Dinix, assim a Missão Dimix teve a oportunidade de conhecer Dona Rosa. A Arcar em trabalho de terreno fez levantamento do número de crianças,  como sabem a D. Balbina partilha o que com eles partilhamos também com as comunidades mais necessitadas.

No regresso à cidade visitámos o  Centro Cultural Português com exposição sob o mote sustentabilidade e economia verde na gestão de resíduos, uma inspiração para partilhar com as nossas crianças no despertar para a educação ambiental sempre presente.

O dia terminou com encontro de partilha de desafios que a Missão Dimix muito quer desenvolver com a Arcar São Tomé em parceria com Santomense que “faz” pelo seu país!


#DIA23STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude

#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade

#ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 

#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes

Fotografado com Samsung Galaxy S8







São Tomé, Mesquita, 23 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
Quando o dia começa com chuva e acaba com Sol o resultado é início na sala de apoio ao estudo a ler e escrever e o fim com jogo de futebol!
Pelo meio ainda cuidamos da nossa horta escolar e reunimos com a equipa técnica da Arcar São Tomé, Centro Socio Educativo de Mulundo e Centro Polivalente do Bairro da Liberdade para distribuir tarefas para o Natal festejar com as Crianças e Jovens.
Hoje a Missão Dimix teve a oportunidade de dar os parabéns a todos pela excelente equipa que fazem com a D. Balbina na educação de 210 crianças, como se diz por cá, Homens de Amanhã!


#DIA22STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude
#LerparaConheceroMundo #OPrincipezinho #AntoinedeSaint-Exupéry
#SophiadeMelloBreyner #LerEscrever #LetraBonita
#ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade
#ODS10Reduzirasdesigualdades #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible 
#alltogether #GalaxyExplorer #todosjuntossomosmaisfortes
Fotografado com Samsung Galaxy S8







São Tomé, Mesquita, 22 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
Hoje dedicamos a actividade da manhã ao desenho inspirado em São Tomé e Príncipe e ao apoio ao desenho de letra bonita.
Depois de almoço foi tempo de por a conversa em dia com os nossos amigos da Missão Dimix em Lisboa.
A tarde foi passada no escritório a organizar os cadernos das crianças, foi bonito viajar nas suas cópias sem faltar a correcção de erros ou não estivéssemos cá também para ajudar na Educação!A Missão Dimix iniciou esta semana o caderno de cada criança com o selo da Missão Dimix. O nosso objectivo é ver evolução e guardar-mos estes “tesouros” para mais tarde recordar a primeira de muitas Missões na Arcar São Tomé!
Somos muito bem recebidos, é a família Santomense!


#DIA21STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude #LerparaConheceroMundo #AldaEspíritoSanto #AntoinedeSaint-Exupéry #SophiadeMelloBreyner #ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030
#ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix  #itspossible  #alltogether #todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer




São Tomé, Mesquita, 21 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
Quando o dia desperta com chuva trocamos o passeio matinal pela sala de apoio ao estudo como primeira actividade. Ler e escrever no início do dia tem a vantagem de uma concentração mais fácil! No fim acabamos com desenho, desejado por quase todos.
Hoje também houve tempo para abrir as caixas da Mochila Amiga e distribuir os novos livros pela sala de estudo dos três dormitórios.
A D. Balbina e os meninos ajudaram nesta tarefa, a Missão Dimix pela primeira vez teve a alegria de embalar em Lisboa e abrir e organizar na Arcar São Tomé! 
Os livros são um tesouro, acabamos a tarefa partilhar o sonho com a D. Balbina de uma biblioteca criar no futuro...
Amigos que nos oferecem livros muito obrigada, aqui eles tem um papel importante e estão em boas mãos, organizados para fácil consulta e leitura.


#DIA20STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude #LerparaConheceroMundo #AldaEspíritoSanto
#AntoinedeSaint-Exupéry #SophiadeMelloBreynerAnderson #ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030
#ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável#missaodimix #itspossible #alltogether
#todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer




São Tomé, Mesquita, 20 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
A semana começa pelas estradas da Mesquita rumo á cidade de São Tomé para levar as crianças à escola.
Ao fim do dia, esperámos que todos os meninos chegassem da escola para receber uma visita na Arcar muito desejada pela Missão Dimix.
Abel o Agricultor, Abel Bom Jesus, o senhor inspirador que a Missão Dimix sonhava convidar a juntar-se a nós desde a reportagem descoberta no Pérolas do Oceano da Rtp África em Julho passado. Por sorte o Sr Abel é vizinho da Arcar, na Mesquita. Veio para falar da terra fértil de São Tomé, da riqueza que tem e do seu potencial para a  auto-suficiência alimentar que as comunidades internacionais tanto lutam para despertar e implementar. Falou do alimento que pode vir dela quando a cuidamos com dedicação, despertando-os também para o facto da terra ser uma das muitas razões pela qual devemos “acordar” para as alterações climáticas e para a urgência dessa tomada de consciência no nosso dia-a-dia.
O Sr Abel partilhou com os nossos meninos, as gerações vindouras, os seus preciosos saberes. Juntos pretendemos despertar as crianças da Arcar São Tomé para as questões da segurança alimentar desafiando-as a participar em actividades formativas com o sr Abel  para as crianças saberem como nascem os alimentos que lhes chegam ao prato, como pode ser divertido e fazer a diferença no seu dia-a-dia realizar estas tarefas em grupo, desenvolvendo a entreajuda e o trabalho de equipa.

O Senhor Abel começou do nada, com o sonho de não deixar perder o trabalho da sua avó que por motivos de saúde teve que viajar para Portugal. Era uma criança, tinha 14 anos ia à escola e no tempo livre dedicava-se ao seu sonho, com determinação desafiando os seus amigos para comer jaca e ajudá-lo... Aprendeu com as gerações mais velhas, em livros, na internet e a “fazer”.
Hoje tem terras cultivadas que dá gosto apreciar e vontade dos alimentos saborear.

"Quando queremos temos que madrugar", palavras do sr Abel.

A Missão Dimix feliz está com os desafios que as “nossas” crianças e jovens receberam deste nosso novo amigo, exemplo inspirador de dedicação e motivação.

Para saber mais:

http://www.rtp.pt/play/p3057/e302001/perolas-do-oceano


#DIA19STP #arcarsãotomé #missaodimix  #itspossible  #alltogether #mêsdajuventude #SonhoseTrabalho #AgriculturaéAlimento #umAmanhãMelhor #PlantareCuidardaTerra
#MudançasClimáticas #MãeTerra #ValordaTerra  #AvóseNetos #HortaEscolar
#GeraçõeseConhecimento #LivroseConhecimento #TecnologiaeDesenvolvimento
#InovaçãoeTecnologia #ODS3 #ODS4 #ODS10 #ODS11 #ODS13 #ODS15 #ODS17 #AGENDA2030 #ODS3SaúdedeQualidade #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS11CidadeseComunidadesSustentáveis #ODS13AçãoClimática#ODS15ProtegeraVida Terrestre #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer
Fotografado com Samsung Galaxy S8






São Tomé, Mesquita, 19 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
Domingo, 50 crianças e jovens, a despertar a partir das 5h da manhã muitas actividades são possíveis!
Passeio na horta onde mais nos ligamos ao ambiente, que fauna e flora tão rica, e as nossas sementes plantadas a desenvolver de dia para dia.
Enquanto alguns organizaram a “biblioteca”, desta vez da sala de apoio ao estudo, outros praticaram a letra e escrita com um ditado entre colegas e outro grupo estava entretido a ver entretenimento juvenil de domingo na TV.
Depois de almoço a Carlota passou um filme: “O Principezinho” de Mark Osborne baseado na obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry.
O domingo acaba com liberdade, jogo de bola e outras brincadeiras...


#DIA18STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude #ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030
#ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades #ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos#OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix #itspossible  #alltogether #todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer





São Tomé, Mesquita, 18 de Novembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé

Sábado dia de arrumações em muitas casas e na Arcar também.

Bem cedo estivemos com o Sr. Joaquim na Horta a limpar folhas velhas e a espreitar como as sementes plantadas estão a evoluir.

Mais tarde, todos juntos estivemos a organizar a “biblioteca” de cada dormitório, a sala de estudo ondem pesquisam e fazem os trabalhos de casa. Concluímos que vão perder menos tempo à procura de livros e respectivas matérias e que há espaço para mais livros e conhecimento.

A empresa amiga, NVG S. Tomé Lda, do grupo Neivagest, (a primeira que aceitou o desafio da Missão Dimix) telefonou esta manhã para irmos levantar a Mochila Amiga que  saiu de Lisboa em meados de Setembro. É uma grande viagem em que a Missão Dimix conta com a preciosa ajuda de três transportadoras: Transportes Antunes Figueiras S. A.  que leva os donativos de Lisboa a Fátima; Transportes Coelho e Mariano S.A. que leva de Fátima à Maia, e finalmente a terceira Neivagest, que via marítima as leva até São Tomé. Pela primeira vez estivemos presentes nos dois processos: enviar em Lisboa e receber em São Tomé! Aproveitamos a oportunidade para agradecer pessoalmente aos senhores que nos ajudam e uma carta escrita e assinada pelas nossas crianças deixar.

De tarde o futebol e o baquetebol são uma constante e ainda houve tempo para  treinos de “letra bonita”...


#DIA17STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude #LerparaConheceroMundo #ODS4 #ODS10 #ODS17

#AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades

#ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável

#missaodimix  #itspossible #alltogether #todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer







São Tomé, Mesquita, 17 de Novembro de 2017 
Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
Hoje foi dia de bem cedinho descer da Mesquita à cidade para preparar algumas surpresas às crianças da Arcar São Tomé e parcerias estabelecer para os nossos objectivos realizarmos.
É sempre uma alegria sair com as crianças a caminho da escola, que sorte têm em ter um senhor como o senhor Manuel Barros que os deixa e recolhe nas escolas a tempo e horas.
A Missão é sempre muito bem acolhida pelos Santomenses e havemos de ter surpresas para com os meninos partilhar!


#DIA16STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude #ODS4 #ODS10 #ODS17 #AGENDA2030
#ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades
#ODS17ParceriasparaImplementaçãodosObjectivos #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável
#missaodimix  #itspossible  #alltogether #todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer



São Tomé, Mesquita, 16 de Novembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé
Que belo dia o Sol voltou, os meninos estão a evoluir na leitura e mais importante têm vontade de ler. Que alegria!
Não faltou o passeio matinal na nossa Horta, os pássaros de São Tomé são tão lindos, apreciamos o seu esvoaçar e ainda ouvimos o Mauro a dizer que “gostam de espaços limpos”.
Na sala de aula escolheram que livro ler para praticar a leitura, queremos conhecer melhor as suas histórias preferidas. 
A Missão Dimix ainda registou algumas tarefas de dia-a-dia pois não pode ser só estudo. Para serem os “Homens de Amanhã” como se diz por cá é preciso saber viver em comunidade e partilhar tarefas que fazem parte de qualquer casa de família. A Arcar é uma bela, grande casa em que todos são parte essencial para o bom funcionamento do dia-a-dia.  


#DIA15STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude #lerparaconheceromundo #ODS4 #ODS10 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades
#OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix  #itspossible  #alltogether #todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer



São Tomé, Mesquita, 15 de Novembro de 2017 

Assunto: Diário da Missão Dimix na Arcar São Tomé 
O dia começou molhado, não dava para jogo de bola nem ida à Horta!
Recolhemos na sala de aula para praticar a leitura e o incrível é que as crianças se vão juntando com vontade de ler.
Mais tarde como todos ajudam nas tarefas, estivemos na lavandaria a fazer companhia e ajudar as nossas lavadeiras fantásticas.
Todos juntos ainda escrevemos uma carta para enviarmos a um querido parceiro, porque agradecer também é bonito e ao escrever cartas pratica-se a escrita! No fim todos assinaram. Agora só falta enviar.


#DIA14STP #arcarsãotomé #mêsdajuventude #lerparaconheceromundo #ODS4 #ODS10 #AGENDA2030 #ODS4EducaçãodeQualidade #ODS10Reduzirasdesigualdades #OBJECTIVOSdeDesenvolvimentoSustentável #missaodimix  #itspossible #alltogether
#todosjuntossomosmaisfortes #GalaxyExplorer


-->

Actividades

CORPO, MENTE E ESPÍRITO

Actividades: Corpo, Mente e Espírito

1ª Missão Dimix na ARCAR São Tomé 


Natal - de 5 a 17 Dezembro 2017


Programa:

.a) - Oficinas de trabalhos manuais e artes plásticas
Ursotigre aka Sónia Pessoa + Nini aka Ana Teresa Magalhães
 
.b) - Oficinas de respeito pelo ambiente e artes plásticas
Nini aka Ana Teresa Magalhães
 
.c) - Oficinas de expressão escrita e oral
Ursotigre aka Sónia Pessoa
 
.d) - Oficina de pintura e reabilitação urbana aliada à tecnologia e à fotografia
Tiago Salgado @Regg Salgado

A aguardar os resultados da campanha de Fundraising:

https://www.generosity.com/edu...
 
.e) - visita de estudo - Fábrica de Chocolate de Claudio Corallo.


Defendemos a importância da FORMAÇÃO específica das crianças mais velhas, que tenham interesse, como futuros monitores ou formadores. A formação é muito importante. Pois não só os torna auto-suficientes, como lhes dá responsabilidade sobre a sua aldeia/comunidade. Uma criança com formação específica irá concerteza ser um adulto muito mais completo para poder ele transmitir a outras crianças (futuros adultos) o seu conhecimento. Conhecimento é importante para enfrentar os desafios de uma cidadania activa.


Objectivo da Intervenção

Promover actividades lúdico-formativas para crianças em situação de risco, desejavelmente a tempo inteiro, mas por enquanto com enfoque imediato em dois momentos, durante duas semanas - Junho – mês da  Criança e Dezembro – Natal.

 
1 - Cooperação para o desenvolvimento no campo da educação extraescolar que compreende o ciclo de alfabetização, iniciação, reconversão e aperfeiçoamento profissional, advindas de iniciativas formais ou informais; _ODS 4*
 
2 - Educação e sensibilização para o desenvolvimento sustentável; _ODS 4_ODS 11*
 
3 - Continuar a estabelecer  parcerias e sinergias com entidades que desenvolvem acções para Desenvolvimento e Cooperação entre os Povos. _ODS 16_ODS 17*


Em suma:
Cooperar na melhoria do desempenho e aproveitamento escolar das crianças da Arcar São Tomé através do reforço das competências potenciadas em oficinas de actividades lúdico-formativas e da capacitação dos técnicos da instituição com ferramentas a partilhar.


A Nossa Visão:

O Mundo só nos fará sorrir se as nossas crianças crescerem felizes e equilibradas.
Queremos abraçar o desafiante plano da Organização das Nações Unidas para proteger os Povos e Planeta transformando o Mundo até 2030.
Queremos participar activamente trabalhando com os objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS* sempre presentes.
Queremos ajudar a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, especialmente das crianças, o nosso foco de acção.


*Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável


Actividades

Oficinas de trabalhos manuais e artes plásticas com Ursotigre aka Sónia Pessoa

Actividades: Corpo, Mente e Espírito na ARCAR São Tomé


1ª Missão Dimix de 5 a 17 Dezembro 2017, com Ursotigre.



INTRO/ FAZER – DESAFIAR/ ENSINAR/APRENDER/ FAZER
Quer convidar à magia de transformar:
- Através do tricot novelos de algodão em pulseiras.


O QUÊ/ COM QUEM / PORQUÊ:
A ideia é abordar várias técnicas que se complementam e se enriquecem mutuamente, proporcionar a experiência da sua complementaridade, estimular a liberdade criativa. 


1.1 Tricot – nivel 0_ODS 4_ODS 5_ODS 10 _ODS 11_ODS 12_*
O QUÊ?
- pulseira;


PORQUÊ TRICOT
- Forma de explorar os trabalhos manuais desafiando a criar, a imaginar, a transformar ideias e novelos num novo objecto criado pelas suas próprias mãos;
- Trabalhar / criar com as próprias mãos é um acto imperativo para completo desenvolvimento cognitivo, de forma lúdica e produtiva, desenvolve a motricidade, faz parceria com a matemática (adição, lógica, multiplicação) e aumenta a interação com o lado esquerdo e direito do cérebro; 
- Fomenta a capacidade de concentração; 
- Estimular a autoconfiança da criança;
- Fomentar a troca de experiências, a entreajuda ou cooperação e autonomia;
- Mostra desde cedo o valor do trabalho manual, da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente;
- Cultiva a perseverança e a persistência para atingir objectivos; 
- Desenvolve a capacidade de entretenimento autónomo desabrochando o lado criativo;
- A educação pela arte / trabalhos manuais desenvolve o sentido prático e a valorização pessoal.


PARA
- 6 a 18 anos;
- A Arcar escolhe a parede onde podemos realizar a instalação;
- Forma de iniciar o Tricot, acessível a aprendizagem dos mais novos e dos mais velhos;
- Estimular a criação em equipa.


COMO
- Tarefa a realizar todos os dias 2h;
- O nivel 0 é ideal para a manha, de cabeça fresca para apreender a técnica.


MATERIAIS
- 60 pares de agulhas circulares de bambo – de 3 a 15mm;
- Tesouras;
- Novelos.




1.2 Trabalhos manuais - material Papel


O QUÊ?
1.3.1- fazer caixa, avião e barco _ODS 4_*


PARA:
- Recortar, colar, pintar;
- Criar usando vários materiais e técnicas.


MATERIAIS
- Tesouras;
- Cartão;
- lapis de cor e canetas.

 

1.3 Artes plásticas base das pinturas faciais_ ODS 4_ *
O QUÊ?
- Pinturas faciais.


PARA
- A partir dos 4 anos
- Intro à higiene e cuidados a ter com a pele de forma Lúdica
Nota_ oficina comunica com a oficina de fotografia


COMO
- Tarefa para realizar numa tarde de domingo.


MATERIAIS
- Tintas de água adequadas a crianças
- 3 embalagens de cada cor primária;
- 3 embalagens de preto;
- 3 embalagens de branco;
- Creme hidratante – face e ou corpo;
- Gel de limpeza – pele;
- Vaselina para lábios.


PARCEIROS: Procuramos parceiros e amigos que tenham materiais e nos queiram doar. Obrigada


OBJECTIVOS/RESULTADOS ESPERADOS
Partilhar com as crianças a minha experiência e incentiva-las de forma lúdica  a descobrir a magia do tricot, da cor, da escrita, da forma e da versatilidade criativa como ferramentas para contar histórias e com o Mundocomunicarem as suas ideias. 
Se ouvirmos as nossas crianças podemos aos poucos tender para um Mundo mais equilibrado.
 

*Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável

Actividades

Oficinas de trabalhos manuais e artes plásticas com Nini aka Ana Teresa Magalhães

Actividades: Corpo, Mente e Espírito na ARCAR São Tomé


1ª Missão Dimix de 5 a 17 Dezembro 2017 com Nini aka Ana Teresa Magalhães


INTRO/ FAZER – DESAFIAR/ ENSINAR/APRENDER/ FAZER


O QUÊ/ COM QUEM / PORQUÊ:

Proponho um conjunto de oficinas que exploram o meio envolvente e as suas potencialidades, num contínuo diálogo entre a experimentação e a concretização. Pretendem valorizar e utilizar os recursos locais e naturais para a criação e produção artísticas, de forma a desenvolver a autonomia e promover a sustentabilidade da comunidade.


PORQUÊ - Objetivos gerais:
- Explorar e integrar os recursos locais;
- Fomentar o pensamento e a expressão artística;
- Desenvolver a multidisciplinariedade da arte;
- Aliar diferentes campos do conhecimento; 
- Valorizar o processo de trabalho nas suas várias etapas de desenvolvimento;
- Realizar objectos plásticos e utilitários;
- Estimular a sensibilidade e o sentido crítico;
- Incentivar a imaginação e a criatividade;
- Desenvolver aptidões técnicas, estéticas e plásticas através da prática. 


O QUÊ: Propostas de oficinas artísticas: 
1.1 - Cores e camadas da terra _ Oficina de expressão plástica de pigmentos minerais naturais _ ODS 4_*
_ Nesta oficina a Terra será a matéria e a inspiração para a criação de pinturas, onde vamos explorar as suas diferentes tonalidades e texturas, e descobrir as múltiplas possibilidades da natureza.
MATERIAIS: Terras locais, folhas de cartolina brancas, cola branca, pincéis, recipientes, espátulas.

 
1.2 – Mãos que moldam_ Oficina de cerâmica _ ODS 4_ODS 12_*
_ A partir dos recursos naturais e das terras locais vamos preparar o barro para a realização de peças escultóricas e utilitárias, recuperando e reinventando formas e objectos do quotidiano. 
MATERIAIS: Argilas locais, balde e alguidar, placas de madeira ou cartão.
 
1.3 - Recriar o Papel_Oficina de expressão plástica e reciclagem - Nível 1 _ODS 4_ODS 12 _ODS15_*
_ Nesta oficina vamos explorar os processos de manufactura do papel e produzir as nossas próprias folhas, dando-lhes novas marcas e texturas.

MATERIAIS:  Papel e cartão para reciclar, grades, alguidares, água, pano cru fino, esponjas, materiais naturais vários.
 
1.1/1.2/1.3
PARA: Para todos.

 
COMO: Poderá ser adaptada a uma ou mais sessões de cerca de 3 horas cada.
   Máximo de participantes: até 17 posso sozinha, mais crianças é necessário
   ajuda. O Ursotigre ajuda!


PARCEIROS: Procuramos parceiros e amigos que tenham materiais e nos queiram doar. Obrigada.


*Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável

Actividades

Oficinas de respeito pelo ambiente e arte plásticas com Nini aka Ana Maria Teresa Magalhães

Actividades: Corpo, Mente e Espírito na ARCAR São Tomé


1ª Missão Dimix de 5 a 17 Dezembro, de 2017 com Nini aka Ana Teresa Magalhães


INTRO/ FAZER – DESAFIAR/ ENSINAR/APRENDER/ FAZER


O QUÊ/ COM QUEM / PORQUÊ:

Proponho um conjunto de oficinas que exploram o meio envolvente e as suas potencialidades, num contínuo diálogo entre a experimentação e a concretização. Pretendem valorizar e utilizar os recursos locais e naturais para a criação e produção artísticas, de forma a desenvolver a autonomia e promover a sustentabilidade da comunidade.


PORQUÊ - Objetivos gerais:
- Explorar e integrar os recursos locais;
- Fomentar o pensamento e a expressão artística;
- Desenvolver a multidisciplinariedade da arte;
- Aliar diferentes campos do conhecimento;
- Valorizar o processo de trabalho nas suas várias etapas de desenvolvimento;
- Realizar objectos plásticos e utilitários;
- Estimular a sensibilidade e o sentido crítico;
- Incentivar a imaginação e a criatividade;
- Desenvolver aptidões técnicas, estéticas e plásticas através da prática.


O QUÊ - Propostas de oficinas artísticas:
 
2.1 – Hortelar _ Oficina de arte e ambiente – Nível 1_ODS 1_ODS 2_ODS 3_ODS 4_ODS 6_ODS 10 _ODS 11_ODS 12_ODS 13_ODS 15_*
_ Que bom que é, ter tempo de ver uma planta crescer, cuidar das suas folhas e colher os seus frutos. Nesta oficina vamos planificar, preparar o lugar, semear e construir pequenas hortas que se desenvolvem e se transformam durante as estações.


MATERIAIS: Terra e sementes (  alface; tomate; cebola; cenoura; pimento; salsa; abóbora; nabiça; espinafres; feijão verde; alho), desperdício de madeira e paus ,regador e água. 


PARA: Para todos. 


COMO: Poderá ser adaptada a uma ou mais sessões de cerca de 3 horas cada.
Máximo de participantes: até 17 posso sozinha, mais crianças é necessário ajuda. O Ursotigre ajuda!
 
CONCLUSÃO: Óptima oficina para as crianças saberem como nascem os alimentos que lhes chegam ao prato, como é divertido fazerem estas tarefas em grupo, desenvolvem a entreajuda e ainda aprendem como se alimentar de forma saudável!

PARCEIROS: Procuramos parceiros e amigos que tenham materiais e nos queiram doar. Obrigada


*Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável

Actividades

Oficinas de expressão escrita e oral com Ursotigre . Sónia Pessoa

ACTIVIDADES: CORPO, MENTE E ESPÍRITO na ARCAR São Tomé


1ª Missão Dimix de 7 a 21 Dezembro, de 2017 com URSOTIGRE


INTRO/ FAZER – DAR VOZ ÁS CRIANÇAS/ ESCREVER/ LER
À volta do incrível objecto que é o LIVRO realizar actividades que estimulem as crianças a ver o livro como um companheiro, uma fonte de diversão, descoberta e inspiração.
 
O QUÊ/ COM QUEM / PORQUÊ:


3.1 – BOM DIA - começar o dia a abordar a escrita de forma lúdica com o uso da cor e questões sobre o MUNDO _ODS 4_ODS 10_*
 
3.1.1 - abecedário de letra bonita - 4 a 7 anos :
COMO:

-  Tarefa a realizar todos os dias 2h.
-   “Desenhar” cada letra com cores e materiais diferentes. 

MATERIAIS:
- 1 lápis e caderno pautado por criança;
- 1 conjunto de canetas de feltro para cada duas crianças;
- 2 folhas A3 de papel de gramagem média para construir caixa – origami – Primeira abordagem.


EM SUMA - PARA:
- Estimular o gosto pela escrita e leitura;
- Dar voz ás crianças e conhecermos os seus sonhos;
- Desafia-las a escrever com entusiasmo;
- Desperta-las para a escrita como importante meio de comunicação e empoderamento.

 


3.2 – BOA NOITE - contar histórias e dar a volta ao MUNDO antes de adormecer _ODS 4_*
PARA:
- 4 aos 17;
- Adormecer os mais pequenos e estimular os mais velhos com histórias;
- Estimular o gosto pela leitura e escrita;

MATERIAIS:
- 60 livros - O Príncipezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. 
Nota: em actividades futuras vamos em equipe encenar O Príncipezinho, por isso queremos oferecer um livro a cada criança para o início da abordagem.
CAMPANHA  “LER PARA CONHECER O MUNDO”


PARCEIROS: PROCURAMOS PARCEIROS E AMIGOS QUE TENHAM MATERIAIS E NOS QUEIRAM DOAR. MIL MERCII




“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”