Actividades

Outubro - Mês de encontros especiais

#semanário MISSÃO DIMIX de 25.10.2020 


1 Actividades Proteção da Vida Marinha - Grupo Sem Barreiras - Jovens surdos...  2 Os animais são nossos amigos  - concurso de desenho... 3 Missão Dimix, o nosso caminho, o nosso desafio: quer ser nosso associado? 




1 Actividades Proteção da Vida Marinha - Grupo Sem Barreiras - Jovens surdos...


O PLÁSTICO não tem fim e o Grupo Sem Barreiras continua empenhado na recolha. 

Esta foi a semana de iniciarmos um novo desafio, uma nova peça utilitária para as idas ao mercado, alternativa aos sacos de plático. Recordamos que em São Tomé e Príncipe já saíu a lei sobre as Medidas de Redução do Uso de Sacos de Plástico. O Ambiente Agradece!!




O Hermínio e o Daniel iniciáram o desafio de forma eficaz, compreendemos que estão quase autónomos no entendimento de como começar uma peça nova, como detectar o nº de malhas e como construir a peça através das  várias partes.




2 Os animais são nossos amigos  - concurso de desenho ...


Esta semana reiniciámos  actividades com as crianças da Aldeia da Praia Lagarto.


- Questionámos e ouvimos as crianças... sobre o regresso à escola, o tempo sem escola, os animais preferidos... Todos tiveram saudades da escola e de actividades.


- Lançámos um concurso semanal de desenho -  1º tema “ os animais são nossos amigos”, acreditamos ser uma excelente forma de reiniciar as actividades inspiradas pelo respeito pelos animais e pela natureza. 

Através do desenho as crianças desenvolvem conhecimentos, valores, criatividade, imaginação, concentração...


- Contámos a história “Minha Mãe, Minha Super Heroína” da nossa querida Lectícia Trindade.

Agradecemos ao nosso associado / embaixador Carlos Costa Alegre a surpresa de nos ter enviado exemplares para partilharmos a história com as crianças.

nota: ao comprarem este livro a autora doa 1€ por cada um à Missão Dimix. 

Para todos que queiram adquirir o livro deixamos o link da página de forma a fazerem a vossa encomenda. Além de estarem a apoiar a nossa missão estarão a apoiar a literatura infantil,deveras importante para potenciar hábitos de leitura junto das crianças.

Link: https://www.facebook.com/Mae-p...




- Partilhámos material escolar, de desenho, livros, escovas de dentes e vestuário muito especial feito por avós carinhosas de Beja, tudo enviado pela nossa querida amiga Vânia Beliz.






- No final relembrámos os cuidados que devem continuar a ter devido à pandemia e entregámos 2 máscaras* a cada 1 das crianças, a partir da 5a classe, em que o uso é obrigatório na escola.


* máscaras reutilizáveis, que encomendámos e adquirimos localmente :) 




Contámos com o apoio da D. Anie, grande líder comunitária e sua filha Vilma. Tínhamos uma lista de 28 crianças, estiveram presentes 15, segundo a D. Anie uma parte foi à igreja e a outra às  mangas !!

Na próxima semana lá estaremos para dar corda ao concurso de desenho.



3 Missão Dimix, o nosso caminho, o nosso desafio: quer ser nosso associado? 


Queremos desafiar os  a m i g o s    a serem associados Missão Dimix,  forma de contribuírem para a continuação da implementação das actividades que desenvolvemos em São Tomé sob o lema #todosjuntossomosmaisfortes.


Missão Dimix - Educar pela arte incutindo gosto pela leitura, respeito pelas pessoas, animais e ambiente.  Este é o nosso caminho com as crianças e jovens em São Tomé e Príncipe.



Explicamos tudo no link:

https://missaodimix.org/apoiar

Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo email: associacao@missaodimix.org (temos opções para quêm não tem conta portuguesa)


O nosso iban é o:  PT50 0010 0000 5482849000121


Todos Juntos Somos Mais Fortes

#missãodimix #itspossible





Desejamos boa semana a todos, cuidem-se bem!


#missãodimix #itspossible #educaçãopelaarte #paraodesenvolvimento #sustentável #crianças #aldeiapraialagarto #lerparaconheceromundo #jovens #educaçãoambiental #ods14 #proteçãodavidamarinha #desenho #gruposembarreiras  #tricot #reutilizar #digaNÃOaoPLÁSTICO #jovenssurdos #educaçãodequalidade #actividades #sensibilização #capacitação #criatividade #empenho #bámudámon #valesdenatal #concretização #entreajuda #todosjuntospeloambiente #arteeambiente #educaçãoaarmamaispoderosaparamudaromundo #cacaucultural#saotomeeprincipe



#semanário MISSÃODIMIX de 18.10.2020 


1 Ações, soluções e suporte... 2 Actividades Grupo Sem Barreiras...  3 Amar o mar, amar a vida... 





1 Ações, soluções e suporte...


Há semanas mágicas em que passamos mais tempo com as crianças e há semanas em que é importante despendermos de mais tempo para procurar soluções para a continuidade em 2021 das actividades partilhadas com elas. Esta foi uma dessas semanas. Elaboração de candidaturas a fundos e reuniões para tentarmos estabelecer contactos que se identifiquem, acreditem nas nossas ações e possam apoiar financeiramente. Não está fácil, mas não podemos desistir de procurar soluções.




Amigos, se conhecerem empresas e instituições que continuam através da responsabilidade social a apoiar causas para o desenvolvimento agradecemos do fundo do coração que nos coloquem em contacto.


2 Actividades Grupo Sem Barreiras...    Grupo de Tricot

 

Os jovens surdos finalizaram o projecto peça utilitária 2 em 1 capa de banco/fruteira.
Na próxima semana vamos iniciar uma nova peça, com o objectivo de estimular a sua criatividade e ampliar o seu conhecimento para mais tarde cada um realizar uma ideia sua.



Resumindo o seu processo de aprendizagem foi assim:

2019
1º aprenderam e praticaram tricot - criaram em conjunto um polvo com todos os pedaços tricotados livremente apenas para treinar. O Polvo esteve exposto na C.a.c.a.u. e na F.A.C.A. - ARTE E ACTIVISMO.



2020
2º tricotar com mais rigor formas para construir objecto utilitário - ARTE, REUTILIZAÇÃO E DESIGN .

A sua coleção de peças tricotadas amigas do ambiente estarão disponíveis numa Exposição - Mercado de Natal em Dezembro.




3 Amar o mar, amar a vida... 



Sugestões para despertar para o enorme problema ambiental chamado Plástico:

- para quem já viu, rever reforça e pode-se reflectir nos hábitos do quotidiano, nas ações e nas conversas:

Plástico no oceano a verdadeira emergência global:


https://youtu.be/6zrn4-FfbXw


https://youtu.be/geSNK5pqT7s



@therealcraigleeson 

#missaodimix #itspossible #educaçãoambiental #aplasticocean #aplasticoceandocumentary #craigleeson #oceandecade #ocean #plasticfree #cleanoceans #ods14 #protecaodavidamarinha #criançasquefuturo #amaromaramaravida



Recolhido no areal e lavado, segue-se a reutilização...




Feliz semana para todos, cuidem-se bem e cuidem bem do planeta, se cuidarmos da natureza ela cuidará de nós.



#missãodimix #itspossible #educaçãopelaarte #paraodesenvolvimento #sustentável #crianças #jovens #parcerias #educaçãoaarmamaispoderosaparamudaromundo 

#educaçãoambiental #ods14 #proteçãodavidamarinha #gruposembarreiras  #tricot #reutilizar #digaNÃOaoPLÁSTICO #jovenssurdos #bámudámon #valesdenatal #concretização #educaçãodequalidade #actividades #sensibilização #capacitação #criatividade #empenho #entreajuda #todosjuntospeloambiente #arteeambiente  #saotomeeprincipe #cacaucultural



#semanário MISSÃODIMIX de 11.10.2020 

1 Actividades Grupo Sem Barreiras... 2 Apadrinhar uma escola - #direitoaestudar... 3 Apoio à Infância - #Direitoabrincar...  4 Parcerias... 




Grupo de Tricot 


Esta semana os jovens surdos voltaram à escola de Bombom, houve menos partipantes mas estamos a reorganizar a nossa dinâmica de forma a conseguirmos conjugar horários com todos.

Os jovens continuam determinados na recolha de plástico durante a semana e na sua reutilização criando peças utilitárias fruto da reutilização de sacos de plástico, uma verdadeira “praga” no meio ambiente.




O tricot como técnida de reutilização tem sido um sucesso entre eles, aprenderam e ensinaram outros colegas que se juntaram ao grupo mais tarde.




Com apenas uma tesoura e agulhas de tricot a magia está a acontecer, esta magia é conseguida com empenho pelo cuidar do meio ambiente e gosto por criar com as mãos.


https://www.instagram.com/p/CGNyIw-HJG-/?igshid=6gs7zistpijj


A sua colecção de fruteiras ou capas de bancos coloridas, amigas do ambiente estarão disponíveis numa Exposição - Mercado de Natal em Dezembro.


2 Apadrinhar a escola básica secundária de Praia-Rei (Água-Izé) - 680 alunos 




Esta semana voltámos a visitar as crianças da escola que apadrinhamos, desta vez no período da tarde para chegarmos aos alunos que não encontrámos na visita anterior no período da manhã.

Após a análise detalhada pela Direção da escola, turma a turma, aluno a aluno verificando a sua situação familiar entregámos o mais urgente a casos específicos:

- uniformes;

- capas para a chuva;

- mochilas com estojos com os materiais básicos;

- vestuário e calçado;

- escovas e pastas de dentes.


Saímos com a lista dos alunos que também precisam de apoio, prioridade da próxima visita para breve.




Aproveitamos ainda a visita para entregar 200 máscaras nas turmas de 7a a 9a classe onde o uso no recinto escolar é obrigatório. Reforçámos a importância dos cuidados de higiene que todos devemos ter para nos protegermos e protegermos os outros, em especial os avós, reforçando que se a situação piorar ficaremos novamente isolados, as escolas fecharão etc etc.




Houve também pensos higiénicos para as raparigas propositadamente entregues na turma abordando o tabu que não faz sentido num assunto natural da vida do ser humano. Foi bonito alguns rapazes e levantar o braço e pedir para suas mães e irmãs.

No fim entregamos canetas e lápis a todos com desejos de um feliz e proveitoso ano lectivo.


Agradecemos ao Sr. Eurico, que além de director é assistente social, pai, mãe, enfermeiro um grande cuidador... 

Agradecemos o detalhe no levantamento de necessidades e sua preocupação com as crianças que estão ao cuidado de avós ou vizinhos por terem perdido pai e/ou mãe. 


O nosso foco é a partilha de actividades extracurriculares de Educação pela Arte, mas acreditamos no poder da educação e na importância para a vida de cada criança frequentar a escola e ter o apoio essencial que a cativará a aprender, desenvolver-se e sentir-se bem. 


Agradecemos do fundo do coração a quem faz parte e se junta a nós, a quem nos ajuda a  #apadrinharumaescola - apoiar as princezinhas e principezinhos de São Tomé

Apadrinhar uma escola é partilhar em todas as turmas e fazer levantamento de situações específicas de forma a apoiar as crianças no seu direito à educação. Partilhámos desta vez nas turmas da 1a, 4a e da 7a a 9a classe materiais escolares, vestuário, calçado, produtos de higiene e máscaras de prevenção ao vírus.

O levantamento de necessidades específicas contínua de forma a apoiarmos todos os alunos.


3 Apoio à Infância - #Direitoabrincar


No domingo passado em conversa com a Jahila, amiga que nos apoia a apoiar numa comunidade mais isolada foi nos referido que na creche em que é educadora faltavam brinquedos e livros de histórias.

Prometemos que iriamos tratar de apoiar e organizámo-nos para ir de imediato. Afinal como pode uma creche não ter livros para contar histórias? 




O livro é um “instrumento” que potencia o desenvolvimento das crianças, o poder de concentração e visualização, assim como aprender mais acerca das emoções e sentimentos e ajudá-las a explorar a criatividade sem limites. A presença dos livros na infância também potencia a sua curiosidade por aprender a ler ao entrarem na escola primária.

Assim, reunimos uma série materiais de desenho, plasticina, livros e brinquedos, também cremes para feridas e queimaduras para a caixa de 1ºs socorros.

Deslocamo-nos pela floresta maravilhosa de São Tomé por uma estrada de terra batida com buracos que exigem paciência e nos obrigam a desfrutar da paisagem visual e auditiva. Finalmente lá encontramos a creche da Roça de Uba Budo.




Falámos às crianças sobre a amizade e o tratar bem os amigos e de volta ouvimos lindas canções de amizade.

Foi uma visita que nos fez sentir que temos de voltar e fazer mais. Ouvimos a educadora Jahila, os desafios que identifica tal como pintar e alegrar o espaço. Concordámos, acreditamos que o local que acolhe as crianças as deve ser acolhedor, estimular a desenvolver a sua criatividade e imaginação.

Vamos dar as mãos e colorir este espaço infantil em conjunto com a comunidade escolar.

Agradecemos à Jahila pelo alerta, aos amigos Jorge Janela e Vânia Beliz pelos brinquedos e livros. 

Agradecemos às criança pela manhã de alegria e amizade das suas canções.


4 Parcerias maravilhosas em curso:


- Dress a Girl Around the World


Desta vez, mimamos as meninas do período da tarde na escola que apadrinhamos com os delicados vestidos “Dress a girl around the world”.

Mais do que mimar estes vestidos que trazem também uma cueca são peças para protegerem o corpo das crianças. Na entrega fazemos uma chamada de atenção adequada à sua idade para a importância de protegerem o seu corpo, proteger as partes íntimas, que nem todas as pessoas são de confiança e que não podem ter segredos com estranhos. Que ter pessoas de confiança para contar  problemas é muito bom. Afinal infelizmente todas as semanas ouvimos casos novos de violência sexual contra crianças, a sua vulnerabilidade em muitas comunidades é visível. É frequente encontrar crianças mal vestidas, e isto não significa sujas, pois uma criança feliz brinca e suja-se, queremos dizer com o corpo muito a descoberto, em especial as partes íntimas.

Agradecemos à amiga Ana Bragança que tem um carinho especial por São Tomé e Príncipe e suas crianças por nos enviar estes vestidos e a todas as “avós”, mulheres que com muito carinho costuram delicados vestidos, aplicando os seus conhecimentos numa causa social.




- “Minha Mãe, Minha Super Heroína”, obra literária para crianças da autora Santomense Lectícia Trindade 


A Lectícia escreve para crianças e decidiu doar 1 € por cada livro vendido à Missão Dimix, nós desafiamo-vos a adquirir o livro, além de estarem a apoiar a nossa missão estarão a apoiar a literatura infantil,deveras importante para potenciar hábitos de leitura junto das crianças. 

Para todos que queiram adquirir o livro deixamos o link da página de forma a fazerem a vossa encomenda com a autora.

Link: https://www.facebook.com/Mae-p...




Desejamos boa semana a todos, cuidem-se bem


Quer apoiar as actividades da Missão Dimix?

https://missaodimix.org/apoiar




#missãodimix #itspossible #educaçãopelaarte #paraodesenvolvimento #sustentável #crianças #jovens #parcerias #educaçãoaarmamaispoderosaparamudaromundo #apadrinharumaescola #direitoaestudar #amagiadesercriança #direitoabrincar

#educaçãoambiental #ods14 #proteçãodavidamarinha #gruposembarreiras  #tricot #reutilizar #digaNÃOaoPLÁSTICO #jovenssurdos #bámudámon #valesdenatal #concretização #educaçãodequalidade #actividades #sensibilização #capacitação #criatividade #empenho #entreajuda #todosjuntospeloambiente #arteeambiente  #saotomeeprincipe #cacaucultural 


#semanário MISSÃODIMIX de 04.10.2020 


1 Actividades Grupo Sem Barreiras... 2 A missão Dimix na Rtp ÁFRICA... 3 Desafio Missão Dimix... 4 Parcerias “Minha Mãe, Minha Super Heroína”, obra literária para crianças da autora Santomense Lectícia Trindade ...



1  Actividades Grupo Sem Barreiras...

Clube de Costura - Missão Dimix 

Foi semana de finalizar uma série de peças inacabadas...




Recordamos que o foco presente são três produtos amigos do ambiente:

-  sacos de pano ;

-  pensos higiénicos reutilizáveis;

-  mascotes marinhos activistas.  




Pensos higiénicos reutilizáveis:

Evolução e autonomia em duas palavras. Percebemos claramente que a Dulce já entendeu bem o processo de cada parte que compõe um penso higiénico reutilizável e como as unir. A Dulce têm agora uma boa coleção. Próximo passo é continuar a aperfeiçoar e partilhar com as amigas.


Partilhar é bonito, é um dos nossos lemas de amor pelo próximo e pelo meio ambiente.


- São feitos pelas raparigas, resultado da capacitação de como fazer e porquê;

- São uma opção amiga do ambiente, afinal todas as nossas actividades têm como objectivo proteger e conservar a fauna e flora destas lindas ilhas;

- São uma opção confortável, que lhes permite poupar o custo de compra de descartáveis, ou usar toalhas quando não os podem comprar.



Grupo de Tricot

O grupo de tricot continua a tricotar grandes quantidades de sacos de plástico, de destacar que trazem o plástico de casa preparado para criarem peças utilitárias. 




Destacamos o desperdício ZERO e trabalho de equipa são parte das características do Grupo Sem Barreiras. Os desperdícios de plástico da peça do Wilson farão parte do enchimento de pontinhas de restos de tecido do mascote costurado pela Dulce. 

É irónico se pensarmos bem no estado dos oceanos...




2 A missão Dimix na RtpÁFRICA...


Esta semana tivemos oportunidade de estar à conversa no programa Bem-Vindos, somos sempre muito bem recebidos é um prazer enorme podermos falar das actividades que fazemos com crianças e jovens em São Tomé e Príncipe.




Para quem não assistiu deixamos o link, podem assistir na @rtpplay

https://www.rtp.pt/play/p6591/...


Agradecemos ao Ben-Vindos, à @neusa__sousa e ao @silvionascimento0 a oportunidade para darmos a conhecer a Associação Missão Dimix.



3  O nosso caminho e o nosso desafio:


Missão Dimix - Educar pela arte incutindo gosto pela leitura, pelo respeito pelas pessoas, animais e ambiente.  Este é o nosso caminho com as crianças e jovens em São Tomé e Príncipe.

Queremos desafiar os  a m i g o s    a serem associados Missão Dimix! 

É uma forma de contribuírem para a continuação da implementação das actividades que desenvolvemos em São Tomé sob o lema #todosjuntossomosmaisfortes.

Explicamos tudo no link:

https://missaodimix.org/apoiar

O nosso iban é o:  PT50 0010 0000 5482849000121




Qualquer dúvida estamos à disposição pelo email: associacao@missaodimix.org (temos opções para quêm não tem conta portuguesa)

Todos Juntos Somos Mais Fortes

#missãodimix #itspossible


4 Parcerias “Minha Mãe, Minha Super Heroína”, obra literária para crianças da autora Santomense Lectícia Trindade ...


- “Minha Mãe, Minha Super Heroína”, obra literária para crianças da autora Santomense Lectícia Trindade 

As vendas do Livro irão contribuir para as actividades da Missão Dimix com crianças e jovens.

Para todos que queiram adquirir o livro deixamos o link da página de forma a fazerem a vossa encomenda com a autora.



Agradecemos muito à Lectícia por escrever para crianças, podemos afirmar que estamos juntas no caminho de incutir hábitos de leitura junto das crianças, sem dúvida um hábito muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e social.

Agrademos ainda por se lembrar de nós e propor que por cada livro vendido o comprador estará a contribuir com 1 € para as actividades da Missão Dimix.


Link: https://www.facebook.com/Mae-p...



#missãodimix #itspossible #educaçãopelaarte #paraodesenvolvimento #sustentável #crianças #jovens #direitosdascrianças #educaçãoambiental #ods14 #proteçãodavidamarinha #gruposembarreiras #clubedecostura #artesplásticas #tricot #reutilizar #digaNÃOaoPLÁSTICO #jovenssurdos #bámudámon #valesdenatal #concretização #educaçãodequalidade #actividades #sensibilização #capacitação #criatividade #empenho #entreajuda #todosjuntospeloambiente #arteeambiente  #saotomeeprincipe #cacaucultural #crianças #parcerias #educaçãoaarmamaispoderosaparamudaromundo




BEM-VINDO SETEMBRO! Bom mês para todos.

#semanário Missão Dimix de 27.09.2020  1 Actividades Grupo Sem Barreiras... 2 Desafio Missão Dimix... 3 Conversas e Reflexões - Presente e Futuro - a Criança, as Mulheres e Homens de amanhã. 1   Actividades...
Ler mais

Julho - Esperança e regresso às actividades

#semanário @MISSAODIMIX 26.07.2020 Na segunda semana de actividades com o Grupo Sem Barreiras, na Cacau - Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopia, podemos destacar 3 palavras que marcaram as duas sessões: EMPENHO -...
Ler mais

JUNHO - MÊS das CRIANÇAS

16.06.2020 Neste dia da Criança Africana desejámos alegria, carinho e felicidade para todas as crianças logo pelas 6h da manhã na Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Destacámos a importância da brincadeira, da educação de qualidade e o papel...
Ler mais

Maio - esperança no regresso, resiliência no presente.

15.05.2020 Fichas de ocupação de tempos livres.Amor pela leitura e pelo ambiente com espaço dedicado à educação emocional e às artes plásticas. 2ª e 3º semana de fichas -  por questão prática realizámos uma entrega dupla. Estão aqui...
Ler mais

JANEIRO - Bem-vindo 2020, Feliz Ano!

#semanário de 31.01.2020 Olá amigos, com algum atraso o nosso último semanário duplo de Janeiro. Nos últimos 15 dias do mês: - recebemos uma amiga artista, especialista em artes cénicas, a Mariana, Fevereiro será o mês de...
Ler mais

Novembro, mês da Juventude Santomense

#semanário de 30.11.2019 O último semanário de Novembro é duplo! As tarefas multiplicam-se e por vezes o tempo não estica para tudo, a nossa prioridade são as crianças e assuntos urgentes relacionados. Nas...
Ler mais

SETEMBRO, o regresso aos bancos das escolas!

#semanário de 29.09.2019 Semana dedicada a encontros com amigos e associados para partilhar os resultados do último ano escolar e os desafios do novo ano escolar. Realizámos um encontro na Associação Corações...
Ler mais

Agosto na Roça

#semanário “duplo” de 31.08.2019 Nas duas últimas semanas de Agosto as actividades desenrolaram-se dia após dia com um leque de actividades diversificado de forma às crianças e jovens experienciarem diferentes materiais e saberes.  É...
Ler mais

Maio - mês do dia de ÁFRICA

#semanário de 26.05.2019 Semana empolgante entre actividades e apoio ao estudo. O Grupo Sem Barreiras nas actividades de reciclagem de plástico através do tricot estão a finalizar...
Ler mais

Abril com férias escolares

27.04.2019 Semana de regresso ao apoio ao estudo com o início do 3º período escolar.Momento de avaliação das notas e planeamento do apoio reforçado que precisamos para o fim do ano com sucesso. As actividades lúdicas com foco na proteção do...
Ler mais

Fevereiro - partilha de saberes e inclusão

20.02.2019 A Missão Dimix está eternamente agradecida à Marinha Portuguesa que tornou possível o transporte que há muito aguardávamos. Estamos também muito gratos aos amigos envolvidos em todo o processo, desde doadores, recolha, organização,...
Ler mais

Janeiro - o ano começa bem no terreno!

20.1.2019 A semana decorreu entre o apoio ao estudo e as actividades de desenvolvimento de consciência ambiental.Após a reunião na escola do Dinix juntos traçamos um plano para superar as dificuldades e potenciarmos a leitura...
Ler mais

A Missão Dimix vai à escola - Ano lectivo 2018/2019

23.11.2018 Esta semana tivemos a oportunidade de participar na reunião de conselho de turma semanal do Dinix, o menino que está na origem da nossa Missão Dimix, na escola Centro Promoção Madalena de Canossa. Reunião para alunos, encarregados de...
Ler mais

Grupo Sem Barreiras - Ano lectivo 2018/2019

9.1.2019 O ano começou bem com o Grupo Sem Barreiras em sessão no jardim.  Foi dia de rever aprendizados para boa consolidação e estudo do conceito de forma através dos recortes. Desafiámos os jovens surdos a mostrarem a fauna marinha...
Ler mais

CORPO, MENTE E ESPÍRITO

Actividades: Corpo, Mente e Espírito 1ª Missão Dimix na ARCAR São Tomé  Natal - de 5 a 17 Dezembro 2017 Programa: .a) -...
Ler mais

“Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”